Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Qual mal a toxina faz?

  • Criador do tópico JoaoNego
  • Data de início
J

JoaoNego

Visitante
Queria saber quais os efeitos negativos o cogu causa no corpo,em relaçao a tudo neuronios etc...outra coisa quantas vezes pode-se tomar no ano sem trazer danos q note-se?
vlw!
 
NeuroFX disse:
Por favor, visite a seção Experimentando cogumelos: https://teonanacatl.org/forums/experimentando-cogumelos.96/

Sinto muito, NeuroFX, mas eu tbm tenho essa dúvida cruel, mas ela não é respondida e nem citada nessa seção da biblioteca.

Aliás, não pergunto quanto ao fato dos efeitos físicos e psicológicos qdo estamos sobre os efeitos, mas sim se o uso dele destroem neurônios, etc etc.

Obrigado pela paciência.
 
Qual Mal a toxina faz??

Exatamente isso q quero saber o mal q faz pra o corpo em geral entendeu?
 
Qual Mal a toxina faz??

Psilocibina e psilocina não são toxinas. Alguns estudos mostram relações entre essas substâncias e esquizofrenia. Mas no geral elas só imitam os efeitos e não causam a doença em pessoas sem histórico destes problemas.
Quanto a matar neurônios ou coisa parecida nada aponta nesse sentido. No geral até agora os danos conhecidos são quase zero, mas isso não significa que não possam existir a longo prazo ou coisa assim, afinal em qualquer país o estudo dos efeitos de substâncias ilícitas é bem difícil e os dados são muito poucos devido ao controle das substâncias.
 
Qual Mal a toxina faz??

Ok E115! Então meus caros, aqui vai parte de um texto do Shroomery (http://www.shroomery.org/index.php/par/25276):

"A psilocibina tem baixa toxidade. Estudos em ratos demonstraram que doses de até 200mg de psilocibina por peso corporal podem ser injetadas sem efeitos letais. Um humano com 65kg pode injetar 13g de psilocibina sem experimentar efeitos letais".

"Embora a maioria da literatura relate que a psilocibina tem baixa toxidade, dependência e fatalidade, nos últimos anos casos de intoxicações sérias por substâncias alucinógenas naturais têm aparecido pelo mundo. (...) Atualmente, estudos de casos clínicos e overdose de pacientes mostraram que o uso de psilocibina resulta de arritmia e infarto do miocárdio. As concentrações dos cogumelos não representam riscos de efeitos adversos do sistema nervoso central e também de toxidade cardíaca (Borowiak 1998)".

Contando que a dose média pra a trip é de 3 a 10mg de psilocibina, dá pra imaginar né...
 
Qual Mal a toxina faz??

Eu vos agradeço pela paciência e por compartilhar vosso conhecimento sobre o assunto. ;)
 
Qual Mal a toxina faz??

VLW!
se alguem souber de + alguma coisa por favor postem!
grato.
 
Qual Mal a toxina faz??

A maior preocupação é com a integridade psicológica, pois os efeitos fisiológicos são de rápida duração, isto é, considerando cogumelos muito higiênicos.

O número de relatos de fungos de pele e furúnculos e o q seja a partir de consumo de cogumelos do mato é muito grande, vale considerar q nem todos acontecem por causa dos cogumelos em si ou do chá ou do consumo, muitos desses fungos vc pega pq simplesmente tava andando no mato mesmo (atenção hippies descalços). Quanto à intoxicação devido ao chá, tbm há relatos de vomitos, dores estomacais e intestinais, diarréias e uma gama bem ampla de problemas gastrointestinais.

Quanto aos cogumelos indoor, são pouquíssimos os relatos de intoxicação pesada, o máximo q já senti foi uma certa ânsia de vômito, tonturas, pressão baixa e muito raramente, gases no dia depois (heh). Já li muitos relatos de aparente intoxicação q era com base em questões psicológicas, o cara fica doido demais, acha q tá morrendo e q tá se intoxicando e não tem como convencer o contrário... 1 hora depois a coisa muda drasticamente.

A náusea e ânsia de vomito aumentam conforme a dosagem aumenta, ainda não se sabe o pq disso, conteúdo dos fungos ou psicologico, muito provavelmente são ambos.

