Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quanto usar de Cultura Liquida e grãos no Spawn?

Vivi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
72
3
Salve!
Procurei resposta essa questão no forum, mas não achei.
Essa semana vou preparar os primeiros potes de spawn e fiquei com uma duvida sobre a proporção de cultura líquida e grãos que devo usar.
Sei que se for pouco vou atrasar a colonização e se for muito posso vai se um problema por conta da quantidade de água. Os dois abrem portas para contaminações.

Alguém tem uma dica de mais ou menos quantos ml/l usar?

VW

Fala @VIvi Westwood,

A densidade de fragmentos de micélio vivendo na cultura varia demais, consequentemente a dose ideal varia junto.

Daí a resposta você só vai encontrar na base da experimentação com a cultura que tem em mãos, mas se quiser uma referência pra ter como base, por aqui eu utilizo 1ml de cultura pra cada 100ml de substrato. Então uso 1/4 de seringa (2,5ml) pra um potinho de 250ml cheio de grãos e uma seringa cheia pra um saco de cultivo com 1l de substrato.

Back