Na floresta é muito legal, mas se não for um sítio e melhor escolher bem a época do ano. Na Serra do Mar (em São Paulo/SP - Alto da serra, Santos e Bertioga) por exemplo, janeiro e fevereiro é a época de reprodução de cobras com a Jararaca, e elas acabam ficam muito próximas a cachoeiras e acampamentos, atrás de alimentos como rãs e ratos. E essa época é propícia a tempestades violentas, que chega a derrubar árvores, e isso é muito perigoso para quem está acampado. Além disso, a muitos mosquitos por conta do calor e da abundância de água limpa empoçada nas bromélias. Já em outubro, novembro e dezembro o clima é muito bom, a floresta da serra do mar esta cheia de corujas e macucos e não tem tantas cobras e mosquitos. E o inverno na serra é pra pinguim, então nos meses frios não vira.
Outro problema são os malas que aparecem nas horas mais inoportunas. Em grupos grandes, gritando e zoando, com as tradicionais garrafas de "Palhinha"...quem já procurou sossegado na mata para ter a sua sonhada trip e se deparou com algo parecido sabe o que eu estou descrevendo, sabe o incômodo que é. E perigoso também, porque vai saber o que pode acontecer se você já tiver na trip e se deparar com pessoas maldosas. Por isso eu nunca fiquei de bobeira em lugares conhecidos e tradicionais pontos de camping...perfiro adentrar a mata indo por fora de trilhas e procurar lugares ermos de dificil acesso.
O que eu acho essencial são espaços abertos, não importa aonde. Já tive trips maravilhosas em terrenos baldios. E nunca fui incomôdado por nenhum morador de rua nessas horas.
A melhor iluminação, na minha opinião, e a do fim de tarde ou de uma noite sem nuvens, com a lua cheia ou crescente. Eu curto muito o verde, acho a cor especial por si só. Tanto que em muitas das minhas experiências onde não teve jeito de escapar de um quarto fechado, eu providenciei uma lampada verde de 5w para criar o "clima".
Mas nada se compara ao ceú aberto e estrelado. No topo de um mirante a impressão que dá é que se esta debaixo de uma abóboda celeste e a experiência toda se torna quase religiosa (no sentido de "religare").
[]s!