Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Prato do Dia: Amazônia Flambada e Aquecimento Global na Chapa

Premonisom

Artífice esporulante
Contribuidor
24/11/2005
616
80
"Sem vegetarianismo, não há ambientalismo coerente."

Os dados não mentem: em cada 10 hectares de mata amazônica destruída, 50% se transforma em carne no prato de brasileiros e 40% viram soja, exportada para alimentar animais que se tornarão carne na mesa de europeus e norte-americanos.

Em 40 anos, o rebanho bovino amazônico cresceu de 1,5 para 65 milhões de cabeças.
Nessa região do país existem três vezes mais bois que pessoas. E os números continuam aumentando em ritmo acelerado...Atualmente, a expansão da pecuária é responsável por mais de 2/3 da destruição de florestas no planeta.

Para completar, 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa são originadas por queimadas na chamada Amazônia Legal. Isso nos coloca no vexatório 4° lugar entre os emissores campeões mundiais de CO2. No mundo, estima-se que a indústria da carne seja responsável por nada menos de 18% do fenômeno das mudanças climáticas.*

Resumo dessa triste história: a Amazônia está virando pasto e nossa contribuição á humanidade tem sido transformar a maior floresta tropical do planeta em churrasco. Carne com gosto de mata queimada, violência, injustiça, poluição e extinção de espécies.

fonte:
Revista Vegetarianos
ano 3 - n°27 - janeiro 2009

* Para mais informações, acesse o caderno " Impactos ambientais do uso de animais para alimentação, publicado pela SVB cuja integra está disponível para download no link http://www.svb.org.br/vegetarianismo/downloads/livros/index.php

Concordo com quase tudo, mas eu mudaria a idéia do vegetarianismo, uma vez que se a pessoa cria sua própria 'caça', não está incentivando o consumo e suas consequências

então mudaria para 'sem a interrupção de consumo dos grandes produtores, não há ambientalismo coerente'.

Concordo com quase tudo, mas eu mudaria a idéia do vegetarianismo, uma vez que se a pessoa cria sua própria 'caça', não está incentivando o consumo e suas consequências

então mudaria para 'sem a interrupção de consumo dos grandes produtores, não há ambientalismo coerente'.

pois é.
Infelizmente 99% (ou +) dessa realidade auto-sustentável não existe.

[...]
Resumo dessa triste história: a Amazônia está virando pasto
[...]
Quanto mais pastos com bois, mais cogumelos selvagens, ótima notícia !!! E olha que são dos amazonian gigantescos !!!

foi ironia ou você realmente quis dizer isso?

As duas coisas. Todos já estamos cansados de saber que a amazonia está com os dias contados, não sei por que insistem em ficar mencionando números ao invés de propor algo concreto para mudar a situação. Como eu ainda não consegui pensar em nada só me resta ver o lado positivo da situação...

O lado positivo seria a biofilia.

Portanto, não há lado positivo.

O mesmo fato que fez com que nós humanos nos desenvolvesemos é aquele irá gerar nossa destruição....

não me refiro a religiões dogmaticas, ou a politicos corruptos, ou tecnologia...

me refiro ao cultivo do proprio alimento.

Quando fomos capazes de cultivar nosso proprio alimento o que era uma pequena tribo se tornou uma grande cidade.

A abudancia de alimento nós fez prosperar pois eliminiou uma necessidade chave para a sobrevivencia, sem essa preocupação fomos capazes de gastar mais energia "pensando", procriando, observando, construindo, desenvolvendo-se, etc...

O mesmo fato que fez com que nós humanos nos desenvolvesemos é aquele irá gerar nossa destruição....
(...)
Quando fomos capazes de cultivar nosso proprio alimento o que era uma pequena tribo se tornou uma grande cidade.

Lembra do que Descartes falava da propriedade privada? Que todo o problema começou quando o individuo quis "cercar" sua propriedade e dizer: - isso é meu!
Ai o cidadão do lado não gostou da idéia de vizinho e fez o mesmo e assim começaram os problemas.

Ou melhor dizendo... os bens da natureza são originalmente comuns. O consentimento é que dá acesso ao direito de propriedade. Isso levou-o à inclusão da idéia de trabalho.

É um assunto delicadíssimo, sempre vai afetar um ou outro.

Biofilia ótimo apanhado :pos: acrescento a ela: Permacultura!

Back