Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psilocibina pode ajudar fumantes a deixarem o hábito

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,060
5
98
Chá de cogumelo pode ajudar a parar de fumar, revela estudo
Brasil Post | De Ione Aguiar

Publicado: 15/09/2014 18:51 BRT Atualizado: 15/09/2014 19:18 BRT

Uma nova pesquisa sugere que a psilocibina, substância alucinógena presente nos"cogumelos mágicos", pode ajudar fumantes a deixarem o hábito.

Mas calma lá... Não adianta sair correndo para São Tomé das Letras com o pretexto de "largar o cigarro".

Apesar de os pesquisadores da Johns Hopkins terem concluído que, sim, a psilocibina funciona, ainda não se sabe exatamente o porquê disso. O estudo foi publicado no Journal of Psychopharmacology.

Geralmente consumidos sob a forma de chá, os cogumelos contém ingredientes psicodélicos chamados psilocibina e psilocina. Quando consumidos, eles causam alterações de humor e percepção: é a famosa "viagem".

Para saber se esse componente psicodélico poderia ajudar fumantes, os pesquisadores chamaram 10 homens e 5 mulheres saudáveis.

Os participantes tinham por volta de 50 anos e, ao longo de cerca de 30 anos, fumaram em torno de 20 cigarros por dia. Eles também já haviam tentado largar o cigarro ao menos seis vezes ao longo da vida.

Durante três sessões, espalhadas ao longo de uma semana, os participantes tomaram doses que variaram de 20 a 30 mg de psilocibina a cada 70 kg de seu peso.

Eles foram encorajados a curtir a viagem: alguns ouviram música, outros preferiram focar em suas experiências internas.

Depois de um semestre, 80% dos participantes haviam parado de fumar. A taxa é bastante alta, principalmente se comparada a outras formas de terapia. A taxa de sucesso de remédios para acabar com o vício gira em torno de 35% após seis meses de uso.

Apesar de os índices da psilocibina serem super positivos, os pesquisadores alertam: os resultados foram obtidos com doses controladas, em conjunto com um programa acompanhamento psicológico.

"Quando usada em um contexto terapêutico, a psilocibina pode levar à reflexão profunda sobre a vida, e despertar a motivação pra mudar", disse o pesquisador Matthew Johnson, autor do estudo.

http://www.brasilpost.com.br/2014/0...geno-cigarro_n_5825734.html?utm_hp_ref=brazil

-------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado ao @Amaral que postou no chat faz alguns dias um link para uma matéria de divulgação em inglês sobre o mesmo assunto.

-------------------------------------------------------------------------------------

Um abstract do artigo pode ser visto aqui: http://jop.sagepub.com/content/early/2014/09/06/0269881114548296.abstract

Roland R Griffiths é um dos autores.
 
Cá entre nós não é lá muita novidade, mas é interessante ver um estudo sobre isso publicado em algum lugar importante.

Por outro lado, o porquê também já está bastante explicado por aí, através dos estudos que indicam quais receptores no cérebro são agonizados pela psilociibina, a semelhança com 5-HT (serotonina) e etc... Mas imagino que falta culhão nos pesquisadores, para assinar embaixo dos "porquês" - que são mais complexos de se explicar, do que apenas apresentar os resultados de experimentos. Acho que eles têm medo de cutucar a indústria farmacêutica, ao explicar como a coisa funciona - e que funciona, porém melhor e com menos efeitos colaterais...
 
Por outro lado, o porquê também já está bastante explicado por aí, através dos estudos que indicam quais receptores no cérebro são agonizados pela psilociibina, a semelhança com 5-HT (serotonina) e etc...


Os efeitos de se interferir na neuroquímica frequentemente são mais complexos do que simplesmente apontar o efeito agonista ou antagonista em um determinado tipo de receptor.

A psilocina, por exemplo, apesar de se ligar aos receptores serotoninérgicos 5HT1a e 5HT2a, provoca, com esta ligação, liberação de dopamina em várias áreas do cérebro. A liberação de dopamina, por sua vez, inibe a acetilcolina. E há possibilidade de vários outros efeitos em cascata, a serem pesquisados.

Por isso os psicofármacos e os psicoativos tem alguns efeitos bem conhecidos, mas farmacologia incerta.
 
Acredito que a vontade própria em querer largar o habito deve influenciar bastante. Acho que pouco adiantara se o individuo quiser realmente o cigarro pra vida dele ou tiver conceito ou opinião a favor do cigarro.
 
Acredito que a vontade própria em querer largar o habito deve influenciar bastante. Acho que pouco adiantara se o individuo quiser realmente o cigarro pra vida dele ou tiver conceito ou opinião a favor do cigarro.

Exatamente. Acho muito errôneo a forma que algumas pessoas veem os medicamentos como uma "pílula mágica", a solução imediata de braços cruzados. Nem os cogumelos são tão mágicos assim se não houver uma força de vontade do indivíduo.
 
Nem os cogumelos são tão mágicos assim se não houver uma força de vontade do indivíduo.

