Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Preparação de álcool 70% a partir do absoluto ou 95° GL

mexicano

Artífice esporulante
Membro Ativo
25/01/2010
232
80
Apresento aqui, uma maneira sofisticada de desdobrar álcool absoluto ou 95° GL em álcool 70% com segurança e qualidade mostrando cálculos bem precisos. O bom do processo é que o álcool obtido é limpo e puro, com um prazo de validade de 2 anos.

Preparação de álcool 70% m/m (77° GL)

1.0 Objetivos: Este procedimento destina-se na preparação de uma solução hidroalcoólica partindo-se de um álcool de concentração absoluta ou de menor grau alcoólico.

2.0 Materiais:
  • Becker 1000ml
  • Bastão de vidro
  • Alcoômetro
  • Água deionizada
  • Álcool etílico Absoluto ou 95° GL no mínimo
  • Proveta graduada de 500ml
  • Tabela de alcoométrica.
  • Termômetro

3.0 Procedimento

3.1 procedimento para preparar a solução partindo do álcool 96° GL.
  • Colocar o álcool etílico no refrigerador para abaixar a temperatura em torno de 20° C
  • Ao atingir tal temperatura ou próximo a esta, retirar da geladeira.
  • Verter 500ml deste na proveta.
  • Colocar o alcoômetro levemente na solução com movimento giratório para a esquerda, e aguardar estabilizar.
  • Fazer a leitura do grau e anotar a temperatura que está em seu termômetro interno.
  • Verificar o valor de seu grau, observando na tábua da força real dos líquidos espirituosos no link (em anexo), comparando a temperatura da solução e o grau GL lido no ato da análise.
  • Anotar o valor.

3.2 Cálculos

Para se preparar a solução 70% deve-se igualar as unidades transformando a %m/m em GL.

Conversão de %m/m para %v/v
Volume / volume %(GL) = 70g do álcool absoluto / 100g solução.
Densidade álcool absoluto= 0, 79433g / cm3
Densidade álcool 70 = 0, 87234g / cm3

Cálculo do volume do álcool absoluto

0, 79433 = 70 / V
V = 70 / 0, 79433
V = 88, 125ml álcool absoluto

Cálculo do volume da solução

0, 87234 = 100 / V
V = 100 / 0, 87234
V = 114, 634ml

Volume/volume de álcool = 88, 125 / 114, 634 * 100

% volume/volume = 76, 875 = 77° GL

768,75ml ------------------------ 100ml
X------------------------------------- 1000ml
X = 768,75ml.

Ou seja se o álcool a ser utilizado for o absoluto, terão que ser medidos 768,75ml deste e completado até 1000ml, para se produzir o álcool 70% p/p ou 77 %v/v.

Partindo de uma concentração qualquer basta proceder como realizado nesta etapa, observando as densidades.
Quando um álcool grau reagente é utilizado, pode-se partir com o seguinte cálculo

C1 * V1 = C2 * V2
96 * V1 = 77 * 1000
V1 = 802,08ml
Água qsp 1000ml

3.3 Preparação da solução

Medir em uma proveta o volume determinado de 802ml de álcool do álcool 96°Gl
Completar com água deionizada até 1000ml.
Agitar e guardar no refrigerador até a eliminação das bolhas de ar.

Colocar na proveta e verificar na tábua da força real dos líquidos espirituosos o °GL.
Anotar o valor mostrado, conferir na tabela dos líquidos espirituosos.
O álcool 70% tem uma tolerância entre 68% p/p e 72% p/p
Transferir para um frasco de 1 litro.
Rotular como álcool 70%.
Validade 2 anos.
 

Anexos

  • FNFB 2_Revisao_2_COFAR_setembro_2012_atual.pdf
    1.3 MB · Visualizações: 237
Última edição por um moderador:
Embora na explicação acima, necessita-se de alguns instrumentos de laboratório, pode-se utilizar materiais diversos, mas que apresentem valores estequiométricos bem definidos para poder fazer qualquer quantidade de álcool. O bom da utilização destes equipamentos, é o gráu de pureza com que este álcool ficará no resultado final. Ele pode ser estocado sempre que necessitar de alcool, visto que cultivadores necessitam dele sempre às mãos.

O alcool 70% mostra-se bastante eficaz na eliminação de patógenos microorganismos, e é muito utilizado para esterilização de ambientes e utensílios para cultivos de cogumelos.
 
very good, mexicano...
gasto litros e litros de alcool , sera uma mao na roda...
 
Muito bom mexicano. Só corrigindo um termo. O álcool é muito utilizado para desinfecção. Esterilização é um processo diferente.
 
Conclusão: muito complicado para uso prático, pois exige instrumentação e condições de laboratório...

...a menoz que Zalaam vazilita bara vozêeeez! ;)

Álcool 70.png

O quê
A tabela é simplesmente a quantidade de álcool (em ml) que precisa ser medida, para depois completar com água até 500 ml, para se obter 500 ml de álcool 70%.

Importante:
a tabela serve apenas para álcool 96° GL (o mesmo que 92,8 ° INPM), com uma pequena variação, desde que seja apenas álcool. Isto é, pode ser usada para álcool líquido, de cereais, de posto, etc. Não serve para outros produtos, nem para graduações abaixo de 96 ° GL.

* O álcool de posto (etanol, combustível), desde que seja adquirido em um posto confiável, é álcool 96 °GL. A diferença é que não tem o mesmo controle de qualidade que os outros usos, então pode conter resíduos de gasolina e outras sujeiras, além do cheiro diferente. Também contém denaturante, assim como os outros álcoóis comercializados, exceto os de cereais / artesanais.