Eu vou longe ao ponto de dizer q os cogumelos são muito menos tóxicos q o ayahuasca, os efeitos fisiológicos do último são muito mais pronunciados em qualquer dose comparativa... tbm são similares... algumas das grandes diferenças está no componente religioso e comunal do consumo do daime, q serve como rede de segurança social para os inseguros (ler como: aqueles q normalmente se desesperam fácil).

No caso de cogumelos o conteúdo religioso é enteogênico e a maioria das pessoas q levam a sério o consumo sabem q terão sérios problemas no caso de uma intoxicação forte, isto é, como explicar para um médico o q tá acontecendo? Qual seria a mentira q seria cabível no caso de ter q entrar em contato com o médico? Qual conhecido de confiança ligar? Quais são os remédios anuladores dos efeitos alucinógenos? etc etc etc?

Te garanto q 99% dos médicos, psiquiatras e psicólogos brasileiros não tem a menor idéia do q são cogumelos alucinógenos... inclusive, taí uma boa função social pra galera desse site, EDUCAR os médicos brasileiros e portugueses quanto à isso tudo, pq se for por esses profissionais liberais, preferem muito mais fazer propaganda contra pra assustar os curiosos e portanto "evitar" situações do tipo no futuro do q realmente aprender algo sobre esta ciência enteogênica, além do mais, os efeitos medicinais são grandes competidores à profissão deles.
 
Qual Mal a toxina faz??

Concordo, Cygnus.

Afinal, não só esses médicos não possuem a sabedoria sobre essa área da micologia (e também toxicologia e antropologia que envolve os enteógenos em geral), assim eles (e toda a mídia e principalemte os políticos) passão informaçõs errôneas sobre essas substâncias, generalizam como se uma vez a substancia altera a conciência, já é droga e deve ser proíbida, sem ao menos levantar estudos e pesquisas sobre a susbstância. Assim a população também fica desinformada. Vem cá, quantos de vocês já num ouviram dizer de pessoas leigas que cogumelos mágicos fazem a pessoa ficar louca pra sempre?

Mas tudo isso já parte da politica né...

Abraços
 
Qual Mal a toxina faz??

Não entendi muito bem isso não. Como assim "EDUCAR" os médicos? Não é falando pra eles que você expande sua consciência ao comer cogumelos que se resolve um problema de intoxicação ou descobre um efeito fisiológico positivo e sim fazendo com que o governo deixe as pesquisas fluirem mais fácil com substâncias ilícitas, o que está bem longe de acontecer já que nem com maconha isso funciona.
Também não acho que os médicos são tão desinformados assim, a grande maioria dos médicos eu tenho certeza que sabe lidar com uma situação de intoxicação por cogumelos, principalmente os mais conhecidos e venenosos. Se você estiver intoxicado com certeza tem muito mais chances de sobreviver dentro do hospital do que fora dele tentando usar alguma medicina alternativa.

:pos:
 
Qual Mal a toxina faz??

Cygnus X 1 disse:
...Eu vou longe ao ponto de dizer q os cogumelos são muito menos tóxicos q o ayahuasca, os efeitos fisiológicos do último são muito mais pronunciados em qualquer dose comparativa...

venho pensando sobre isto, e concordo com você.
como minha experiência com a ayahuasca é mediana, ainda não cheguei a uma conclusão, mas com certeza meu organismo não se dá muito bem com altas dosagens de jagube/mariri.
talvez seja algo genético, sei lá !
 
Qual Mal a toxina faz??

Acho q não é bem assim, a forma como os médicos (pelo menos das universidaded próximas a mim) aprendem sobre drogas é muito estigmatizante pros usuários, primeiro q a visão q se tem é q são drogas (neste sentido, há uma diferença ridícula entre psilocibina e heroína), segundo é q são perigosas e portanto só tem utilidade se feito em laboratório (o q impossibilita o conhecimento direto) e terceiro q a pesquisa neste campo está praticamente parada, então nem a curiosidade científica serve pra educá-los nisso.

