Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Prototaxites, fungos de até 10 metros.

Dhemerson

Primórdia
Cadastrado
24/02/2012
28
32
30
Rio Claro- SP
Entre o Siluriano e o Devoniano (a cerca de 430 milhões de anos atrás) a terra passava por um período evolutivo importante, onde a diversificação das espécies teve uma grande expansão.

A vida na terra era basicamente marinha, apresentando fauna e flora riquíssimas. No ambiente terrestre dos continentes era apenas o começo das adaptações necessárias para se iniciar uma vida fora d'água; o conceito de vida girava em torno de pequenas plantas (de 2mm a 50cm), pequenos invertebrados e é claro nossos magníficos FUNGOS!!!

Um grupo de fungos que se destacou foram os Prototaxites, cujo tamanho da frutificação chegava a atingir 10 METROS de altura por 1 METRO de diâmetro. Seu reino e classe são ainda desconhecidos, sendo agrupados como Incertae sedis (do latim, posição incerta), provavelmente são os ancestrais diretos do atual subreino Dikarya, o qual agrupa todos os fungos que apresentam frutificação (tal como cogumelos e mofos).

Porque existiam frutificações com 10m no passado e hoje não existem mais?
Simples!
- espaço, pois a não haviam arvores na época, o que possibilitou um crescimento acentuado.
- alimento abundante , já que não existiam competidores.
- condições climáticas ideais, progressão de chuvas e temperaturas em torno de 15 grau acima das atuais.
- reprodução elevada, a taxa reprodutiva era absurdamente alta, dobrando a população de fungos em poucos meses.

Conhecem-se hoje, apenas duas espécies deste grupo; sendo elas prototaxites southworthii e prototaxites loganii.
O tempo existência dos prototaxites foi de 50 milhões de anos (entre 420 e 370 milhões de anos atrás), eles extinguiram-se à medida que arbustos e árvores vasculares começaram a disputar o mesmo substrato onde eles se fixavam.


070423.fungus-prototaxites.jpg

Fonte: Boyce, K.C.; Hotton, C.L.; Fogel, M.L.; Cody, G.D.; Hazen, R.M.; Knoll, A.H.; Hueber, F.M.. (May 2007). "Devonian landscape heterogeneity recorded by a giant fungus" (PDF). Geology 35 (5): 399–402.
 
- espaço, pois a não haviam arvores na época, o que possibilitou um crescimento acentuado.
- alimento abundante , já que não existiam competidores.

Nesta parte devo discordar, pois c existiam poucas plantas e insetos na terra, como poderiam os fungos detritivoros terem abundancia de alimentos?.
 
Back
Top