Concordo, mas acredito que quando estamos na força dos cogumelos temos uma ''facilidade'' a mais para aceitar que o cigarro nao é bom, pelo menos para mim vem uma força de vontade de dentro que me mostra isso... na verdade nunca fumei cigarro, mas já bebi de mais a ponto de beber todos os dias, depois de uma experiência forte com os magicos deixei de beber, já faz um ano que nao bebo mais, nem LSD e outras drogas sinteticas que eu fazia uso... acredito tb que nao só o cogumelo tem esse poder acho que outras plantas enteogenas tb tem essa capacidade como a Ayahuasca e a Argyreia que foi as que eu tive oportunidade de experimentar além de outras espalhadas no mundo que tem o mesmo proposito, a Ayahuasca por exemplo me fez parar com a ganja prensada rs... bom ela me mostrou que ela estava realmente me atrapalhando... faz um mes e meio que nao faço uso do mesmo e realmente me sinto mais alerta, me sinto menos preguisoso tb, a qualidade do meu sono tb melhorou devido a nao utilização da ganja...
 
... na verdade nunca fumei cigarro, mas já bebi de mais a ponto de beber todos os dias, depois de uma experiência forte com os magicos deixei de beber, já faz um ano que nao bebo mais, nem LSD e outras drogas sinteticas que eu fazia uso... acredito tb que nao só o cogumelo tem esse poder acho que outras plantas enteogenas tb tem essa capacidade como a Ayahuasca e a Argyreia que foi as que eu tive oportunidade de experimentar além de outras espalhadas no mundo que tem o mesmo proposito, a Ayahuasca por exemplo me fez parar com a ganja prensada rs...

Apenas acrescentado ao que você disse. Não podemos esquecer que boa parte do nosso comportamento destrutivo, é causado por problemas internos mal resolvidos/compreendidos. Como bem sabemos, os enteógenos são ótimas ferramentas para remover temporariamente o filtro ignorante, nos permitindo assim olhar para o espelho. Conforme as ideias vão se organizando, deixamos de lado certos comportamentos.
 
Bom.... sou fumante desde os 15 anos de idade, já parei de fumar 3x e a última durou 1 ano e alguns meses. Todas as vezes que parei de fumar não usei nenhum tipo de medicação, seja ela em comprimidos, adesivos, chicletes e etc... Minha média de consumo desta porcaria é bastante alta... 1 a 2 maços em dias comuns e esse numero aumenta significativamente em períodos de estresse.

E digo por experiência própria que a vontade realmente é o fator chave para o individuo largar o vício do cigarro. Na minha experiência a parte mais difícil não é o vício químico da nicotina e sim o vício psicológico que o hábito de fumar "aglutina" em você... é uma coisa muito estranha, o cigarro age como um companheiro que está do seu lado em todas as horas e quando você corta ele por completo a sensação que se tem é que você perdeu "um grande amigo" e isso trás uma ansiedade absurda!!

Então acredito sim que a psilocibina e outras substâncias podem AJUDAR o sujeito abandonar definitivamente o vício, mas não por combater o vício químico em si... mas por agir nesta questão da ansiedade que acaba fazendo o ex-fumante voltar ao vício!
 
eu gosto de dar uma fumadinhas as vezes
pra mim é ate terapeutico, pega a palha do milho, corta o fumo, da uma mastigadinha, depois dá uma pitada, sente um coice de um cavalo no peito e é bom pra dar uma pensadinha de leve.
agora aquele viciado no capeta vermelho ( malboro ) ai sim tem que dar um sofrida mesmo pra parar.
 
Sim, com certeza há os efeitos químicos, neuroreceptores e ai por diante. Mas além disso, na minha opinião, há o caráter subjetivo dos enteógenos. Afinal, não é regra geral, mas é difícil você ver um indivíduo que conhece os cogumelos, estuda, consome frequentemente e é internado em álcool e cigarro, ou outras drogas agressivas.
Eu entendo que a partir do momento que enreda-se pelo uso dos enteógenos é facil perceber que a consciência parte, como que automaticamente, a valores mais "puros". Não sei se alguém mais já percebeu isso? São culturas que não se sintonizam, são muito antagônicas.
 
Eu fumei por muito tempo, na média de 10 cigarros por dia, às vezes um pouco mais. Parei definitivamente tem 7 meses, após a segunda tentativa. Nunca havia tentando antes. Primeiro parei por um mês, voltei e aí parei definitivamente, na segunda tentativa.

Tomei medicamento (ibupropiona) e adesivos e no começo consumia cogumelos semanalmente e digo que os insights que o cogumelo me dava foram definitivos no meu sucesso em parar de fumar. Durante a trip eu tentava dar umas fumadas e aquilo me enojava de mim mesmo. O ato de fumar se mostrava de uma ignorância e falta de respeito comigo mesmo, que eu me sentia muito culpado ao fumar e isso durava dias pós trip.

Mas como os colegas citaram anteriormente, não foi o cogumelo único e exclusivo responsável pelo sucesso dessa empreitada. Foi o conjunto das atitudes, com o remédio, adesivos, acompanhamento médico e terapêutico, mais os cogumelos, que me fizeram chegar onde estou.

