Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Preparo psicológico

Dora

Hifa
Cadastrado
22/04/2014
3
12
Peço encarecidamente que tenham paciência, o interesse pelos cogumelos foi em mim despertado há pouco tempo. Portanto, não sei discorrer de forma tão coerente e pelo o que andei lendo por aqui, todos parecem muito respeitosos.

Pois bem, fumei Cannabis regularmente por algum tempo — talvez uns quatro anos — e há alguns meses decidi iniciar uma pausa. Observo e discuto sobre, com amigos que fumam há mais tempo: estes desenvolveram leves desordens mentais, seja de caráter de perseguição, tristeza e etc.. Achei que o mesmo estivesse me ocorrendo por conta de um momento de confusão e questionamentos muito "nebulosos" de uma natureza inesperada em mim; que ainda perdura. Sem mencionar o fato de já não haver mais fugas das paranoias enquanto estava sob o efeito. Fumar maconha se tornou algo pesado.

Ano passado tomei chá de Ayahuasca e fisicamente senti um mal-estar como se estivesse febril e doente. Me sentia numa espécie de provação, uma experiência pela dor, mas sem efeitos que me revelassem o por que desses sentimentos. Visuais fracos e pensamentos inconsistentes. Em geral, não foi uma boa experiência, inclusive por outros fatores como o ambiente onde eu estava.

Penso em entrar num processo de preparação e conhecer de forma gradativa e cuidadosa, os cogumelos.

Sei que nem sempre é possível afirmar o quão arriscado pode ser uma experiência com cogumelos... Visto o meu relato com a cannabis e um presumível acentuo de confusão mental em longo prazo, gostaria fazer à vocês algumas perguntas, obter opiniões e dicas.

Deveria silenciar esta ideia?

Existe uma forma de direcionar as viagens?

Durante o efeito dos cogumelos, sentirei este mal-estar constante? É comum somente no início? Não existe um padrão?

Ainda lembro uma professora lá de outros tempos falando “NUNCA TOMEM CHÁ DE COGUMELO” . Até voz da moça continua vívida.

Como superar as mil histórias que ouvimos em relação aos cogumelos e confiar que tudo é relativo?

Meu grande receio é abrir as tais portas indesejadas...

Obrigada desde já! Me desculpo pelo longo texto e enxurrada de perguntas.

Antes de tudo, eu creio que você deva dar uma pausa completa em qualquer enteógeno/psicodélico. Sua mente e corpo estão rejeitando as experiências. Por hora, se prepare! Coma bem (de um modo saudável!), pratique exercícios, faça meditação, acalme sua mente e seu corpo.

Suas experiências desagradáveis anteriores parecem ser resultado do consumo incorreto de maconha. Como você está parando de usar, está sentindo todos os sintomas de quem está tentando largar um vício! Antes de ingerir qualquer outra droga, é preciso estar recuperada.

Deveria silenciar esta ideia?

Dei meu conselho acima, mas lembre que as escolhas são sempre pessoais! ;)

Existe uma forma de direcionar as viagens?

Em dosagens baixas, o estado mental é facilmente controlado, e pensamentos cíclicos e "paranóicos" são mais raros. Já com doses elevadas, é muito difícil manter o controle. E esse é exatamente o ponto: quando paramos de tentar controlar tudo, nos sentimos muito melhores!

Durante o efeito dos cogumelos, sentirei este mal-estar constante? É comum somente no início? Não existe um padrão?

Há sempre uma leve ansiedade e nervosismo no início das trips, que logo somem. Mas o mal estar não ocorre em uma viagem saudável.

Ainda lembro uma professora lá de outros tempos falando “NUNCA TOMEM CHÁ DE COGUMELO” . Até voz da moça continua vívida.

Como superar as mil histórias que ouvimos em relação aos cogumelos e confiar que tudo é relativo?

Meu grande receio é abrir as tais portas indesejadas...

Você ainda está com medo, e não conhece muito bem o assunto! :)

Creio que os primeiros passos para você sejam estudar melhor, entender como os cogumelos funcionam, o ciclo de vida deles, etc. Deixe a professora no passado, ela não pode decidir por você! Ela deve ter sofrido uma experiência desagradável, ou foi atrás dos milhares de boatos de "não voltar mais" que existem por aí.

As "portas indesejadas" serão abertas, uma hora ou outra. A grande maravilha dos cogumelos é mostrar quem você realmente é. Como dizem por aí, é como se olhar no espelho mais limpo do universo. :)

Boa sorte.

Independente do "alterador" de consciência que tu decidir utilizar, não esqueça do clima da ambientação e de suas expectativas emocionais em relação a vivência psicodélica, é também um fator importante Dora. Saudações!

Muito obrigada, RainSpirit e Mahasamãdhi pela atenção. Vou me preparar estudando durante alguns meses, limpando a mente e o corpo até sentir o instante por perto. Quanto a ambientação, decidi por um sítio, em contato pleno com a natureza! :)

Nada impede você de já iniciar um cultivo, para quando estiver preparada, já ter os cogumelos. Que podem ser conservados secos.

Além de tudo é um hobby, que pode ajudar na limpeza do espírito... Limpeza tem tudo a ver com o cultivo! ;)

As recomendações do @RainSpirit são um excelente começo.

Eu acrescentaria ainda a leitura atenta das experiências relatadas aqui no fórum.
Mas procure não se impressionar com as ruins e nem espere repetir as boas.

