Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Quais os efeitos da ingestão de um cogumelo contaminado?

MarceloHirosse

Hifa
Membro Ativo
09/03/2022
352
8
54
Salve meus irmãos,

No último domingo tive um problema sério por aqui.
Alguns minutos após o consumo moderado de cogumelos tive algumas reações adversas como frio extremo (de bater os dentes), tremor generalizado, palpitações e alternância entre espasmos e contrações musculares (ex: minhas mãos se fechavam ao ponto de eu não conseguir mantê-las abertas).

Para tentar entender o que houve tenho estudado sobre e alguns dos sintomas batem com a contaminação por ergot.
Um dos cogumelos ingeridos é proveniente de um bolo já velho que levou muito tempo para gerar o último flush:

002.png001.png

Não havia sinais de pontos pretos (o que confirmaria a presença de ergot) e a única anomalia presente eram as rachaduras do píleo.
Vocês têm algum palpite do que pode ter ocorrido?
 
Alguns minutos após o consumo moderado de cogumelos tive algumas reações adversas como frio extremo (de bater os dentes), tremor generalizado, palpitações e alternância entre espasmos e contrações musculares (ex: minhas mãos se fechavam ao ponto de eu não conseguir mantê-las abertas).

Pra mim, sintomas normais de efeitos de cogumelos em doses médias e altas.

Há uma suave elevação da sua temperatura corporal, o que gera a sensação de frio. A depender de como está o ambiente, um fluxo de ar pode tornar essa sensação térmica ainda pior, gerando tremor generalizado. Muitas vezes, meu quarto que antes estava quente tem que ter o ventilador desligado imediatamente, ainda que virado pro outro lado, pra aliviar o excesso de frio pela turbulência do ar no quarto.

Eu sempre tenho um cobertor comigo nas experiências em casa pra justamente reduzir isso e me sentir mais num "ventre", quentinho, protegido, etc. É uma bagunça só, mas enfim... Na natureza, se jogar na água do mar ou do rio ou cachoeira no começo dos efeitos meio que inibe isso, pois sai de uma temperatura bem mais baixa pra temperatura ambiente.

Espasmos e contrações musculares fazem parte também de muitos dos meus efeitos em doses mais altas, costumo inclui-los no que chamo de momentos de êxtase ou frênesi sobre a cama, de um lado pro outro. São comuns pra mim também, apesar de que só os tinha mais quando estava zero-bala de uso de antidepressivo.

Palpitação... bem, tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Acho que é normal também, mas não a ponto do cogumelo ter contraindicação pra cardíacos.
 
Upvote 0
Pra mim, sintomas normais de efeitos de cogumelos em doses médias e altas.

Há uma suave elevação da sua temperatura corporal, o que gera a sensação de frio. A depender de como está o ambiente, um fluxo de ar pode tornar essa sensação térmica ainda pior, gerando tremor generalizado. Muitas vezes, meu quarto que antes estava quente tem que ter o ventilador desligado imediatamente, ainda que virado pro outro lado, pra aliviar o excesso de frio pela turbulência do ar no quarto.

Eu sempre tenho um cobertor comigo nas experiências em casa pra justamente reduzir isso e me sentir mais num "ventre", quentinho, protegido, etc. É uma bagunça só, mas enfim... Na natureza, se jogar na água do mar ou do rio ou cachoeira no começo dos efeitos meio que inibe isso, pois sai de uma temperatura bem mais baixa pra temperatura ambiente.

Espasmos e contrações musculares fazem parte também de muitos dos meus efeitos em doses mais altas, costumo inclui-los no que chamo de momentos de êxtase ou frênesi sobre a cama, de um lado pro outro. São comuns pra mim também, apesar de que só os tinha mais quando estava zero-bala de uso de antidepressivo.

Palpitação... bem, tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Acho que é normal também, mas não a ponto do cogumelo ter contraindicação pra cardíacos.
Salve @ExPoro, já tava sentindo falta da sua presença no fórum!

Quanto aos efeitos, concordo que o espectro de sintomas citados estão presentes numa trip normal, o que se destacou na experiência foi a intensidade deles.

