Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

quanto rende uma seringa?

Eaí senhor, você não leu nenhum guia de cultivo?
Eu uso 1ml pra cada copo, 4 furos de 0,25.
Sua seringa deve estar bem forte...
 
Oi daugerzera!
Sou novato aqui no fórum mas acho que posso ajudar!
A quantidade de bolos que quer inocular vai depender dos ml's da sua seringa... Se fizer 4 furos em cada bolo e inocular 1 ou 2 ml'S em cada furo.. É só fazer as contas :)
Um abraćo!
 
Tem um guia aqui no forum do PF TEK, procure bem ele vai te explicar medidas e afins.
Nele diz que é 4 furos de 1ml cada, mas não é preciso tudo isso, pode economizar.
Boa sorte na sua plantação. :devil:
 
Numa média de 0,5 ml a 1 ml por furo, aí dividir com o total de mililitros na seringa. Uma seringa de 10 ml deverá render entre 10 a 20 inoculações.

Fatores como a conservação do carimbo antes de confeccionar a seringa (quantos esporos viáveis chegarão à seringa), tempo de hidratação e a concentração de esporos influem em inoculações bem sucedidas, pois determinam quantos esporos viáveis podem ter em 0,5 ml a 1 ml. :coffee:
 
Cerca de 0,25 ml por furo basta.

E nem precisa quatro inoculações por copo/pote. Três inoculações por por copo/pote são o suficiente, até mesmo para potes de 500 ml.

Uma seringa de 10 ml permite então inocular aproximadamente 13 copos (três furos cada um = 39 inoculações).

Basta treinar antes para só inocular realmente 0,25 ml por furo.
 
Muito obrigado a todos! Duvida mais que sanada.. Eu sei que tem inúmeros tutoriais aqui no site mas a maioria da erro ao ir visualizar.. ai me complica um poco, desculpem por perguntas repetidas..
 
Sou novo no cultivo, mas o que pude perceber no meu primeiro experimento foi o seguinte. usando a mesma seringa e copos do mesmo tamanho (340ml), utilizei em alguns copos 1 ml por furo e alguns 2 ml por furo o que parece ser demasia pelo que andei lendo pelo fórum. Porém, os copos onde inoculei 2 ml/furo estão colonizando de duas a três vezes mais rápido que o os de 1 ml por furo.

Já conseguiram observar isso ou não? ainda não frutifiquei nenhum, mas pretendo comparar também a questão da produção em uma série histórica que possa ser significativa para avaliar se uma inoculação mais generosa melhora a produção. Acredito que não tenha nada a ver, mas não custa analisar.
 
os copos onde inoculei 2 ml/furo estão colonizando de duas a três vezes mais rápido que o os de 1 ml por furo.
Pelo que observo, o micélio de cubensis cresce cerca de 0,5 cm/dia em diâmetro, medido na parede do copo. O que cresce três vezes mais rápido que isso, se não for simplesmente um micélio mais rizomorfo ou que germinou antes, pode ser contaminação.

O sucesso depende mais da qualidade, idade e hidratação dos seus carimbos (viabilidade dos esporos), que da quantidade que você injeta.
Além de esporos você está injetando mais água, o que deixa o substrato mais úmido. Se estava seco demais fica melhor, mas se ficar mais úmido que o necessário, com água sobrando no copo, fica mais propenso a contaminantes.
 
Back
Top