Mas sei que não foi fácil. Tive síndrome de abstinência, levei uns 3 meses pra voltar ao normal e manter a decisão de não fumar é um trabalho de todo dia, afinal de contas me reconheço como um viciado em recuperação do vício mais pesado de todos que é o da nicotina.
 
Eu fui fumante por 16 anos. Larguei. Tentei muito, muitas vezes, e há mais de uma década aprendi a regra: fumou um, voltou a fumar. E sob esta regra eu parei em Fevereiro deste ano, antes de conhecer a psicodelia dois meses depois, e sob esta regra eu fiquei até conhecer os cogumelos mais alguns meses depois.

Depois que eu parei desta vez, no começo do ano passado, com a psicodelia em geral ficou mais fácil ainda nem sequer pensar em fumar. Contudo, quando cheguei na enteogenia em especial com cogumelos, vi meu cérebro se fortalecer. Aí foi estranho porque, basicamente, isso foi algo que nunca fiz em 15-16 anos de tabagismo, eventualmente a cada dois meses, numa saída com algum amigo ou amiga que fume, eu fumo um, e às vezes nem até o fim, que me dá um pouco de nojo.

Sei lá... Só pra dar uma tragadas e, de alguma forma, porque eu tenho certeza de que não vou fazer algo que não quero. No caso, realmente, não quero o cigarro. Mas, não, não tenho mais a regulação do cérebro pra viciar tão rápido devido à enteogenia com psilocibina, como se minha memória celular anterior tivesse sumido... Só sei que fumo, não quero mais fumar, nem peço, nem penso...

É como foi dito, a pessoa tem que querer parar. Agora, de fato, a psilocibina, se o sujeito usar para enteogenia, ajuda e muito por si mesma. Caso contrário, há uns 5-6 meses atrás no meu primeiro "cigarro de boa", tinha voltado a fumar. E, de alguma forma, aquilo sempre que fumo não encaixa mais... Eu teria que me forçar a ficar viciado de novo naquilo... Muito estranho como é diferente da experiência que tive nos 16 anos anteriores quando tentei parar, em que não podia dar nenhum trago, ou voltava com 2 maços no dia seguinte.

E dou graças a Deus por ter parado de vez... Dinheiro e saúde, tudo melhora... :coffee:
 
Que bom que largou pelo menos o cigarro, né @ExPoro... Não, pera..
realmente, não quero o cigarro. ... Só sei que fumo, não quero mais fumar, nem peço, nem penso...
Eu também depois que como chocolate, não quero mais chocolate, nem peço, nem penso... Mas larguei o chocolate viu? Só faço uso consciente agora. Como chocolate porque tenho certeza que não vou fazer algo que não quero... Nem como uma barra inteira, me dá um pouco de nojo. Parei definitivamente, mas uns dias atrás comi um "chocolate de boa", mas não voltei a comer chocolate.

É diferente de antigamente, quando eu comia 2 barras por dia... Acho que é porque agora não dá mais tempo nem prazer de comer chocolate, porque eu como cogumelos com farinha e fumo cigarro de cacau, todo dia ;)
 
Que bom que largou pelo menos o cigarro, né @ExPoro... Não, pera..

Eu também depois que como chocolate, não quero mais chocolate, nem peço, nem penso... Mas larguei o chocolate viu? Só faço uso consciente agora. Como chocolate porque tenho certeza que não vou fazer algo que não quero... Nem como uma barra inteira, me dá um pouco de nojo. Parei definitivamente, mas uns dias atrás comi um "chocolate de boa", mas não voltei a comer chocolate.

É diferente de antigamente, quando eu comia 2 barras por dia... Acho que é porque agora não dá mais tempo nem prazer de comer chocolate, porque eu como cogumelos com farinha e fumo cigarro de cacau, todo dia ;)

Pois é, a diferença é que com cigarro não dá pra fazer isso que você faz com chocolate, e nem vou tentar :). Sabe, quis me referir a essas vezes outras que até quem nunca foi fumante eventualmente dá uma tragada, fuma um ou dois numa noite. Eu como não saio em noitada, só quando tenho alguma visita que fume e traga, mas nem todas, a maioria não, é raro. Mas faço porque tô doido e porque tenho maus hábitos, que hoje em dia eu tenho uma alta repulsa a cigarro. Se outras partículas menos tóxicas que nicotina e alcatrão eu deixei, imagina algo que tem até veneno de rato...

Mas acho que você entendeu. O mecanismo cerebral é ajudado. Mas, se a pessoa vai parar, depende dela. Eu por acaso quis, e parei; e você dizer que eu fumar uma vez a cada dois meses se eu sair, se eu fumar, eu mantenho então o hábito, entendo seu ponto de vista. Discordo, enfim :coffee:. Não sou mais tabagista. E nem imagino minha vida com o cigarro de novo, que não é só o fumo em si...

Eventualmente eu vou parar até com esses tragos esparsos... Afinal, faço na hora lá porque quero sentir a brisa do cigarro sabendo que depois não vou fumar de novo... Mas, é algo que me desagrada, não gosto mais de fumar cigarro... :eca:
 
Última edição:
Back
Top