Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeira caçada 2010, primeiro deslumbre !!!!

Makka

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/07/2008
14
57
Curitiba, Paraná
Salve salve a todos do CM

Venho compartilhar com todos a minha alegria !!! :D

Foi minha primeira caçada de amanitas, passei mais de 1 ano estudando aki no site o ciclo de vida da espécie e sobre os meios de caça e, este ano aki no Paraná vieram as condições ideais para o surgimento das vermelinhas.
Depois do morta abrir a temporada de caça, fikei com vontade de ir atras e ve-las ao vivo, naum mais por fotos aki do fórum.
Hj, domingo após o almoço, depois de uma brutal e fria noite, reuni mais 4 amigos interessados pelo mundo da micologia e saimos a uma caça para a região ao redor de curitiba, primeiramente tinha dúvidas sobre se elas iriam aparecer, paramos numa primeira floresta, naum haviam muitos pinus ali, começamos achando vários exemplares de 1 tipo d cogumelo como estes das fotos abaixo, muito grandes e com tamanhos variados, chegando a medir uns 15cm de chapéu(gostaria da ajuda dos mais experientes para saber o nome destes):

indisp.png

reviramos todos os cantos e nada dos vermelinhos :(, mas com a vontade e positividade que estávamos, continuamos em frente por uma estrada de chão, não achamos mais florestas e resolvemos nos embreiar em outra estrada, na beira desse novo caminho haviam cerca de uns 60 pinus jovens, com muitas folhas forrando o solo, parei abruptamente e disse aos meus amigos para procurarmos aki tbm, que nenhum canto deixaria d ser vasculhado.

descemos para averiguar e fomos surpreendidos por estes lindos e amarelos cogus, bem dispostos

indisp.png

resolvemos nos separar pelo lugar e de pouco em pouco foram surgindo gritos em meio a mata, em tom de alegria seguidas de risos, enfim, achamos os lindos amanitas,:D:D:D pequenos, com cerca de 10, 12cm de altura, axamos nessa mata 4, lindos, bem espalhados uns dos outros(mais uma vez peço a ajuda dos mais experientes na identificação):

indisp.png

depois deles, nos mudamos para outra floresta, mais a frente pela estrada, com cerca de 2 alqueires de mata, nos unimos para entrar por um furo na grade quando olhamos para dentro, já na entrada, vimos 4 lindos amanitas, proximos uns dos outros, com tamanhos diferentes, chegando até parecerem pires vermelhos na mata:)

indisp.png

resolvemos nos espalhar bem e procurar por mais, cada passo uma nova surpresa :p:

indisp.png

depois de cerca de 1 hora de busca nesse perímetro, retiramos apenas os mais velhos, deixamos vários outros para trás, para garantirem os rings pra próxima visita :rolleyes:, saimos todos contentes e felizes, literalmente com as baterias recarregadas pra começar bem a semana :cool:

no total, conseguimos 10 cogumelos, que já estão na desidratação, para irem para um estoque, onde aguardarão por um volume maior de companheiras para consumo :eek:

DSC00291.JPGDSC00293.JPGDSC00311.JPGDSC00313.JPGDSC00289.JPGDSC00295.JPGDSC00301.JPGDSC00304.JPGDSC00305.JPGDSC00299.JPGDSC00320.JPG

agora eu e meus botões fikamos nos perguntando com certas coisas:
1 - outras espécies de cogumelos servem como referencia para saber se os micélios de amanita estão frutificando ?
2 - se novos amanitas surgem nos rings em 15 dias ou existem excessões de surgirem antes disso ?
3 - se todos os colhidos são realmente amanitas muscaria

divido com vocês minhas dúvidas, minha alegria e meus agradeçimentos, a todos os amigos aqui do CM, que colaboram e muito a enriquecer o conhecimento dos interessados por esse peculiar mundo, e em especial a mãe natureza, que proporciona momentos mágicos como estes por mim vivenciados !

Peço desculpas pela qualidade de muitas das fotos, pois foram tiradas com celular, e pelo que se via na tela do aparelho, era bem melhor do que o postado e sem mais delongas meu:

Muito obrigado !

fumaram as pintas ???
cara que lindonas, iguaizinhas as que eu encontrei!
varias vermelhas em inicio de "flora" e poucas amarelas ja no fim do ciclo mesmo!
bacana ver todo ano o projeto se confirmando.
acredito mesmo que o CM.ORG seja a melhor fonte brasileira sobre o assunto!
e todos dados ano apos ano se confirmando eh mais recompensador ainda!

fumaram as pintas ???
varias vermelhas em inicio de "flora" e poucas amarelas ja no fim do ciclo mesmo!

Graças ao CM, daqui para frente vou sempre prestar atenção à vegetação, principalmente buscando plantações de pinus.
Como moro no interior, não devem ser raras.
Parabéns a todos.
Abraço.

Caaara, que lindonas!
Mas se liguem no reflexo da janela nessa úiltima foto aí! Além de não estar batendo muito bem com a realidade ainda tem a cabeça de um chupa cabra espreitando.

brrrrrrrrrrrrrrrr

=O

Caaara, que lindonas!
Mas se liguem no reflexo da janela nessa úiltima foto aí! Além de não estar batendo muito bem com a realidade ainda tem a cabeça de um chupa cabra espreitando.

brrrrrrrrrrrrrrrr

=O

que bad tripp total!
caraca.
pior que da HARANHA

fumaram as pintas ???

Não morta, ngm teve coragem d mexer nelas, eram muito lindas pra serem mexidas, foram lavadas e guardadas para desidratação do mesmo jeito !

Realmente, todos mantém uma discussão saudável e proveitosa sobre o assunto aki, e seu projeto morta, pelo que vejo, dá resultados sim, ano após ano ! concordo que seja o melhor site no Brasil sobre o assunto :pos:

mas gostaria d saber da sua experiência morta, se os amanitas que fikaram, vão conseguir frutificar o ring em 15 dias mesmo, ou se há ocorrências disso acontecer antes, ou até depois ?

Agradeço desde já pela ajuda !:rolleyes:

Caaara, que lindonas!

brrrrrrrrrrrrrrrr

=O

Não sei se nao é um dos meus amigos da caçada que aparece na imagem, pro lado de fora do salão :p:

Última edição por um moderador:
De agora em diante a cada 15 dias havera uma nova "colheita" mais ou menos igual a essa, ficando com mais exemplares mais pro fim da frutificacao (daqui 90 dias)

Back