O q quis dizer com educar é similar à função desse site: desterrar mitos, promover a discussão, criar zonas temporárias autonomas (para trips) com suporte médico, reestabelecer redes sociais entre os interessados e acima de tudo aumentar a empatia entre "pacientes" e "médicos" (pq esse tipo de visão não vai mudar com educação tão cedo).

Seja qual for o método q vc for usar pra educá-los, seja fazendo propaganda dos efeitos lisérgicos ou dos efeitos medicinais, já é muito caminho andado, o q não dá pra admitir é q a formação em medicina no Brasil é tolerante ao consumo de enteógenos. Me mostra algum paper acadêmico ou artigo escrito por um médico brasileiro falando sobre psicoativos de forma tão aprofundada quanto os fóruns de usuários q talvez eu mude de idéia, até onde sei isso ainda é tabu para a esmagadora maioria dos médicos brasileiros e os futuros médicos...

Na minha cidade mesmo, em caso de emergência, se meus amigos não puderem me ajudar, só me resta o pronto socorro ou talvez narcóticos anônimos, duas opções extremamente desagradáveis para alguém numa situação tão peculiar quanto à discutida. Claro q eles tem o equipamento, mas foram treinados para isso?!? Mesmo q não tenham sido treinados, será q são capazes de improvisar bem com o conhecimento acadêmico q ganharam?? Duvido muito. O procedimento padrão é uma seringada de anti-psicótico e lavagem estomacal, isso não soa bem.
 
Qual Mal a toxina faz??

isso realmente é dificil de se discutir saber o q é eu tenho certeza q eles sabem,mais ter procedimentos pra desintoxicar eu n sei nao...vcs sabem se queima neuronio tomar cogu??
 
Qual Mal a toxina faz??

JoaoNego disse:
...vcs sabem se queima neuronio tomar cogu??

não queima neurônio com certeza, :pos:

drogas como o alcool, inalantes(tolueno), lança-perfume, gasolina isso destrói sim.

recentemente saiu um artigo sobre a maconha que em ratos de laboratório favorecia a neurogênese (formação de neurônios e sinapses). :luz:
 
Qual Mal a toxina faz??

Bom tudo que está escrito aqui eu retirei do seguinte livro:

OGA, S. Fundamentos de toxicologia. São Paulo: Ateneu. 2003.
Capítulo 4 escrito por Silvia de Oliveira Santos Cazenave entitulado "Toxicologia social e medicamentos", na seção entitulada Alucinógenos, na parte de cogumelos alucinógenos.


10. COGUMELOS ALUCINÓGENOS

Os fungos sagrados mais numerosos e importantes pertencem ao gênero Pcilocybe. O sul do México, Oxaca, é hoje em dia o centro mais importante de utilização de fungos alucinógenos; são dezenas de espécies utilizadas com fins rituais, sendo a P. mexicana uma das mais usadas.

Os efeitos alucinógenos são produzidos por dois alcalóides chamados Psilocina e Psilocibina (4-fosforiloxi-N,N-dimetiltriptamina). Essas substâncias têm estruturas químicas semelhantes à triptamina e, portanto, são substâncias de efeitos psicomiméticos (psicomiméticos são psicofármacos que podem gerar temporalmente sintomas e condições similares ás das psicoses) devido a atuação sobre neurotransmissores serotoninérgicos. Podem ser produzidas sinteticamente e sua dose efetiva no homem é de 6 a 12 mg.

Estudos sobre a margem de segurança de 20 drogas de abuso mostraram que a psilocibina, introduzida por via oral, é a de menor risco de dependência e letalidade aguda.

Na Tailândia, os fungos são cultivados e ocorrem espontâneamente, aparecendo em fezes de búfalo em decomposição. É comum a venda de cogumelos alucinógenos diretamente aos turistas ou a restaurantes para a elaboração de alimentos como sopas e omeletes. Essas preparações gastronômicas são às vezes adulteradas com alucinógenos artificiais. além disso, o marketing de itens como camisetas, cartões postais e posters contendo cogumelos são incentivo ao consumo pelos nativos e estrangeiros.