A dor muscular generalizada, sobretudo a incapacidade de abrir e fechar as mãos foi uma reação desproporcional pra uma dose de 2,85g, principalmente considerando se tratar de um bolo velho e um "navegante" com alguma vivência.

Mas quem sabe né, se não for contaminação de repente perdi a chance de clonar uma super strain com o triplo de potência :p
 
Upvote 0
@MarceloHirosse não sei se é o seu caso, mas por incrível que pareça estava vendo o ultimo podcast do Paul Stamets no Rogan e na sugestão de microdose ele fala que é bom tomar vitamina B3 junto com a microdose.(o que não é o seu caso) estou apenas fazendo esse post por curiosidade.

Somos vegetarianos, estava vendo a falta de vitamina B3 é formigamento nas extremidades do corpo, já tive baixas de vitamina b12 e o meu corpo não absorve bem essas capsulas de vitamina b, a que o médico me receitou (b12) é uma que dissolve embaixo da língua.
Após fazer a suplementação correta(vit. B completa) nunca mais tive trepidações, frios no corpo, formigamentos, fraqueza e choques nos nervos e nem nada do tipo.

Dê uma olhada irmão, as vezes pode ser uma falta na sua suplementação alimentar.

Claro que pode ser o contaminante, assunto do qual entendo quase nada.
 
Upvote 0
@MarceloHirosse não sei se é o seu caso, mas por incrível que pareça estava vendo o ultimo podcast do Paul Stamets no Rogan e na sugestão de microdose ele fala que é bom tomar vitamina B3 junto com a microdose.(o que não é o seu caso) estou apenas fazendo esse post por curiosidade.

Somos vegetarianos, estava vendo a falta de vitamina B3 é formigamento nas extremidades do corpo, já tive baixas de vitamina b12 e o meu corpo não absorve bem essas capsulas de vitamina b, a que o médico me receitou (b12) é uma que dissolve embaixo da língua.
Após fazer a suplementação correta(vit. B completa) nunca mais tive trepidações, frios no corpo, formigamentos, fraqueza e choques nos nervos e nem nada do tipo.

Dê uma olhada irmão, as vezes pode ser uma falta na sua suplementação alimentar.

Claro que pode ser o contaminante, assunto do qual entendo quase nada.

Mas amigo @joaor, ele tá falando de ter esses sintomas sob efeito de cogu, e não no dia a dia, sacou? ;)


dor muscular generalizada

Normalmente a trip tb mostra pra gente que precisamos fortalecer a musculatura, quando ela dói ou incomoda. Em regra. Não sei se é seu caso. :)

Mas é aquilo, 2,8g de cogumelos podem ser uma pancada. Pode ser a strain que deu realce a esses efeitos, ou algo no setting, ou seu organismo no dia, ou as condições de cultivo, ou ainda a feitura e/ou conservação do chá. Ou sua mente está indo cada vez mais fundo nos efeitos. Ao contrário do senso comum sobre "drogas", os psicodélicos se tornam cada vez mais potentes para mentes que se acostumam a deixar levar a cada experiência, desde que a tolerância já tenha baixado.
 
Upvote 0
@MarceloHirosse não sei se é o seu caso, mas por incrível que pareça estava vendo o ultimo podcast do Paul Stamets no Rogan e na sugestão de microdose ele fala que é bom tomar vitamina B3 junto com a microdose.(o que não é o seu caso) estou apenas fazendo esse post por curiosidade.

Somos vegetarianos, estava vendo a falta de vitamina B3 é formigamento nas extremidades do corpo, já tive baixas de vitamina b12 e o meu corpo não absorve bem essas capsulas de vitamina b, a que o médico me receitou (b12) é uma que dissolve embaixo da língua.
Após fazer a suplementação correta(vit. B completa) nunca mais tive trepidações, frios no corpo, formigamentos, fraqueza e choques nos nervos e nem nada do tipo.

Dê uma olhada irmão, as vezes pode ser uma falta na sua suplementação alimentar.

Claro que pode ser o contaminante, assunto do qual entendo quase nada.
Fala @joaor, faz muito sentido sua observação.
Se for descartada a possibilidade de contaminação, me restam as hipóteses de ser reação a algo que eu tenha consumido nos dias anteriores ou também a existência de alguma condição adversa no corpo que possa ter intensificado os sintomas.

