Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro cultivo com domesticação e pouca assepsia

Diário de cultivo problemático.
Olá meus caros, tudo bem?
Comecei um cultivo de cogumelos na quinta feira, sendo que hoje o miscelo apareceu, muito bem, vamos por partes.

1- Materiais e esterilização:
Para o cultivo utilizei trigo (comprei um orgânico já descascado e sem aqueles pedaços), cozinhei o trigo até eles abrirem parcialmente, em fogo baixo (algo entre 1h e 1:30h), enquanto isso fervi os potes de PP durante uns 20min em uma panela grande, aberta, após isso, esperei o trigo esfriar, coloquei nos potes, coloquei um apoio na panela de pressão, para os potes não tocarem no fundo, coloquei na pressão, deixei uns 15 a 20min para sair o ar de dentro, travei a válvula e fiz aquele processo de deixar até começar a dá pressão, esperei esfriar e tal, e depois de frio fechei os potes ainda dentro da panela e guardei os trigo. Na foto 1, fervendo os potes e o trigo separadamente, na foto 2 já o processo concluído.

2013-07-03 21.05.23.jpg2013-07-03 22.08.05.jpg

2 - Domesticação:
O trigo foi preparado em uma terça-feira, na quinta-feira tirei o dia para a "missão pasto", fui até um pasto, e por indicação de um amigo saí em busca de um pin ainda não aberto, do tamanho de um dedão, ele me recomendou levar um álcool para tentar esterilizar e tal, dada a falta de dinheiro e tempo fui com um pouco que tinha aqui, mas eis que chego no pasto e tenho uma surpresa, o pasto estava ficando seco, tinham pouquíssimos cogumelos e em vista disso consegui apenas um pin naquelas condições (!!!!), coletei ele e mais uns 3 cogumelos grandes e aparentemente saudáveis, sempre tomando cuidado para não levar a bosta junto. Colonizei um pote com o cogumelo ideal (foto 3, mas já é com o miscelo), cortando perto das lamelas e do chapéu com um bisturi, já usado em outros carnavais hahahaha, colonizei apenas um pote com este, nos outros dois usei os cogumelos bem maduros mesmo, fiz o mesmo processo, cortei perto dos chapéis e das lamelas, e em um pote usei até o próprio miscelo tirado diretamente da bosta e esporos que se encontravam na grama (tinha uma grama embaixo do chapéu, ela estava toda roxa, raspei um pouco dessa grama no trigo e joguei o resto dela no trigo também). Na foto 4 pode-se ver o trigo com os pedaços de cogumelo logo após eu ter preparado tudo e colocado-o lá, na foto 5 é o pote com o pin saudável, e a foto 6 é o pote sem assepsia com pedaços de cogumelo maduro hehehe, esse último está a milhão, até suando bem mais que os outros, acho que porque coloquei muitos pedaços dentro dele.

2013-07-08 22.22.00.jpg 2013-07-05 09.39.05.jpg 2013-07-08 22.23.52.jpg

Em quanto tempo mais ou menos poderei ver se irá surgir alguma contaminação? Aceito sugestões também, claro :D
Abraços e boas energias para todos

E um agradecimento mais que especial ao membro Sabbath do forúm, que foi quem realmente me incentivou!
 
travei a válvula e fiz aquele processo de deixar até começar a dá pressão,


Cuidado com essa história de travar a válvula da panela de pressão. Não é necessário, e pode acabar em acidente, principalmente se o escape de segurança não funcionar bem.

Quanto ao cultivo, boa sorte. Mas há certas chances de contaminar.
 
Tu fez uns esquema meio gambiarra, mas parece que está tudo certo.

Achei interessante como você clonou o micélio, técnica nova até. Parce estar tendo bons resultados.

Belo micélio!
 
Tu fez uns esquema meio gambiarra, mas parece que está tudo certo.

Achei interessante como você clonou o micélio, técnica nova até. Parce estar tendo bons resultados.

Belo micélio!

Agradeço a bondade no "meio gambiarra" hahahaha. Mas foi total gambiarra, infelizmente rs. Eu já tinha inoculado pensando que ia contaminar tudo, a título de experiência mesmo, mas por enquanto tá firme e forte hahaha. Mais tarde vou colocar uma foto da câmera, que aí dá pra ver bem o miscelo do pote que está quase completamente colonizado. A técnica de clonagem é do Sabbath, créditos totais para ele :D
 
Essas são do pote 1 - Com pedaços de cogumelos maduros
DSCF7908.JPGDSCF7909.JPGDSCF7910.JPGDSCF7911.JPG

Essas são do pote 2- Apenas com um pin "ideal", esse está beeeem lento :/
DSCF7912.JPGDSCF7913.JPGDSCF7914.JPG

Essas são do pote 3- Mesmo esquema do pote 1, mas nesse coloquei uns pedaços de grama com esporos.
DSCF7915.JPGDSCF7916.JPGDSCF7918.JPGDSCF7919.JPG

É isso aí, o que estão achando até agora? Preciso fazer algo? Valeu
 

Anexos

  • DSCF7917.JPG
    DSCF7917.JPG
    77.7 KB · Visualizações: 8
Por enquanto nada! Mais pra frente, talvez seja necessária uma sacudida nos vidros.

