Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro "Cultivo" e Testes

Diário de cultivo problemático.
Primeiramente, boa tarde a todos que estão lendo.

Segundo, quero esclarecer que este além de ser meu primeiro cultivo também foi uma forma que eu encontrei de poder testar as diversas técnicas que pesquisei e poder aprender com meus erros e acertos.

Escolhi a técnica PF pela facilidade e praticidade. Como já havia desprendido uma quantia de dinheiro um tanto quanto alta (Creio que tudo esteja girando em torno de 500 reais pelo menos) achei essa solução a mais economicamente viável pro momento.

No dia 17/01, preparei 1 seringa de 20 ml com o carimbo que meu amigo me deu. Fiz usando a glovebox que eu construí usando 1 par de luvas de limpeza, um organizador Sanremo de 63L e 2 tubos pretos que eu vi em uma loja de ferragens. Não faço idéia do nome deste tubo, porém haviam várias peças à venda.

afarm4.static.flickr.com_3261_3230638611_4ac1c8afe3.jpg_a4f0a23c50a330cf1bf56cae6c33a893.jpgafarm4.static.flickr.com_3507_3230638779_abf15a5956.jpg_a4f0a23c50a330cf1bf56cae6c33a893.jpg

Os tubos estão presos com silicone e assim vedam a caixa do mundo externo.

Como só havia feito 1 seringa e estava apenas fazendo testes, fiz apenas 4 bolos. Esterelizei-os na em uma panela convencional por 90 minutos e após isso, lacrei-os com fita isolante. Foi um erro na verdade, pois a agulha da seringa é curta e o lugar onde os esporos foram despejados, está coberto pela fita dificultando a visualização de uma possível contaminação.

O meu terrário está 99% pronto. Como tenho 2 gatos em casa, precisava arranjar um terrario que fosse resistente a eles. A solução foi fazer um terrário de vidro protegido por uma armadura de madeira. A montagem do terrário pode ser vista aqui.

Este é o terrário:
afarm4.static.flickr.com_3300_3230634053_5da6530028.jpg_a4f0a23c50a330cf1bf56cae6c33a893.jpg

Existem 2 camaras. A da esquerda é a de incubação. Alí os bolos ficam vedados e no escuro até que estejam 100% colonizados, onde passam para a camara da direita. Fiz o terrario desta forma devido aos gatos. Ainda falta abrir um buraco na parte de trás para encaixar a pastilha de peltier com o cooler para fazer o resfriamento, colocar 2 leds de alto brilho brancos no topo, e uma cortina preta para tampar a frente.

No dia 18/01 fiz a inoculação e por volta do dia 21 ou 22, notei que o micélio estava começando a se formar. Na sexta feira dia 23, o bolo onde o crescimento do micélio estava mais avançado começou a apresentar sinais de contaminação. Pequenos pontos levemente esverdeados surgiram e eu decidi aguardar mais uns 2 dias até confirmar. No dia 25 os pontos verdes estavam levemente maiores, porém da mesma cor. Decidi descartar mesmo assim. Infelizmente não o fotografei.

Hoje, dia 27/01 os 3 bolos estão saudáveis. Acredito que em mais uma semana, ou talvez menos eles já estejam 100% colonizados.

Este são eles:

afarm4.static.flickr.com_3440_3231498572_184090900a.jpg_a4f0a23c50a330cf1bf56cae6c33a893.jpgafarm4.static.flickr.com_3108_3230648903_f2d8e64c8f.jpg_a4f0a23c50a330cf1bf56cae6c33a893.jpgafarm4.static.flickr.com_3255_3231500038_eb9688b0d2.jpg_a4f0a23c50a330cf1bf56cae6c33a893.jpg

Lições aprendidas até o momento:

Documentar mais.
Usar fitas transparentes.

:D
 
lindo trabalho, gostei demais da glove e do terrario!
Valeu por compartilhar!
 
olá anoobies

li e apreciei sua idéia, apesar de um pouco dispendiosa

sugiro que use leds azuis e não brancos: a pinagem pode ser iniciada com uma temperatura de cor específica, segundo o paul stamets

as bombinhas de ar devem ser mais ou menos poderosas pra trocar todo o ar do terrário. você também pode fazer janelas com perlon pra permitir a troca gasosa...

show-de-bola, desejo sorte com estes bolinhos saudáveis :pos:
 
Será que com o resfriamente não prejudicará a colonização de potes na outra parte do terrário ?

Muita úmidade é gerada durante a fase de pinagem, e a madeira usada para revestir pode inchar e criar fungos.

Qual é a raça do carimbo ?
 
olá anoobies

li e apreciei sua idéia, apesar de um pouco dispendiosa

sugiro que use leds azuis e não brancos: a pinagem pode ser iniciada com uma temperatura de cor específica, segundo o paul stamets

as bombinhas de ar devem ser mais ou menos poderosas pra trocar todo o ar do terrário. você também pode fazer janelas com perlon pra permitir a troca gasosa...

show-de-bola, desejo sorte com estes bolinhos saudáveis :pos:

Realmente saiu caro hehe, mas pintou uma grana extra e eu optei por fazer um investimento um cadin maior...

