Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cultivo Golden Teacher (PF Tek)

jcosta

Hifa
Cadastrado
06/06/2020
10
5
33
Olá, amigos. Sou novo aqui no fórum e peço licença para mostrar o desenrolar do meu primeiro cultivo e tirar algumas dúvidas com vocês.
Já estou na fase final da incubação (14º dia) e os copos estão assim (imagens anexadas).
Acredito que ocorreu tudo bem na inoculação e na preparação dos bolos, pois me parecem saudáveis os micélios, mas esperava que já estariam completamente colonizados após esse tempo.
Por minha cidade ser quente eu não estou usando uma incubadora, porém ao abrir hoje a mala (que estou usando no lugar da incubadora) achei um pouco frio os copos e talvez esse seja o motivo da colonização ter freado um pouco.

Minha dúvida é a seguinte: existe o risco da colonização ter sido interrompida pela temperatura abaixo do ideal? Ou isso apenas deixa o processo mais lento?

Aproveitando para adiantar uma dúvida da próxima etapa, é necessário fazer o dunk antes de aniversariar ou o dunk só é necessário a partir do segundo flush?

Agradeço a atenção de vocês!
Abraços
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47 (1).jpeg
    146 KB · Visualizações: 13
  • WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47 (2).jpeg
    150 KB · Visualizações: 13
  • WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47 (3).jpeg
    123.2 KB · Visualizações: 13
  • WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47 (4).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47 (4).jpeg
    96 KB · Visualizações: 13
  • WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-30 at 14.39.47.jpeg
    110.5 KB · Visualizações: 13
Minha dúvida é a seguinte: existe o risco da colonização ter sido interrompida pela temperatura abaixo do ideal? Ou isso apenas deixa o processo mais lento?

Aproveitando para adiantar uma dúvida da próxima etapa, é necessário fazer o dunk antes de aniversariar ou o dunk só é necessário a partir do segundo flush?

A colonização não interrompe, só vai mais lento. Pra 14 dias a colonização está bem rápida. Já tive alguns bolos que demoraram quase 1 mês.

Fica a seu critério. Não é extremamente necessário. Coloque em mente que os cogumelos são 90% água. Ou seja, eles precisam de água. Por isso o dunk no 2º flush, pois eles precisam ser hidratados. Faça um teste, já que você tem vários bolos, uns com dunk, outros sem.

🧚‍♂️
 
A colonização não interrompe, só vai mais lento. Pra 14 dias a colonização está bem rápida. Já tive alguns bolos que demoraram quase 1 mês.

Fica a seu critério. Não é extremamente necessário. Coloque em mente que os cogumelos são 90% água. Ou seja, eles precisam de água. Por isso o dunk no 2º flush, pois eles precisam ser hidratados. Faça um teste, já que você tem vários bolos, uns com dunk, outros sem.

🧚‍♂️

Bom saber! Assim fico mais tranquilo e mais paciente até que a colonização termine. Vou fazer esse teste sim! Obrigado pela dica :)
 
A colonização foi completada, os bolos já foram aniversariados e hoje começaram a surgir os primeiros pins :love:

Essa leva acredito que seguira sem complicações, porém, já nos meus outros bolos que são de copos maiores estou receoso pelo aspecto que eles apresentam.
Eu cometi um erro durante a incubação que foi usar uma lâmpada para aquecer o ambiente e durante uma manhã acredito que os superaqueci, mas logo o desfiz. Depois disso eles continuaram a colonização, mas com esse aspecto de "algodão" no meio deles. Devo me preocupar?
 

Anexos

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    92.2 KB · Visualizações: 16
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    111.6 KB · Visualizações: 15
Última edição:
A colonização foi completada, os bolos já foram aniversariados e hoje começaram a surgir os primeiros pins :love:

Essa leva acredito que seguira sem complicações, porém, já nos meus outros bolos que são de copos maiores estou receoso pelo aspecto que eles apresentam.
Eu cometi um erro durante a incubação que foi usar uma lâmpada para aquecer o ambiente e durante uma manhã acredito que os superaqueci, mas logo o desfiz. Depois disso eles continuaram a colonização, mas com esse aspecto de "algodão" no meio deles. Devo me preocupar?

Abri um tópico na sessão de contaminações e já em auxiliaram por lá :)
 
Back
Top