Por hora mantenha-os em um lugar escuro, e na temperatura de incubação adequada!
 
opa! tranquilo?
uma pergunta: Você deixou na pressão os potes com trigo por quanto tempo exatamente? :)
 
opa! tranquilo?
uma pergunta: Você deixou na pressão os potes com trigo por quanto tempo exatamente? :)

Pergunto isso, por que hoje analisei uma embalagem de potes de polipropileno que diziam resistentes só até 100º graus. se esses que você deixou na pressão não estragaram já me ajuda a optar pelos potes :)
 
Pergunto isso, por que hoje analisei uma embalagem de potes de polipropileno que diziam resistentes só até 100º graus. se esses que você deixou na pressão não estragaram já me ajuda a optar pelos potes :)


Deixei até a panela pegar pressão e começar a soltar aquele gás pela válvula(na verdade na parte da pressão tive ajuda da minha mãe, esse lance de cozinha não é muito comigo rs). Vou inocular mais 4 ou 5 potes depois que o segundo tiver totalmente colonizado, aí tentarei uma esterilização em microondas. O primeiro pote vou deixar fluir pra tentar comparar a potência com os selvagens e ver se é mais vantagem o bolo somente ou um casing (que pretendo montar com os próximos 6 potes), é isso aí, agora é ler e ir tentando :D .
 
Deixei até a panela pegar pressão e começar a soltar aquele gás pela válvula(na verdade na parte da pressão tive ajuda da minha mãe, esse lance de cozinha não é muito comigo rs). Vou inocular mais 4 ou 5 potes depois que o segundo tiver totalmente colonizado, aí tentarei uma esterilização em microondas. O primeiro pote vou deixar fluir pra tentar comparar a potência com os selvagens e ver se é mais vantagem o bolo somente ou um casing (que pretendo montar com os próximos 6 potes), é isso aí, agora é ler e ir tentando :D .


Esterilização no microondas??

Isso não dá certo mano, de onde você tirou essa informação? :p é necessário pressão constante para que a temperatura passe dos 100 graus... No microondas é impossível isso!
 
Deixei até a panela pegar pressão e começar a soltar aquele gás pela válvula(na verdade na parte da pressão tive ajuda da minha mãe, esse lance de cozinha não é muito comigo rs). Vou inocular mais 4 ou 5 potes depois que o segundo tiver totalmente colonizado, aí tentarei uma esterilização em microondas. O primeiro pote vou deixar fluir pra tentar comparar a potência com os selvagens e ver se é mais vantagem o bolo somente ou um casing (que pretendo montar com os próximos 6 potes), é isso aí, agora é ler e ir tentando :D .

sim, mas quanto tempo ficou na pressão os potes de polipropileno?
 
1:30 a 2 horas na panela de pressão e umas 6 horas pra ela esfriar e eu conseguir manusear.

Esterilização no microondas??

Isso não dá certo mano, de onde você tirou essa informação? :p é necessário pressão constante para que a temperatura passe dos 100 graus... No microondas é impossível isso!

Cara, meu amigo faz e já vi pelo menos mais dois aqui no fórum que fizeram também, um tópico era até de 2006, sexta vou tentar isso e vou postando resultados, calma :D
 
1:30 a 2 horas na panela de pressão e umas 6 horas pra ela esfriar e eu conseguir manusear.



Cara, meu amigo faz e já vi pelo menos mais dois aqui no fórum que fizeram também, um tópico era até de 2006, sexta vou tentar isso e vou postando resultados, calma :D


Com copos PF pode dar certo. Graos esterelizados no microondas duvido que funcione. Não inventa moda, esterelizar na pp eh facil.
 
meu amigo faz e já vi pelo menos mais dois aqui no fórum que fizeram também, um tópico era até de 2006, sexta vou tentar isso e vou postando resultados, calma :D


Novidades, @Pedroso?
 
O autor abandonou este cultivo.

Movido para os arquivos de diários de cultivo abandonado. Caso você seja o cultivador e gostaria de resgatar o cultivo, entre em contato com a equipe!
 
Back
Top