Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias, diz Proteste

Rubinato

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/12/2010
34
41
São Paulo
11/04/2012 - 16h11 / Atualizada 11/04/2012 - 20h03

Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias, diz Proteste


Do UOL
Em São Paulo

Comentários
116

Sabonetes bactericidas prometem acabar com as bactérias e germes presentes no corpo, mas, segundo teste da Proteste, nem todos eles cumprem a promessa. Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. O Dove hidratante também não eliminou bactérias.
Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra, entre eles dois sabonetes hidratantes – Dove e Granado Tradicional – eleitos o melhor do teste e a escolha certa pela Proteste no ano passado.
Os três produtos mais bem avaliados são em barra. E esses produtos devem ser usados com frequência apenas nas mãos.
  • aimguol.com_2012_04_11_proteste__sabonetes_bactericidas_1334169901108_608x695.jpg
Oito sabonetes eliminaram a bactéria Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas. "A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex. O sabonete, líder nesse segmento, garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste", diz a publicação do instituto de proteção ao consumidor.
Dos cinco sabonetes que anunciavam proteger a pele contra o S. aures, somente o Dettol em barra confirmou sua ação. Protex e Lifebuoy, nas versões sólidas, ainda garantem eliminar a S. marcescens, o que só o Lifebuoy conseguiu. Vale ressaltar que Granado Antisséptico, Ypê, Racco e Protex não indicam em seus rótulos para quais bactérias devem agir. No entanto, fora o Protex, esses produtos demonstraram ação bactericida.
  • aimguol.com_2012_04_11_proteste___tabela_com_sabonetes_bactericidas_1334169831587_615x456.jpg
Para fazer o teste de eficácia bactericida, utilizamos uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20oC, a maior quantidade de bactérias.
Outro lado
A Colgate, companhia da linha Protex informa que ainda não tem um posicionamento sobre os resultados do teste da Proteste. A Unilever, detentora da marca Lifebuoy, esclarece que o produto fabricado pela empresa atende todas as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes. "A empresa não recebeu da Pro Teste o laudo de análise do produto citado, portanto desconhece os critérios e metodologias utilizadas para se posicionar sobre tais resultados". Já sobre o Dove, a assessoria da marca afirma que o produto não divulga ter propriedades bactericidas.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/c...-sabonetes-nao-protegem-contra-bacterias.jhtm

aimguol.com_2012_04_11_proteste__sabonetes_bactericidas_1334169901108_608x695.jpgaimguol.com_2012_04_11_proteste___tabela_com_sabonetes_bactericidas_1334169831587_615x456.jpg
 
Eu nunca confiei nesses sabonetes, nada como o bom e velho cloro
 
Upvote 0
Upvote 0
Eu nunca levei a sério essa história de tomar banho com protex antes de mexer nos cultivos. Claro que devemos ter o maior cuidado possível com a assepsia, porém tem algumas coisas que me parecem exageros, meio que criados para manter os fanfarrões afastados.
 
Upvote 0
Lavar as mãos com sabão (sabonete, sabonete bactericida etc.) antes e depois das refeições e após usar o banheiro é bem útil para evitar certas doenças. Principalmente em áreas sem saneamento básico.

Mas pode ser um sabão de coco básico mesmo :p

 
Upvote 0
Por falar em álcool 70% encontrei uma loja aqui na minha cidade galão de 5 litros de alcool 70% R$12,50. Achei mto barato.
 
Upvote 0
Cuidado com a combinacão de alcool e cloro outro dia quase explodiu a garrafa ela inchou,inchou, não misture acontece uma reação quimica muito forte muitos gases cuidado:eek:
 
Upvote 0
Hehehe mas pra que misturar álcool com cloro ? Os dois desempenham a mesma função. Ou estou enganado ?
 
Upvote 0
Sim,
eu usava os dois juntos depois dessa, passo primeiro cloro depois alcool em tudo só pra garantir;)
 
Upvote 0
Upvote 0
Tem também os vírus. Assistiu o filme "Contágio"?

Assisti sim. Filme bacana, bom para passar o tempo.

Concordo com o comentário do Ecuador logo acima. Creio que a paranoia com higiene excessiva traz consequências indesejáveis. Há muitos estudos sobre isso, perguntem ao google. :)
 
Upvote 0
Eu nunca levei a sério essa história de tomar banho com protex antes de mexer nos cultivos. Claro que devemos ter o maior cuidado possível com a assepsia, porém tem algumas coisas que me parecem exageros, meio que criados para manter os fanfarrões afastados.

Olha, não recomendo isso a ninguém, mas...

Eu sou meio OGRO quando faço meus cultivos, malemá lavo as mãos, nunca usei touca, nunca usei protex, eu faço inoculação sem luva, ao ar livre e o caramba... geralmente perco uns 20~25%% dos copos mas sempre consigo vingar a maioria!

Eu sou muito preguiçoso com esses baratos de higiene na hora do cultivo, rs... :ROFLMAO:

Mas sei lá... já vi tanto cultivo asséptico por aqui que acabou contaminando tudo que, desencanei do lance da assepsia exagerada, óbvio que eu não meto o dedo sujo de barro dentro do cultivo, eu tenho um pouquinho de noção também, mas larguei mão de tentar ser perfeito.

Pra compensar a preguiça na assepsia, eu simplesmente faço copos a mais e dá tudo certo no final ;)

OBS: Não façam isso em casa!
 
Upvote 0
Tudo limpinho é mais bonitinho, MangueBeat ! Mas quem já tem uma certa familiaridade com os fungos não vai precisar tomar banho de álcool.

PROTEX, para uma propaganda infundada, e incabível. (Já estou com a frase na cabeça).
 
Upvote 0
Upvote 0
Back
Top