Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quem puder ajudar , agradeço desde já..

Ix Chel

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/04/2007
809
76
Passeando com meu noivo por uma floresta hoje acabamos encontrando uns cogumelinhos bem bonitinhos..Só não sei qual especie são .. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Confesso que já pesquisei todo os topicos sobre identificação e acabei vendo uns 2 parecidos com esses..
Mas náo tenho certeza..

Entao, alguém arrisca?.....?.......

indisp.png
 
Nao Sao Psicoativos....
Ja Vi Alguns Desses Por Onde Eu Moro....
Morena Toda Vez Que Eu Clico Numas Dessas Fotos Me Abre Janelas Indesejaveis De Span... :(
 
Lindas fotos :)

Morena Toda Vez Que Eu Clico Numas Dessas Fotos Me Abre Janelas Indesejaveis De Span
Use Mozilla Firefox e seja feliz :):) (ou qualquer anti-popup)

Hehe eu cliquei nelas e uma abinha abriu em cima do navegador: "o Firefox impediu que este site abrisse uma janela - opções"

Beijos
 
Nao Sao Psicoativos....
Ja Vi Alguns Desses Por Onde Eu Moro....
Morena Toda Vez Que Eu Clico Numas Dessas Fotos Me Abre Janelas Indesejaveis De Span... :(


Ok, já já dou um jeito nisso ok...
 
Bom, o que me falaram é que o amarelo ( primeiro da foto) é um comestivel, isso eu tb vi no livro de cogumelos comestiveis que tenho em casa,...
O vermelho de cabeça branca deve ser mesmo o tal cogumelos mediinal ( contra celulite e varize ) e outro laranjinha ALTAMENTE VENENOSO...
pois é...
AMANITAS eu tenho certeza de que vou achar nessa floresta quando chegar o inverno...:D
 
A foto 5 pode ser mesmo o cogumelo medicinal que a Swelen se refere, ou pelo menos o mesmo Gênero Ganoderma... Talvez possa até ser a espécie Ganoderma lucidum (cogumelo reishi)muito cultivada (não é difícil) e com um alto valor $$$$ agregado. :pos:
Se fosse eu, acompanharia o crescimento dele... ;)
Belos cogumelos :pos:
 
A foto 5 pode ser mesmo o cogumelo medicinal que a Swelen se refere, ou pelo menos o mesmo Gênero Ganoderma... Talvez possa até ser a espécie Ganoderma lucidum (cogumelo reishi)muito cultivada (não é difícil) e com um alto valor $$$$ agregado. :pos:
Se fosse eu, acompanharia o crescimento dele... ;)
Belos cogumelos :pos:


Eu acompanharei o crescimento sem duvida...:pos:
Vou postar fotos tb no decorrer do tempo..
 
Eu ia dizer mas ja foi dito, acredito que o SSL 13638 é um que é medicinal, só não sei o nome, e inclusive o boca em uma de suas caçadas pelo interior de sampa encontrou

[]'s

Good Vibes
 
Bem parecidos mesmo...
Será que são os mesmos?:confused:
Comestivel pelo que parece..
MAS eu não me arrisco a comer o que não conheço ... noooo...nooooo...
Morreu comeu..ou seria...comeu morreu...
hsauhsaussau...
Eu quero é voar bem alto , o mais alto eu puder...:D:eek::D
 
Olha, não preciso nem dizer q vcs tão viajando muito quanto esse cogumelo ser comestível eu não, vcs nem chegaram perto a começar a identificação deles e de fato nem daria pra fazer isso, pq as fotos q tem não dá pra dizer nada sobre eles, exceto cor. De fato a foto 5 parece ser ganoderma em fases iniciais, mas esses não são comestíveis, são medicinais (pra fazer chá).

Para identificar, assim, macroscopicamente, vc teria q ter tirado uma foto como tirou, dele no habitat, outra por baixo dele pra vermos as lamelas (adnatas ou adnexas) ou sem lamelas (poros), uma foto de uma impressão de esporos e outra de um corte longitudinal do corpo do cogumelo. Aí poderiamos aplicar uma chave de identificação e pelo menos saber qual a família dele e com isso talvez falar algo sobre ele ser comestível ou não.
 
Olha, não preciso nem dizer q vcs tão viajando muito quanto esse cogumelo ser comestível eu não, vcs nem chegaram perto a começar a identificação deles e de fato nem daria pra fazer isso, pq as fotos q tem não dá pra dizer nada sobre eles, exceto cor. De fato a foto 5 parece ser ganoderma em fases iniciais, mas esses não são comestíveis, são medicinais (pra fazer chá).

