Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Psilocibina e idosos

dimetilaminel

Hifa
Cadastrado
19/08/2014
20
14
43
Algumas pesquisas já demonstraram que a psilocibina tem potencial neurogênico. Gostaria de saber se isso seria uma ideia viável para tratamento de pessoas idosas com alzheimer e semelhantes. Outra coisa também que quero saber é se é seguro pra uma pessoa idosa consumir cogumelos psicodélicos. A dúvida surgiu por eu ver o estado da minha avó que já está perdendo boa parte da memória recente, fico imaginando se o consumo de cogumelos seria uma coisa benéfica ou pioraria o quadro de vez...
 
Última edição:
O local certo é em 'Saúde e cogumelos' - https://teonanacatl.org/forums/saúde-e-cogumelos.39/ - para onde movi o tópico.

Nunca vi nada a respeito de psilocibina usada para tratar alzheimer ou outros quadros de demência. E como pessoas com esses quadros muitas vezes já não está em condições de decidir por si mesmas se querem ou não experimentar um psicoativo acho que não se deve levá-las ou forçá-las a tomar algo que pode provocar uma grande confusão mental.
 
Algumas pesquisas já demonstraram que a psilocibina tem potencial neurogênico.

Tem a referência dessas pesquisas que você citou?

Nunca vi nenhum artigo sobre cogumelos x alzheimer ou cogumelos x idade, mas acredito que seja um tanto complexo explicar para uma avó com alzheimer (digamos, 80 anos) os efeitos e prováveis benefícios de cogumelos. Além disso tem a questão cultural, é uma "droga" e as pessoas mais velhas não costumam ver essas coisas com bons olhos... A menos que ela tenha sido uma mãe liberal, e curtido os anos 60-70, já tendo experiências passadas com alucinógenos.

Fora isso, com a perda de memória recente, acho que seria arriscado. A pessoa poderia tomar os cogumelos e esquecer que tomou, desencadeando um episódio psicológico.
 
Não tenho uma referência exata pra te dar mas já ouvi dizer isso de várias fontes. Realmente essa última frase que você disse é algo importante a se pensar, a pessoa pode pirar de vez se for pensar por esse lado.
Forçar jamais, isso seria no mínimo criminoso.
 
Não tenho uma referência exata pra te dar mas já ouvi dizer isso de várias fontes.


Esse "já ouvi dizer isso de várias fontes" (desconhecidas) é que tende a ser perigoso ...
 
Eu já dei um chá de selvagens pra um idoso em São Jorge ( alto paraiso de goias, chapada ) o cara me ensinou tanta coisa que eu jamais pude botar fé, foi a primeira vez dele, mas o velhinho já era macaco velho no vegetal. Como as coisas são engraçadas, antes de ingerir ele me pedindo conselhos, e depois de ingerido ele me dando conselhos, essa coisa é magica mesmo, tem jeito não. E olha que estou falando de um idoso de 78 anos que faz cadeira de balanço e fuma todos tb, cara anda de bike que nem o lance armstrong nas ruas de terra da chapada, o lugarzinho que tenho saudade.
 
Para quem tem mente aberta, ou não tem preconceitos com alucinógenos e outros enteógenos, consumir como uma forma de evolução mental (tanto na mente física como na "virtual") é com certeza uma boa opção.

São poucos os das gerações de quem hoje tem 70> anos que não possuem preconceitos com esse tipo de substância. De qualquer forma é um campo de estudo recente, e mais pesquisas devem ser desenvolvidas antes que se possa afirmar algo.
 
Se eu tivesse formação de médico e psiquiatra ia buscar uns voluntários 70+ pra fazer experimentos com cogumelos :D
 
Se eu tivesse formação de médico e psiquiatra ia buscar uns voluntários 70+ pra fazer experimentos com cogumelos :D

E quem disse que precisa ter formação de médico ou psiquiatra?

A não ser pela questão legal (bem nebulosa por sinal), nada o impede :)
 
E quem disse que precisa ter formação de médico ou psiquiatra?

Tais pesquisas em humanos em humano pedem uma certa formação que seria difícil de encontrar em outros cursos que não os da área biomédica. Ou então em psicólogos.

Para fazer uma pesquisa acadêmica dessas não basta o indivíduo ter vontade de fazer ou se declarar um expert em cogumelos. Tem que apresentar as credenciais para tal.
 
Eu não acho que tenha problema, mas também não acho que funcione do jeito que você pensa. Quando a psilocibina é utilizada em tratamentos, a dosagem é feita para não ter efeitos visuais e psicológicos. Vai se administrando aos poucos de forma que a pessoa crie resistência e apenas os efeitos medicinais sejam alcançados.
Pelo que vi, você quer causar os efeitos em um idoso. A primeira coisa que me veio na cabeça é o preconceito que muitos deles têm, na epoca deles a informação era muito menor. Acho que a melhor forma é apresentar de forma sutil, sem mencionar que é um chá de cogumelos alucinógenos. E utilizar uma dosagem bem, bem baixa, na base do 1g seco no máximo. Mas não sei se teria algum efeito positivo. A preparação psicológica é muito importante, a pessoa precisa aceitar, entender e concordar com a proposta, caso contrário vai dar ruim.
 
Quando a psilocibina é utilizada em tratamentos, a dosagem é feita para não ter efeitos visuais e psicológicos. Vai se administrando aos poucos de forma que a pessoa crie resistência e apenas os efeitos medicinais sejam alcançados.

Em que tratamentos?

Já viu os trabalhos do Griffiths?

Um exemplo, em português: https://teonanacatl.org/threads/alu...american-brasil-edição-104-janeiro-2011.5336/

E tem outros pesquisadores na área, mas pelo que li a idéia de quase todos é explorar os efeitos psicológicos e místicos da ingestão de psilocibina. Com eles não tem isso de dosagem para não ter efeitos visuais e psicológicos.



