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Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

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Projeto Xingu na TV Cultura - Xamanismo

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Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
http://www.tvcultura.com.br/publicidade/outros_noticias.asp?mediaartigoid=69

Bom, pra quem persegue a enteogenia e gosta de cultura indigena, nesse domingo 09/09/2007 as 18:00h. na Tv CUltura será transmitido o episodio Sobre as Tribos do Xingu que fala exatamente sobre xamanismo e magia e as plantas e rituais utilizados pelos xamans. É bem interessante

Se alguem gravar e disponibilizar esse epsodio em alguma midia de vidio eu agrdeceria pq queria muito t-la no pc.

:) paz e luz
 
Óóó....valeu pela informação...mto interessante!!! Vou tentar gravar, qquer coisa coloco aqui p vcs se eu conseguir....
Abs
 
Pois é..
Eu não tenho satelite brasileira ainda..:(
 
Sabe, sou fiçurado em xamanismo... o problema é que moro na "selva"... e a TVCultura nem pega! que droga.... vou ir ver na casa dos visinhos!;)
 
Pow aqui em casa tbm não pega muito bem a antena é espinha de peixe, é uma pena esse documentrio tá rolando tem um mês, já perdi varios episodios :(

figurinha, se tu mora na selva isso é uma vantagem não um problema pra quem gosta de xamanismo.
 
Pow aqui em casa tbm não pega muito bem a antena é espinha de peixe, é uma pena esse documentrio tá rolando tem um mês, já perdi varios episodios :(

figurinha, se tu mora na selva isso é uma vantagem não um problema pra quem gosta de xamanismo.

rsrsrsrsrsr concordo...:D
 
Aproveitem o embalo, e assistam nesta segunda:

[SIZE=-1][SIZE=-2][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]10/09/2007 - Gravado [/FONT][/SIZE][/SIZE]
[SIZE=-1][SIZE=-2][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][/FONT][/SIZE][/SIZE][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-2]ISABEL ALLENDE BUSSI [/SIZE][/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-2]deputada federal chilena[/SIZE][/FONT]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-2]
O Roda Viva entrevista nesta segunda-feira a deputada federal chilena Isabel Allende Bussi. Filha do ex-presidente Salvador Allende, ela viveu 15 anos no exílio, com a mãe.

Ela iniciou a luta pelos direitos humanos e pela volta da democracia no Chile ainda no México, durante o exílio. Lá, também estudou ciências políticas e fez mestrado em sociologia.

Isabel Allende Bussi viu de perto a tomada do poder pelo general Augusto Pinochet, que provocou a morte de seu pai, Salvador Allende, e resultou numa ditadura que durou 17 anos e deixou pelo menos 3 mil mortos ou desaparecidos.

Nesta terça-feira, dia 11 de setembro, faz 34 anos que um golpe militar derrubou o governo socialista de Salvador Allende, no Chile, em 1973.

Isabel Allende Bussi está em seu quarto mandato na Câmara de Deputados e preside a Fundação Salvador Allende.


Entrevistadores: Lourival Sant'Anna, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; João Batista Natali, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo; Marcelo Cavallari, editor de internacional da revista Época; Vicente Adorno, editor da TV Cultura e comentarista internacional da rádio Cultura FM; Guido Nejamkis, correspondente da Reuters no Brasil; KáTia Mello, editora-assistente de comportamento da revista IstoÉ; Fernando Greiber, diretor de Ação Cultural da Fiesp.

Apresentação: Paulo Markun
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PEna que a tv cultura e o futura não tem a mesma popularidade e alcance de transmição da globo, possivelmente a massa seria bem menos desinformada.
 
PEna que a tv cultura e o futura não tem a mesma popularidade e alcance de transmição da globo, possivelmente a massa seria bem menos desinformada.

É sim...+
Eu diria que a massa seria mais racional!:pos:
 
Quem viu ai o programa ?

Achei os relatos muito interessantes , porém o programa foi meio "por alto".
Poderia ter falado mais sobre as plantas, e rituais.

No entanto o relato do indio que progressimamente foi se tornando um pajé foi muito interessante, o fato do transe através do fumo me pareceu muito com a Trip com enteogenos, os sonhos lucidos foi oque mais me impressionou.

Apesar de eu não dar muito mais bola do Castaneda, o relato das provas do indio me suou a "la D.juan".

Quem puder ver, vale a pena
 
Quem viu ai o programa ?

Achei os relatos muito interessantes , porém o programa foi meio "por alto".
Poderia ter falado mais sobre as plantas, e rituais.

No entanto o relato do indio que progressimamente foi se tornando um pajé foi muito interessante, o fato do transe através do fumo me pareceu muito com a Trip com enteogenos, os sonhos lucidos foi oque mais me impressionou.

Apesar de eu não dar muito mais bola do Castaneda, o relato das provas do indio me suou a "la D.juan".

Quem puder ver, vale a pena

Pô, deve ter sido fera! pena eu não poder ver!:(
 
Encontrei um texto na net que fala bem sobre alguns temas abordados no capitulo:

Os povos do Parque reconhecem a interferência de uma multiplicidade de seres espirituais na vida dos humanos. Há uma profusão de espíritos, desde os de plantas, peixes, animais de pêlo, estrelas, objetos, até os mais importantes, associados às flautas proibidas às mulheres e ao ritual feminino do Yamuricumã. São os espíritos que causam a maioria das doenças, ao aparecerem para os humanos na floresta, e são eles que ajudam os xamãs a curá-las. Os espíritos são invisíveis, só aparecendo para os doentes e os xamãs em transe.

Os seres espirituais estão usualmente em toda parte, menos dentro da aldeia, onde surgem apenas em situações extraordinárias de doença, xamanismo e ritual. Sua relação com os humanos ocorre em bases predominantemente individuais, sob a forma básica da doença. Consideram que todas as doenças decorrem de um contato com o mundo sobrenatural, seja pela atuação de um feiticeiro ou pelo encontro acidental com um espírito. ::02

::03


Para efetuar a cura, o xamã contata o espírito causador da doença por meio de um transe estimulado pelo uso de grandes cigarros de tabaco. Geralmente, a cura se dá pelo sopro de fumaça sobre o doente, ou pela retirada do feitiço, ou ainda pela identificação do espírito que foi induzido pelo feiticeiro a entrar no seu corpo.

O xamã, assim, exerce o controle das relações entre a aldeia e o mundo sobrenatural: ele regula as relações entre homens e espíritos que habitam as águas e a floresta; através de seu diagnóstico, os espíritos causadores de doenças são socializados pelo ritual. O feiticeiro, por sua vez, representa o paradigma do ser marginal: é o homem da porta traseira, que invade as casas, que coloca feitiço nas roças, que se transforma em animal no mato. Na maioria dos casos, os principais suspeitos de feitiçaria são habitantes de outras aldeias ou oriundos de outras etnias.

No Alto Xingu, o indivíduo curado passa a estar em dívida com o espírito que causou/curou a doença. Ele deve então patrocinar uma cerimônia em que homenageia o espírito por meio de cantos, danças e adornos corporais. Essa cerimônia é o momento em que o grupo doméstico distribui comida a toda a aldeia. O espírito é encarnado-representado pela comunidade, e ambos são alimentados pela família do doente.

A doença, portanto, não pode ser tomada como um mal absoluto, ou não é apenas isso. Grande parte do sistema ritual alto-xinguano é acionado por idéias vinculadas à doença e o circuito de reciprocidade ativado por essas cerimônias tem uma papel crucial na dinâmica social das aldeias, fazendo a mediação nas relações entre indivíduo e sociedade (Viveiros de Castro 2002:81).
 
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