Para identificar, assim, macroscopicamente, vc teria q ter tirado uma foto como tirou, dele no habitat, outra por baixo dele pra vermos as lamelas (adnatas ou adnexas) ou sem lamelas (poros), uma foto de uma impressão de esporos e outra de um corte longitudinal do corpo do cogumelo. Aí poderiamos aplicar uma chave de identificação e pelo menos saber qual a família dele e com isso talvez falar algo sobre ele ser comestível ou não.


Cignus, aproveitando o tópico, como é a forma correta identificar esse cogumelo através dessas chaves ??
 
A foto 5 pode ser mesmo o cogumelo medicinal que a Swelen se refere, ou pelo menos o mesmo Gênero Ganoderma... Talvez possa até ser a espécie Ganoderma lucidum (cogumelo reishi)muito cultivada (não é difícil) e com um alto valor $$$$ agregado. :pos:
Se fosse eu, acompanharia o crescimento dele... ;)
Belos cogumelos :pos:

Seria cogumelisticamente incorreto eliminar a competição dos outros fungos pro suposto Ganoderma se desenvolver mais feliz?
 
Olha, não preciso nem dizer q vcs tão viajando muito quanto esse cogumelo ser comestível eu não, vcs nem chegaram perto a começar a identificação deles e de fato nem daria pra fazer isso, pq as fotos q tem não dá pra dizer nada sobre eles, exceto cor. De fato a foto 5 parece ser ganoderma em fases iniciais, mas esses não são comestíveis, são medicinais (pra fazer chá).

Para identificar, assim, macroscopicamente, vc teria q ter tirado uma foto como tirou, dele no habitat, outra por baixo dele pra vermos as lamelas (adnatas ou adnexas) ou sem lamelas (poros), uma foto de uma impressão de esporos e outra de um corte longitudinal do corpo do cogumelo. Aí poderiamos aplicar uma chave de identificação e pelo menos saber qual a família dele e com isso talvez falar algo sobre ele ser comestível ou não.


Falou chefe...:eek::D
 
assim já dá pra dizer mais alguma coisa...

o ganoderma por exemplo, ele é fácil de identificar em todos os estágios pq ele é bem único e popular. Ele é um cogumelo 'orelha de pau' e até parece uma orelha mesmo em certas configurações (tem até nome popular q indica isso).

As características dele q entrariam numa chave são q ele não tem lamelas, mas poros na superfície fértil, cresce em madeira (lignícola), é relativamente duro, cor dos esporos (q se não me engano ou é branca ou marrom). Isso são coisas q se vê assim na hora, sem o mínimo de equipamento e já dá pra fechar em um grupo bem determinado de fungos (polypores), (com equipamento certo poderiamos falar sobre o talo, formato do píleo, cor dos esporos, formato e tamanho dos esporos, trama), e dentro desses podemos buscar aqueles q são conhecidamente consumíveis e assim comparar com o q queremos achar.

Uma chave de identificação pode ter várias abordagens distintas, se achar um de cogumelos comestíveis brasileiros, posto aqui, seria adequado. Até lá não tem muito o q dizer. Basta procura aí pelos artigos acadêmicos de micologia brasileira, em especial os de macrofungos, nenhum será sobre psicoativos é claro, mas algo tipo assim:

http://www.bioline.org.br/request?cp02005


O outro lá de cima tem cara de um boletus qualquer (fungo carnoso com poros), mas é um chute total.

Seria cogumelisticamente incorreto eliminar a competição dos outros fungos pro suposto Ganoderma se desenvolver mais feliz?

Pra saber o q é cogumelisticamente correto vc teria q ser um fungo, até mesmo pra saber o q é cogumelisticamente incorreto tbm, ou o q é felicidade para um fungo. Acho q quanto a parte humana q importa, não há o q participar ali, isso é figmento de uma ansiedade irreal de contato, ou ciúme da felicidade inconsciente da natureza, ou q seja...

A única coisa q vc poderia fazer é realmente esperar ele crescer o máximo q ele puder, depois vc arranca ele, leva pra casa, tenta quebrar uns pedaços pra fazer um chá dele fresco, seca o resto (de algum jeito) e vai fazendo chás diários até acabar (pq é assim q rola de se beneficiar de algo dele).
 
Obrigado Cygnos..
Agora deu pra entender direito o que vc quis dizer...:p:
 
Back
Top