Como usar a tabela
1) Meça a temperatura do álcool (ou do ambiente onde o álcool está, desde que não esteja dentro de um armário etc). Se o álcool estava guardado, deixe a garrafa cerca de meia hora em cima da mesa. Ao medir a temperatura, meça com o termômetro ainda dentro do álcool, ou use a temperatura ambiente direto. (você tem algum termômetro na casa, certo?)

2) Consulte na tabela para a temperatura medida, na coluna do meio (em azul), quantos mililitros de álcool são necessários.
* as colunas min e max indicam o quanto você pode errar na quantidade de álcool, para mais ou para menos, e ainda obter algo bastante próximo de álcool 70%. Mas a idéia é tentar acertar na coluna do meio, para não dar zebra.
* Se a temperatura não for um grau "inteiro" (22,3 °C, por exemplo), arredonde para o inteiro mais próximo. Mesmo que você erre a temperatura, a diferença será de +/- 1 ml, e você provavelmente irá errar por mais de 1 ml ao medir, de qualquer forma.

3) Separe, em um recipiente graduado, a quantidade de álcool indicada. Aqui não serve o olhômetro, precisa ser um recipiente graduado mesmo, quanto mais preciso melhor (você irá estar medindo poucos com poucos mililitros de diferença). Vidro de laboratório é melhor, mas só ajuda se você souber usar.

Um adendo: a tabela é para fazer 500 ml de álcool 70. Para outras medidas, use proporcionalmente mais ou menos álcool (regra de três).

4) Após derramar os 400 e tantos mls de álcool no recipiente, acrescente água até completar os 500 ml (ou outra medida).

Com um pouco de cuidado e sorte, você irá ter algo bem próximo de "álcool 70%". Pode ser que saia um álcool "60 e poucos" %, mas ainda será melhor que o álcool líquido 46% que ainda vende no supermercado (que é apenas para limpeza), menos inútil que o álcool gel, e menos caro que o álcool 70 da farmácia. E pelo preço do álcool de posto, por exemplo (uns R$ 2 o litro), é uma pechincha :cool:


:!: Naturalmente, cuidado, pois o álcool 70 líquido ainda é inflamável, e o 96 °GL mais ainda. :sneaky:
 
Um adendo...

Se ainda acharem álcool 96° em garrafa para vender COMPREM, porque a anvisa quer proibir a venda do 96° de vez!

Após isso a única opção será comprar o álcool já diluído (pagando mais caro) ou então preparar a partir do álcool de posto, que é bem mais impuro que o engarrafado para limpeza.
 
Se ainda acharem álcool 96° em garrafa para vender COMPREM, porque a anvisa quer proibir a venda do 96° de vez!


Não sei se vale a pena. Qual seria o uso do álcool 96º?

O álcool mais eficiente (68 a 72º) vai continuar permitido. E quando você vai em uma loja de produtos desse tipo o preço é mais ou menos proporcional à concentração de álcool.

Eu, hoje, só compro o álcool 70º.


Hoje se encontra também o álcool de cereais, para uso em perfumaria e mesmo licores. É quase álcool puro, como o 98º. Mas é mais caro.
 
Qual seria o uso do álcool 96º?
Uso como desinfetante, nenhum. Apenas limpeza, como solvente.

Mas o álcool 70 com o tempo perde a validade / eficiência, devido à evaporação do álcool e diminuição da concentração. Então eu guardo o álcool 96, e preparo lotes de álcool 70 conforme necessário. Assim mesmo se o 96 "aguar" um pouco, eu ainda consigo preparar o 70 a partir dele.

Hoje se encontra também o álcool de cereais, para uso em perfumaria e mesmo licores. É quase álcool puro, como o 98º. Mas é mais caro.
Nem é tão mais caro que o de limpeza, dependendo do fornecedor. Mas embora se encontre fácil, também tem a venda proibida, já que a lei que se aplica é a mesma (de 2013). Talvez fique ainda mais caro ou mais difícil de se obter.
 
Mas embora se encontre fácil, também tem a venda proibida, já que a lei que se aplica é a mesma (de 2013). Talvez fique ainda mais caro ou mais difícil de se obter.


Essa história de venda proibida é bem relativa. Em supermercados você não encontra, por exemplo.

Mas aqui no Rio tem várias lojinhas de material de limpeza onde você entra e arrecada todo o estoque de álcool 96º ou 70º, se quiser.
 
Sim, e é o que a Anvisa constatou, que a venda continua ocorrendo ao consumidor final. Então para resolver vão proibir a venda até para "estabelecimentos de saúde humana ou animal" - hospitais, farmácias, pet shops, clínicas veterinárias, lojas de limpeza. Fechando o cerco no varejo e comércio. Se nem esses estabelecimentos poderão comprar, eles também vão parar de vender, assim como já fizeram os supermercados. Acima de 54° GL, só em gel.
 
Acima de 54° GL, só em gel.


Mas não é isso o que o texto do link diz:

"A ideia da proposta de regulamentação é não permitir o álcool saneante líquido para limpeza, em elevadas concentrações (acima de 72% p/p), mesmo quando indicado para uso em estabelecimentos de assistência à saúde. Para esse tipo de função, a proposta vai permitir o álcool saneante na forma líquida, na faixa de concentração de 68 a 72% p/p, devendo ser exclusivamente registrado como desinfetante e não mais notificado."

Entendi que vai continuar a ter disponível o álcool 70º que compro hoje.
 
Back
Top