Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemas para desenvolvimento

Fajardo

Esporo
Cadastrado
06/07/2018
4
2
23
Ola, sou novo no forum e gostei muito do conteudo, venho procurando conhecimento ja que estou no momenento cultivando a especie TKSS!

Minha duvida e a seguinte:
Como não tinha dinheiro para comprar o aquecedor de aquário, montei a incubadora tudo improvisado! Peguei 1 caixa de papelão grande e coloquei uma LAMPADA dentro da caixa, assim mantendo a temperatura de 28 a 30 graus (isso varia do dia).
Sei que o bolo tem que ficar TOTALMENTE na escuridão! Pois bem, tenho 6 bolos atualmente dentro da caixa de papelão, tampei todos os 6 com uma camada de papel alumínio, assim impedindo qualquer contato direto com a LUZ, creio que com essa camada de alumínio proteja os bolos da luz e os deixam na escuridão total.

Agora vamos a outra parte da duvida, tirando esses 6 bolos que citei a cima, peguei uma vasilha de plastico e fiz o mesmo processo, só que dessa vez não coloquei na caixa de papelão, coloquei dentro de uma gaveta do meu guarda roupa, deixando de "qualquer jeito".

Parte final da duvida, o negocio e que os 6 bolos que estão dentro da caixa de papelão não aparentam ter desenvolvimento, enquanto a vasilha de plastico que estava dentro do guarda roupa, com 1 semana os fungos já começaram a se desenvolver!

Poderiam me dar dicas do que esta errado? Se a luz batendo direto no alumínio pode ter parado o desenvolvimento, se a luz pode ta atrapalhando na humidade... realmente não sei por que os bolos da caixa de papelão não começaram a se desenvolver!

Especie: TKSSS
Temperatura: de 28 a 30 graus
Tempo do cultivo: 1 Semana
 
Olás! Bem vindo!

Não tenho um palpite sobre qual seria o problema, mas eu tiraria alguns da caixa e os colocaria nesse armario onde estava o que deu certo (3 potes, por ex).

Se eles se desenvolverem mais no armario que na caixa de papelão, talvez fique mais facil descobrir o porquê. Pode ser temperatura, por exemplo.

Se eles continuarem nao se desenvolvendo nem em um lugar, nem em outro, o problema está no substrato.

O pote de plastico q deu certo e os outros 6 potes sao mais ou menos do msm tamanho? Os menores aparentam crescer mais rápido.

E esse papel aluminio q vc colocou em cima dos potes permite a troca gasosa normalmente? Nessa fase parece q precisa de pouca troca, mas alguma é necessária.
 
Rapaz, oque pode estar acontecendo e que a tenperatura dentro da caixa esta ficando muito quente, assim o micelio tem dificuldades para se desenvolver. Voce tem como medir esta temperatura ?
Mas fora isso, se voce fez todas as etapas corretamente, é so aguardar que cedo ou tarde o desenvolvimento vai aparecer! Faz quanto tempo que os bolos estao na caixa ?
 
Deve ser questao de esperar msm, tem apenas 1 semana.

Ainda assim manteria o teste "dentro/fora da caixa" pra ver onde eles se desenvolvem melhor.

Tomara q vc tenha uma bela colheita :)
Abraços!
 
Então, será que esse seu alumínio não esteja funcionando como isolador térmico?

Cuide para não encostar o alumínio no foco, já vi pegar fogo com isso.

Então, há alguns aquecedores de agua com termostato e não são tão caros assim,
as vezes vale a pena vc não gastar os ingredientes e juntar um troco para comprar o indispensável.

Acredito que dentro de uma caixa térmica ou isopor seja mais fácil ter um recipiente de agua com
aquecedor de aquário que possuí termostato, além de mais seguro é mais garantido.

Pensa que se der errado em todos os potes vc perdeu ingredientes.

E se sua armário está funcionando melhor que sua caixa, deixa lá pra ver no que dá,
mas tenha cuidado com fungos contaminantes.

Abraço e boa sorte.
 
Ola, sou novo no forum e gostei muito do conteudo, venho procurando conhecimento ja que estou no momenento cultivando a especie TKSS!

Minha duvida e a seguinte:
Como não tinha dinheiro para comprar o aquecedor de aquário, montei a incubadora tudo improvisado! Peguei 1 caixa de papelão grande e coloquei uma LAMPADA dentro da caixa, assim mantendo a temperatura de 28 a 30 graus (isso varia do dia).
Sei que o bolo tem que ficar TOTALMENTE na escuridão! Pois bem, tenho 6 bolos atualmente dentro da caixa de papelão, tampei todos os 6 com uma camada de papel alumínio, assim impedindo qualquer contato direto com a LUZ, creio que com essa camada de alumínio proteja os bolos da luz e os deixam na escuridão total.

Agora vamos a outra parte da duvida, tirando esses 6 bolos que citei a cima, peguei uma vasilha de plastico e fiz o mesmo processo, só que dessa vez não coloquei na caixa de papelão, coloquei dentro de uma gaveta do meu guarda roupa, deixando de "qualquer jeito".

Parte final da duvida, o negocio e que os 6 bolos que estão dentro da caixa de papelão não aparentam ter desenvolvimento, enquanto a vasilha de plastico que estava dentro do guarda roupa, com 1 semana os fungos já começaram a se desenvolver!

Poderiam me dar dicas do que esta errado? Se a luz batendo direto no alumínio pode ter parado o desenvolvimento, se a luz pode ta atrapalhando na humidade... realmente não sei por que os bolos da caixa de papelão não começaram a se desenvolver!

Especie: TKSSS
Temperatura: de 28 a 30 graus
Tempo do cultivo: 1 Semana
Pode ser por conta da temperatura... Lembre que você relatou que está 28-30 graus (Porém isso é no ambiente) Dentro dos copos a temperatura aumenta mais alguns graus por conta do Micélio. Isso pode acarretar um possível travamento ou lentidão no crescimento.
 
Back
Top