Acho que a melhor forma é apresentar de forma sutil, sem mencionar que é um chá de cogumelos alucinógenos.

E sou totalmente contra a servir psicoativos a pessoas sem que as mesmas saibam o que é.

É claro que tem psicofármacos com possíveis efeitos psicoativos até fortes, e em alguns casos as pessoas para quem s~´ao receitados não estão em condição de absorver certos conceitos, mas aí são receitados por um médico que deve acompanhar o tratamento.
 
E utilizar uma dosagem bem, bem baixa, na base do 1g seco no máximo.

1g eu não acho nada baixo para quem é inexperiente e ainda mais um idoso. Já que o metabolismo dos idosos são mais lento.

E sou totalmente contra a servir psicoativos a pessoas sem que as mesmas saibam o que é.

Concordo plenamente.

Como já citaram em outros tópicos, infelizmente, cogumelos NÃO SÃO para todos. Isso não é egoismo! Temos que entender que cada ser neste universo está vivendo o seu momento particular na estrada da evolução. Não podemos sair empurrando as pessoas se elas não estão preparadas para caminhar rápido demais, elas podem tropeçar.
 
Não é a questão de dar "sem saber o que é". É explicar de uma forma alternativa.
E claro que eu não conheço a pessoa, mas eu não acredito que seja simples de explicar que você estará dando um alucinógeno para um idoso. O cogumelo alucinógeno tem um estigma bem forte sobre ele. Muitas pessoas acreditam na história de "não voltar", virar louco pra sempre. Eu disse que a pessoa deve entender a idéia e concordar, não dar sem avisar. Mas respeito a opinião de cada um.
Eu conheço os tratamentos com os efeitos psicológicos. Os tratamentos aos quais me referi, são de cefaleia em salvas, pelo menos foi o que li em algum lugar, posso estar errado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cefaleia_em_salvas
 
Eu conheço os tratamentos com os efeitos psicológicos. Os tratamentos aos quais me referi, são de cefaleia em salvas, pelo menos foi o que li em algum lugar, posso estar errado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cefaleia_em_salvas


Grato pela informação.

Eu não tinha lido ainda o "Response of cluster headache to psilocybin and LSD" -http://www.psychonautdocs.com/docs/sewell_2006_response_of_cluster_headache_to_psilocybin_and_lsd.pdf, apesar do mesmo ter sido referenciado em um tópico. Sugiro que você o poste em Artigos e E-Books.
 
Eu fiquei de criar este tópico há 10 meses atras, sob indicação dos moderadores, mas esqueci completamente. kkk vamos lá...
-----------------------

Gostaria de discutir/recolher informações e opiniões sobre patologias e problemas de saúde desencadeados pelo uso de cogumelos alucinógenos por pessoas de mais idade. Talvez o tempo tenha trazido consigo uma fragilidade que, com o uso de cogumelos, acabe por sucumbir de forma negativa no corpo dos idosos. Sei que o uso pode acarretar o aumento da pressão sanguínea, e imagino que isso pode ser um problema para cardíacos, por exemplo.

A dúvida surgiu junto com a ideia de apresentar os mágicos à minha tia, que atuou como professora de química durante toda sua vida e que, apesar de ter interesse nos psicodélicos, não tinha até então a disposição de usa-los. Ela tem 60 anos e é obesa.

Até que ponto vocês acham arriscado a ingestão de cogumelos por idosos?
Há contra-indicações comuns entre essa faixa de idade mais alta?
Alguém aqui conhece algum caso que possa ser informacional?


Acredito que as respostas para essas perguntas possam servir de auxílio para outras pessoas em circunstâncias parecidas, então qualquer coisa é válida. Obrigado desde já!
 
Legal a ideia do tópico. :bigode:

Até que ponto vocês acham arriscado a ingestão de cogumelos por idosos?

Então, já que o verbo é "achar", eu acho que deve mais é fazer bem, nada arriscado :D - exceto o risco normal de qualquer psiconauta inexperiente em dosagens com preparação errada. Particularmente observo sempre após as minhas experiências mais vivacidade minha, inclusive minha musculatura eu sinto bem tonificada nas dosagens mais altas. Deve mais ajudar a rejuvenescer o cérebro do idoso, mas não de uma forma "fora do normal", mais como um brilho de volta à mente. :idea:

Tem alguns membros com mais de 60-70 anos na comunidade, eles podiam se manifestar. :coffee:
 
tem 60 anos e é obesa.
60 anos é idoso? Obesidade por si só não é fator de risco, depende de haver ou não outra condição de saúde associada.
Até que ponto vocês acham arriscado a ingestão de cogumelos por idosos?
Creio que quanto a idade não haja restrição, mas sim a cultura e outras condições de saúde que só aparecem com a idade (e às vezes antes).
acredito que seja um tanto complexo explicar para uma avó com alzheimer (digamos, 80 anos) os efeitos e prováveis benefícios de cogumelos. Além disso tem a questão cultural, é uma "droga" e as pessoas mais velhas não costumam ver essas coisas com bons olhos... A menos que ela tenha sido uma mãe liberal, e curtido os anos 60-70, já tendo experiências passadas com alucinógenos.
Há contra-indicações comuns entre essa faixa de idade mais alta?
Contraindicações óbvias, e não apenas para idosos, mas que nesse caso talvez sejam mais graves: hipertensos / cardíacos em geral, ou com histórico de problemas neurais e/ou psicológicos na família. Glaucoma também não parece uma boa.
Alguém aqui conhece algum caso que possa ser informacional
Tenho certeza que sim.
Legal a ideia do tópico. :bigode:
:whistle:
 
Back
Top