Eu ia usar o led branco pois segundo um amigo meu que é fotografo, a luz branca contém o espectro azul, além de todas as outras. Mas entre um fotógrafo e um micolatro, acho que fico com a segunda opção :)

Quanto a bomba de ar, isso foi uma coisa que já me ocorreu. Atualmente a bomba é a mais simples da Boyu. Mas pelo tamanho do terrário, imaginei que não seria suficiente. Quando virar o mês (pagamento uhu!), vou poder adquirir tanto uma nova bomba quanto a pastilha de peltier. Até lá quem não tem cão caça com gato :)

Será que com o resfriamente não prejudicará a colonização de potes na outra parte do terrário ?

Muita úmidade é gerada durante a fase de pinagem, e a madeira usada para revestir pode inchar e criar fungos.

Qual é a raça do carimbo ?


Nomade, mesmo resfriando o vidro, ele nao transportará a temperatura para a outra câmara. Entre as duas, existe um isopor para fazer a isolação térmica. A pastilha de peltier vai ficar na altura de onde a água do fundo do terrário estiver. Devo colocar cerca de 10 cm de perlita no fundo e uns 6-7 cm de água. Dessa forma a água vai esfriar porém o outro lado fica isolado.

QUanto a madeira, ela foi revestida com verniz. A madeira usada foi compensado naval, que leva um tratamento especial justamente para esses casos :)

E infelizmente não sei informar a raça do carimbo. Um amigo viajou para a fazenda dele e fez uma colheita por lá. Pegou um dos chapéus e fez um carimbo pra mim. Depois que eu mostrei imagens das diversas raças ele me disse que era tudo igual hahaha. Vamos ter que esperar os pins aparecerem para poder saber qual que é :)
 
Última edição por um moderador:
A raça então é silvestre ou selvagem. Adiante, se seu cultivo levá-lo até os frutos, você pode fazer carimbos dos melhores cogumelos é aprimorar as qualidades dele até ter cogumelos com boas características e então dar nome a essa raça.

Você colocará 10 cm de perlita no fundo. O CO2 é pesado e pode ficar retido nessa camada e será difícil circular o ar.

Já tive problema com camada grossa de perlita, use 2 ou 3 cm no máximo.
 
A raça então é silvestre ou selvagem. Adiante, se seu cultivo levá-lo até os frutos, você pode fazer carimbos dos melhores cogumelos é aprimorar as qualidades dele até ter cogumelos com boas características e então dar nome a essa raça.

Você colocará 10 cm de perlita no fundo. O CO2 é pesado e pode ficar retido nessa camada e será difícil circular o ar.

Já tive problema com camada grossa de perlita, use 2 ou 3 cm no máximo.

Hmm vamos ver o que vai sair desses copos até lá eu penso em um nome bacana ;)

Quanto a perlita, é bom saber disso. Apesar de que no DVD Let's Grow Mushrooms eles usam uma camada bem alta de perlita. Mas vou pesquisar mais a respeito.
 
Boa sorte com os selvagens!
Gostei da espaçosa glovebox!

Ouça o Nomade, o cara é Doutor
no assunto, se ele falou, tá falado!
:rolleyes:;)

Abraço! Paz e luz!
 
ei an00bies, esse aí é o vídeo do Roger Rabbit?
Acho que isolar uma strain demora mais de um cultivo, precisa de muito trabalho em ágar etc... Não que seja impossível logo de cara, mas geralmente as pessoas esperam pegar um pouco mais de prática... espero que você consiga ! falou ae!
 
ei an00bies, esse aí é o vídeo do Roger Rabbit?
Acho que isolar uma strain demora mais de um cultivo, precisa de muito trabalho em ágar etc... Não que seja impossível logo de cara, mas geralmente as pessoas esperam pegar um pouco mais de prática... espero que você consiga ! falou ae!

Certamente PS, mas isolar agora não é minha prioridade e sim praticar as técnicas aprendeidas :)

Quanto ao vídeo, me perdi no Roger Rabbit... :confused:
 
Esse roger aí é quem controla o shroomery.org , parece que ele fez um dvd chamado 'let's grow mushrooms' mas não sei se é o mesmo que você viu... uma vez achei um link mas nao consegui baixar...
 
Fala an00bies :pos: coisa fina hein!
Estamos acompanhado!
 
Esse roger aí é quem controla o shroomery.org , parece que ele fez um dvd chamado 'let's grow mushrooms' mas não sei se é o mesmo que você viu... uma vez achei um link mas nao consegui baixar...

Ahhh sim... cara.. baixei o dvd dele e gostei MUITO. É bem explicado. Acho que até quem não manja inglês não teria dificuldades pois ele mostra com todos os detalhes os processos.
 
Back
Top