Fungos alucinógenos mais conhecidos:
Amanita muscaria - é o alucinógeno mais antigo usado pelo homem.
Botelus manicus - relacionado a "locura dos fungos".
Conocybe siligineoides - fungo alucinógeno, sagrado do México (não se isolou psilocibina).
Conocybe cyanopus - encontrado nos EUA, contém psilocibina.
Conocybe cyanescens - cultivado sobre o esterco de vaca. Apresenta mais de 1,2% de psilocina e 0,6% de psilocibina.
Heimiella angrieformis - não se conhece sua constituição química.
Panaeolus sphinctrinus - fungo sagrado utilizado para adivinhação, que cresce sobre o esterco de vaca.
Psilocybe caerulescens - fungo alucinógeno sagrado do México.
Russula agglutina - relacionado a "loucura dos fungos", apresenta ácido esteárico em sua composição.
Stropharia cubensis - "Teonanácatl", usado por Chamãs, possui psilocibina.

Um questionário para investigar o extenso consumo de cogumélos alucinógenos foi aplicado a estudantes da Dinamarca. Das 333 pessoas que responderam ao questionário, 3% de nível colegial e 9% da faculdade de jornalismo, tinham experiência com cogumelo que contém psilocibina (apenas 2% tinham experiência com LSD).

Em função da grande quantidade de fungos alucinógenos e do elevado consumo em determinados países, os problemas de identificação dos fungos em intoxicações agudas têm se agravado. a intoxicação com psilocibina pode ser confundida com pânico, ansiedade ou euforia em pessoas com midríase e outros sintomas simpatomiméticos. A falta de identificação do agente responsável por essa intoxicação pode levar a diversas dificuldades na recuperação do paciente.

11. USO PROLONGADO DOS ALUCINÓGENOS

Embora o uso freqüente de alucinógenos possa induzir a mudançãs químicas que afetam o estado mental, isso não causa qualquer alteração anatômica irreversível no cérebro (Alterações neuronais são irreversíveis, então os neurônios não são destruídos, porém acontecem alterações químicas a longo prazo, use sempre com moderação, qualquer tipo de substância "tóxica"). Como qualquer droga, o uso e o abuso de alucinógenos devem ser avaliados como resultante de efeitos psicológicos, biológicos e sociais. O abuso, a longo prazo, parece estar relacionado às mudanças de comportamento, mas não há desenvolvimento de uso compulsivo (dependência psicológica). Raramente podem ocorrer episódios psicóticos seguidos da ingestão de altas doses de alucinógenos em pessoas susceptíveis. essas perturbações mentais podem ser classificadas em:
:seta: Estado confuso, onírico, transitório, com duração média inferior a 48 h;
:seta: Estados paranóicos agudos sem confusão. Episódios mais prolongos;
:seta: Reações esquizofrênicas. Muitas vezes são casos de esquizofrênicos autênticos ou de casos limites. nestes usos o alucinógeno pode precipitar psicose;
:seta: Reação paranóica. Delírios de perseguição ou estados megalomaníacos.
:seta: Alucinose persistente. Reaparecimento de fenômenos idênticos aos que surgem durante a intoxicação com LSD, sem o uso da substância (Vulgos flashbacks e o temido "não voltar mais");
:seta: Depressão psicótica, associada a um estado de agitação e de ansiedade.
1. Reações de ansiedade crônica.
2. Estados agudos de pânico.
3. Dissociações do comportamento.

Pode-se observar, também, reações neurológicas, especialmente crises convulsivas e coma, devido a doses excessivas ou a associações com medicamentetos

FONTE: citada acima.

-----------------------------------​

Bom todas as respostas estão aí galera, não causam alterações anatômicas mas químicas, se usado frequêntemente e por um longo tempo, então galera viagem com moderação...

A parte sobre o uso prolongado dos alucinógênos não diz respeito apenas a cogumêlos, fala também de LSD, anfetaminas, ecstasy e de plantas alucinógênas.

Espero que eu tenha ajudado alguém, afinal estou digitando a 2 horas, sou lerdo pra digitar...

Abraços a todos...
 
Qual Mal a toxina faz??

valeu pelo esforço fryklaus:pos:
 
Qual Mal a toxina faz??

Nada galera, vou dar uma passada na biblioteca, se eu achar mais coisas eu posto aki, abraço a todos...
 
Back
Top