O problema não está na viagem e sim no viajante.
O cogumelo não causa bad trips, ele apenas lança o viajante no cosmo, no inconsciente, e abre as portas para novas realidades e estados de consciência. O que vai causar bad trip é a reação do viajante ao se deparar com tudo isso e sua interação com esse novo mundo. Por isso tanta recomendação na preparação de set e setting.
O cogumelo não causa bad trips, se fosse assim todos que ingerissem cogumelos só teriam bads e não é isso que acontece. Já tive bads tenebrosas e seria muito fácil culpar os cogumelos por elas, mas isso seria afugentar minha responsabilidade nisso. Também já tive experiências divinas, então percebi que tudo está dentro de mim e que se eu me perco no caminho a viagem pode ser tornar desagradável.
Snake, essas imagens e sensações que tivesse são comuns a muitas pessoas, a mim inclusive. A prevenção desses estados vem com conhecimento sobre o assunto, conhecimento sobre si mesmo, preparo interno e externo antes da experiência, respeito a enteogenia e prática mesmo.
Bads e suas imagens e sensações desagradáveis são reflexo de algo que temos dentro da gente, imagens feias projetadas por uma lente suja. Os cogumelos nos ajudam a perceber isso, sem que precisemos de pessoas ou instituições que apontem nossos erros e deslizes. E depois que percebemos no fundo de nosso íntimo nosso próprios traços falhos, cabe a nós encontrarmos uma maneira de limpar nossas lentes. E parece que a própria bad trip nos ajuda nesse processo.Mas independente da lente estar suja, a luz é sempre pura e serena.