Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psilocybe nao identificado, SP

casgoodie

Cogumelo maduro
Cadastrado
19/11/2006
159
71
bom, vamos la. no primeiro dia do ano de 2005 eu estava na regiao da Bocaina no estado Sao Paulo, colhendo cubensis e acampando. eu estava ciente do psilocybe brasiliensis e sabia que dao preferencia pra nascer perto de araucarias e podocarpus. como ha bastante araucaria na regiao manitve o olho aberto ate que encontrei alguns cogumelos de caule branco e chapeu bege/laranjado, alguns ja com manchas azuis, fiquei desesperado, nao acreditei no que estava vendo. colhi os poucos frutos que haviam e guardei, tentei tirar carimbos mas estavam bem secos. nao tinha CERTEZA do que eram, pesquisei e vi que existe uma especie, hygrocybe conica, que mancha preto, nao azul e sao meio amarelos, descartei a hipotese. entao tinha em minhas maos cogumelos que muito parecem ser do genero psilocybe mas ainda nao-identificados. depois de uma semana estudando pra ver se nao eram venenosos, criei coragem e ingeri-los. uma coisa que nao recomendo(ingerir qualquer coisa nao identificada). nao sei se a dose foi pouca demais, comi com vinho tinto, entao pode ser que os leves efeitos tenham sido placebo. mas nao tirei uma conclusao definitiva, nem sim nem nao. esqueci deles.

ha dois dias atras eu resolvi postar as fotos deles no mycotopia pra ver o que os profissionais (workman, cactu) acham. fiquei muito feliz com a resposta de todos que falaram que sao provavelmente sao psilocybes ativos. todos lamentaram pelo fato de nao haver carimbos nem frutos para examinarem. quando os dois micologos mais experientes (cactu e workman) se animaram com a descoberta, eu me animei mais ainda. infelizmente nao moro mais no brasil e nao posso ir ao local no momento, mas eh essa a epoca que encontrei-os. ai vao as fotos, para quem quiser mais detalhes, so me perguntar. fico feliz em ajudar com a descoberta de outro psilocybe brasileiro, ou a redescoberta, pode ser um dos que o dr. guzman ja encontrou. ha no minimo 28 especies de psilocybes ativos no brasil, sendo uns 23 no estado de SP. salve o CM, paz e luz para todos!:)
DSCN0186.JPGDSCN0187.JPGDSCN0190.JPG
 
POST IMPORTANTISSIMO casgoodie!
poxa rapas!
nao acredito!!!!
otima contribuiçao, o aspecto era semelhante aos psilocibes azurencis, confirma?
se forem , foi pelo menos no forum , o primeiro achado da especie!
legal mesmo!
 
Interessante. Eu não conheço nenhuma região de araucárias por perto senão já teria procurado.
É bem possível que seja P. brasiliensis...
 
parecem liberty caps, mas o chapéu é um pouco diferente (Psilocybe semilanceata). Nunca vi um ao vivo, então não sei.

awww.wussu.com_shrooms_images_psem1.jpg

O Brasil não consta como local de ocorrência de P. semilanceata no mundo. Será que porque ainda ninguém fez a descoberta?
 
eu suspeito que sejam p. brasiliensis ou p. paulensis, senao uma outra especie ainda nao encontrada. os psilocybe semilanceata ocorrem na bolivia, peru, chile, argentina, paraguai, por que nao no brasil? eles estariam no sul onde o frio encontra a chuva, nos pastos mas nao nascendo diretamento do esterco.

esse ano foi descoberto mais uma especie de psilocybe na regiao leste dos EUA. devem haver muito mais para serem descobertos. bom, tlavez nao muiito, mas algumas.

eu estive no jardim botanico de sao paulo mes passado, tive apenas uma hora para cacar cogumelos, encontrei multiplos, alguns comestiveis ate, estava procurando encontrar o zapotecorum, que ja foi encontrado no estado de SP, mas nao encontrei. no jardim botanico tem uma parte com um grupo de araucarias, onde vasculhando pelo chao encontrei um galho de araucaria com micelio branquinho colonizando, deve estar frutificando agora...
 
Boa, boa, boa!!!

Gostei! parabéns pelo achado destes selvagens!

ótima contribuição!
 
foi mal, sempre me esqueco que nao devemos nos referir a locais exatos.
 
Nossa foi mal mesmo
fiquei tão empolgado que esqueci dessa regra
eu até ia pedir essas informações por MP, mas por algum motivo pedi pelo forum (não é Boca rs)
flow
 
nao eh o azurescens se eh isso que quis dizer. tambem nao eh o brasiliensis, eu consegui uma copia do "the genus psilocybe" do guzman que tem uma foto em cores do brasiliensis. assim que eu tiver tempo vou fazer um thread com todas especies encontradas no brasil que tenham foto. pois a nao ser que todos tenham microscopio fica dificil identificar so pelas caracteristicas e tamnho dos esporos.

na foto, o psilocybe brasiliensis eh o numero 734, no canto direito
tgp0474plate61.JPG
 
parecem liberty caps, mas o chapéu é um pouco diferente (Psilocybe semilanceata). Nunca vi um ao vivo, então não sei.

O Brasil não consta como local de ocorrência de P. semilanceata no mundo. Será que porque ainda ninguém fez a descoberta?

O semilanceata é bem mais mirradinho, especialmente quando secam. Os da foto inicial parecem mais gordinhos, e parecem não ter aquela película brilhante em cima.

Mas se fosse seria muito legal, não?
 
por enquanto diremos que eh uma varidade de Psilocybe zapotecorum brasileira, ate que eu encontre denovo para confirmar..
 
pocha hehehe quando eu tinha 9 aninhos de idade creceu um Psilocybe semilanceata en um xaxin de uma orquidea que minha mãe comprou e me lembro claramente como se foce onten ele me cauzou un certo facinio e eu nao sabia ben o pq achei legal ae que nao fasia muito tempo eu tinha visto un documentario sobre cogumelos na tv cultura e quando un deles comesou a muchar um poquinho eu o tirei e esfreguei no restante do xaxin na esperansa de crecer mais mas nao creceu nada so terminei de mata o coitado e o ultimo sobrevivente eu arranquei pra faser esperiencias heehehehehe foi minha primeira tentativa de cultivo hehehehe depois so tentei mais duas veses do mesmo modo antes de vir parar aqui otra foi poco tempo d3pois com o famozo orelha de pau que tinha na escolinha e por ultimo no ano retrazado que no aniversario da filha de uma amiga fui a uma chacara onde encontrei alguns puff bals ou seila como chama tipo era umas bolinhas que storam brancas sabe e eu storei elas e esfreguei numa arvore.... agora lendo este foro espero que a natureza me pedoe pelos meus atos matei os bichinhos en vão pelo visto :eek: :mad: pior que eu tava pensando en cultivar o tal Psilocybe semilanceata depois que vi umas fotinhos dele numa especie de bonsai mas nao acho carinbos nen nada
 
Otimo achado obrigado por compartilhar!

Paz e luz!
 
Back
Top