Os cogus trazem à tona toda a porcaria que vamos escondendo nos cantos da nossa mente. Procure fazer uma boa faxina aí dentro, antes de encarar sua trip.

As recomendações do @RainSpirit são um excelente começo.

Eu acrescentaria ainda a leitura atenta das experiências relatadas aqui no fórum.
Mas procure não se impressionar com as ruins e nem espere repetir as boas.

Os cogus trazem à tona toda a porcaria que vamos escondendo nos cantos da nossa mente. Procure fazer uma boa faxina aí dentro, antes de encarar sua trip.

Ahhh, mas como essa tal de faxina é complicada! Já venho há bastante tempo me exigindo iniciar uma grande limpeza que se perde em meio ao caos de todo dia e sempre. Mas talvez seja o por que do início a busca aos cogumelos: terapia, auto-conhecimento, entender a raiz de alguns pensamentos . Ter uma diferente percepção desse turbilhão que é a existência. Obrigada pela resposta!

Nada impede você de já iniciar um cultivo, para quando estiver preparada, já ter os cogumelos. Que podem ser conservados secos.

Além de tudo é um hobby, que pode ajudar na limpeza do espírito... Limpeza tem tudo a ver com o cultivo! ;)

Dica anotada para o futuro! Valeu! :)

Agradeço a todos pela receptividade!

Última edição:
Ahhh, mas como essa tal de faxina é complicada! Já venho há bastante tempo me exigindo iniciar uma grande limpeza que se perde em meio ao caos de todo dia e sempre. Mas talvez seja o por que do início à busca aos cogumelos: terapia, auto-conhecimento, entender a raiz de alguns pensamentos . Ter uma diferente percepção desse turbilhão que é a existência. Obrigada pela resposta!

Não é fácil mesmo e nem adianta ter pressa.

O teu gosto pelas forças do astral são visíveis. A ayahuasca aconselho sempre a tomar com alguém que já conduza cerimonias e que tenha muita experiencia como os xamãs. Os xamãs dizem que a ayahuasca é a mãe das plantas, o peyote é o abuelo, o san pedro é o jovem e os ninhitos são as criancinhas :) Direcionar uma viagem não requer pensamento por que isso é pura ilusão, mas sim o intento da pessoa. Se tu queres algo especifico fala com os ninhitos o que queres e caso seja mesmo isso que precisas acredita que eles te dão. Devido a essas experiencias não muito agradáveis o medo começa a crescer e começam a aparecer muitas duvidas. O melhor para ter uma experiencia "boa" é confiar no SER que está do outro lado e deixar que ele te guie na tua viagem. Confia nestas forças divinas que tudo correrá bem. Estas plantas devem ser tomadas sempre em ambiente de ritual por respeito a elas.

"Esta fuerza tiene un poder que altera tu realidad, vamos saca tu corage nunca se altera nunca se le pierde" :)

Última edição:
A galera respondeu tudo... eu sei como é sentir este medo que você sente, o famoso 'medo do desconhecido' isso é normal, mais uma caracteristica do ser humano. O que devemos tentar fazer é controlar esses medos, olhar talvez, de uma outra forma para eles.
Quanto a sua pergunta sobre o desconforto na hora da viagem, comigo pelo menos, ocorre apenas uma ansiedade no começo e talvez um certo desconforto estomacal, mas duram apenas no inicio, nada de mais. Uma dica é ficar algumas horas de jejum antes de ingeri-los.

O que devemos tentar fazer é controlar esses medos, olhar talvez, de uma outra forma para eles.

Sim, tentar olhar de outra forma para o medo. Como se ele fosse um companheiro de viagem que pode inclusive avisá-lo de situações perigosas, mas que também pode colocar tudo a perder caso você preste demasiada atenção nele. Deixe que ele flutue em sua mente, se for o caso, mas tente não reagir com aversão. Ele é seu. Deixe-o se integrar em vez de ter medo do medo. Ele está lá por algum motivo, e de repente, quando os efeitos sobem e você se sente seguro o medo pode ir embora, e frequentemente vai, sem que você nem se dê conta.

Já tentar "controlar" o medo, ficar tentando tirá-lo do pensamento e outras reações aversivas, principalmente em doses altas, é um convite para bad trips.

Já tentar "controlar" o medo, ficar tentando tirá-lo do pensamento e outras reações aversivas, principalmente em doses altas, é um convite para bad trips.

Concordo plenamente, por experiência própria! Uma coisa que tenho aprendido (por vezes "ás duras penas") tanto com a Ayahuasca como com os Cogumelos é que seria legal não querer controlar tanto. Sou muito racionalista e tenho começado a conseguir ouvir mais meus sentimentos e intuições.

Dora,

Voce deveria fazer uma importante pergunta a voce mesma: o que voce voce esta procurando?

Quando voce mesma se der essa resposta, com certeza dela, entao sabera como e se deve conhecer os cogumelos. Nao existe preparo psicologico como o titulo do seu topico cita, no lugar disso existe determinacao.

So para ilustrar, para mim a busca neles eh espiritual, e hoje estou realizado assim. Valeu a pena.

Voce deveria fazer uma importante pergunta a voce mesma: o que voce voce esta procurando?

Alguns procuram os cogumelos por que não sabem definir o que estão procurando.

Eles são ferramentas poderosas para ajudar na descoberta dessas respostas. ;)

Back