Faço uso de um multivitamínico, mas sei que a biodisponibilidade dos nutrientes dele não é das melhores. Vira e mexe estou com níveis baixos de ferro e como nunca testei o complexo B, é possível que o padrão se repita. Muito obrigado pela indicação, acho que vale a pena fazer o exame e suplementar independente das trips.

@ExPoro achei valiosa a sua colocação quanto a necessidade de fortalecimento dos músculos, o que me fez lembrar que neste mesmo final de semana ajudei um amigo com a mudança e carreguei alguns móveis pesados. Apesar de não ter sentido desconforto na hora é bem provável que a dor das microlesões tenham se amplificado!
Caramba, só de pensar nessa possibilidade já fico mais calmo! Já estava quase incendiando minha tenda de cultivo por medo de possíveis esporos de ergot estarem no ar kkkkk
 
Upvote 0
Vira e mexe estou com níveis baixos de ferro

Coma carne. Não só os níveis de ferro mas de outros minerais e vitaminas devem voltar aos valores normais.

Quanto aos efeitos que você experimentou, para mim foram mentais mesmo. Mesmo porque ergot é um parasita de grãos, não de outros cogumelos.
 
Upvote 0
@MarceloHirosse não sei se é o seu caso, mas por incrível que pareça estava vendo o ultimo podcast do Paul Stamets no Rogan e na sugestão de microdose ele fala que é bom tomar vitamina B3 junto com a microdose.(o que não é o seu caso) estou apenas fazendo esse post por curiosidade.

Somos vegetarianos, estava vendo a falta de vitamina B3 é formigamento nas extremidades do corpo, já tive baixas de vitamina b12 e o meu corpo não absorve bem essas capsulas de vitamina b, a que o médico me receitou (b12) é uma que dissolve embaixo da língua.
Após fazer a suplementação correta(vit. B completa) nunca mais tive trepidações, frios no corpo, formigamentos, fraqueza e choques nos nervos e nem nada do tipo.

Dê uma olhada irmão, as vezes pode ser uma falta na sua suplementação alimentar.

Claro que pode ser o contaminante, assunto do qual entendo quase nada.
Caraca @joaor eu sou vegetariano a uns 20anos já. E ultimamente sinto esses formigamentos. E muita fraqueza tbm.

Quando uso os cogu sem falar naquela moleza que da, asneirando ficam quase dormentes mesmo.

Estou precisando fazer uma suplementação, mas essas vitaminas de farmácia não me convencem.

Salve meus irmãos,

No último domingo tive um problema sério por aqui.
Alguns minutos após o consumo moderado de cogumelos tive algumas reações adversas como frio extremo (de bater os dentes), tremor generalizado, palpitações e alternância entre espasmos e contrações musculares (ex: minhas mãos se fechavam ao ponto de eu não conseguir mantê-las abertas).

Para tentar entender o que houve tenho estudado sobre e alguns dos sintomas batem com a contaminação por ergot.
Um dos cogumelos ingeridos é proveniente de um bolo já velho que levou muito tempo para gerar o último flush:

View attachment 204708View attachment 204707

Não havia sinais de pontos pretos (o que confirmaria a presença de ergot) e a única anomalia presente eram as rachaduras do píleo.
Vocês têm algum palpite do que pode ter ocorrido?
Eu já tive algo parecido, não sei se por causa deles baixarem muito a circulação fazendo a vasodilatação, mas me dá muitos tremores que parece que não vou segurar a mandíbula. Kkkkk e como o @joaor disse tem que ficar de olho nas vitaminas sempre. Nosso combustível do corpo.
 
Upvote 0
Salve meus irmãos,

No último domingo tive um problema sério por aqui.
Alguns minutos após o consumo moderado de cogumelos tive algumas reações adversas como frio extremo (de bater os dentes), tremor generalizado, palpitações e alternância entre espasmos e contrações musculares (ex: minhas mãos se fechavam ao ponto de eu não conseguir mantê-las abertas).

Para tentar entender o que houve tenho estudado sobre e alguns dos sintomas batem com a contaminação por ergot.
Um dos cogumelos ingeridos é proveniente de um bolo já velho que levou muito tempo para gerar o último flush:

View attachment 204708View attachment 204707

Não havia sinais de pontos pretos (o que confirmaria a presença de ergot) e a única anomalia presente eram as rachaduras do píleo.
Vocês têm algum palpite do que pode ter ocorrido?
Experiência boa. Descarte sobre o ergot
Isso tudo foi efeitos do cogu, ergot nao contamina eles..nesses momentos que vc nao conseguia fechar a mão eh muito bom. Uma dica valiosa que te dou eh...
Evite estudar isso com comparacoes de outras experiências q nao foi a sua. O bom era se tu tivesse mais cogumelos desse e dobrar a dose...evite o maximo comparar sua trip com a de outros...
Vc sentiu isso novamente ou so nesse dia?
 
Upvote 0
Obrigado pelas dicas @Mexicouts,

Sei que ninguém aqui do fórum botou fé no meu relato, mas algo não estava normal ali.
Entendo que sejam efeitos análogos aos de uma trip, mas tbm são análogos à uma intoxicação.

O bolo estava deformado quando descartei e com um cheiro azedo bem forte.
E felizmente, o problema que nunca havia ocorrido até então, nunca mais voltou a se repetir.
 
Upvote 0
Obrigado pelas dicas @Mexicouts,

Sei que ninguém aqui do fórum botou fé no meu relato, mas algo não estava normal ali.
Entendo que sejam efeitos análogos aos de uma trip, mas tbm são análogos à uma intoxicação.

O bolo estava deformado quando descartei e com um cheiro azedo bem forte.
E felizmente, o problema que nunca havia ocorrido até então, nunca mais voltou a se repetir.
Apartir do momento que vc usou o cogumelo isso ja eh uma intoxicação. Como vc sabe ele eh professor e sempre vem a lição, mas as vezes por esse desconforto vc deve ter criado essa relação de contaminação. Eu sou um pouco anticonvencional e acho desnecessario vc se importar se esta muito frio ou calor. Exemplo...se nao esta aguentando de frio lembre q seu sangue eh quente e so reage a isso se vc achar q vai ter um hipotermia ... caso contrário vc esta dando conforto pro seu ego ter uma trip maravilhosa e acredite isso nao eh bom pro desenvolvimento...minha opiniao logicamente... quanto mais sofrer e passar por momentos fudidos melhor vc sera daqui a 5 ou a 10 anos...pessoal quer ter so bonança... abraço
 
Upvote 0
Tudo bem irmão, vamos deixar esse tópico pra lá.
Eu gosto de relatos assim...alias gostava ne...hj estou dando uma olhada por aqui depois de varios anos...achei interessante. No mais sucesso ai pra vc e tente usar sempre o dobro da dose q vc ta acustumado...acredite isso ajuda...apesar do pessoal sempre com aquela conversa vai com calma...tem q ir com tudo...pode parecer engraçado mas um dia vc vai fazer isso...
 
Upvote 0
Apartir do momento que vc usou o cogumelo isso ja eh uma intoxicação. Como vc sabe ele eh professor e sempre vem a lição, mas as vezes por esse desconforto vc deve ter criado essa relação de contaminação. Eu sou um pouco anticonvencional e acho desnecessario vc se importar se esta muito frio ou calor. Exemplo...se nao esta aguentando de frio lembre q seu sangue eh quente e so reage a isso se vc achar q vai ter um hipotermia ... caso contrário vc esta dando conforto pro seu ego ter uma trip maravilhosa e acredite isso nao eh bom pro desenvolvimento...minha opiniao logicamente... quanto mais sofrer e passar por momentos fudidos melhor vc sera daqui a 5 ou a 10 anos...pessoal quer ter so bonança... abraço
Eu não faço isso, nem recomendo a quem não tenha a fibra pra isso. Mas admiro, nobre @Mexicouts, sua forma de seguir o caminho de forma extrema.

Admito que em casa não abro mão de me confortar. Mas na natureza, que venha o que vier, a gente se adapta. Por lá pratico o desconforto, mas (quase) sempre vira conforto e integração qd se acostuma.
 
Última edição:
Upvote 0
Back
Top