Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Potes plásticos no cultivo de cogumelos

SladeAbdala

Carimbador Maluco
Membro Ativo
23/11/2005
380
85
39
Depois que dois amigos quase botaram fogo em casa por usar recipientes inadequados, decidir escrever esse tópico para esclarecer os vários tipos de potes plásticos encontrados no mercado.

Como vocês já devem ter percebido, normalmente no fundo dos potes e garrafas plásticas há um simbolo, conhecido mundialmente como “simbolo de reciclagem”.

Eles são identificados com um número e um conjunto de letras que mostram o tipo de plástico utilizado.

Esses são os símbolos utilizados:

Sem-título.png

Vamos as descrições:

1. PET – Polietileno Tereftalato
É o material da famosa garrafa “PET”. Utilizado na fabricação de garrafas de refrigerante, garrafinhas de água e óleo e recipientes de produtos como anti-séptico bucal e xampu. As garrafas produzidas com esse polímero podem permanecer na natureza por até 800 anos.

Possui baixa temperatura de derretimento.

Uso no cultivo de cogumelos: Pode ser utilizado em várias fases no cultivo de cogumelos como montagem de monotube ou recipientes para colocar o borbulhador de aquário, porém, NÃO deve ser colocado na panela de pressão.

images.jpgDSCN0210.JPG

2. PEAD – Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
Usado em garrafas para iogurte, suco, leite, produtos de limpeza, potes para sorvete e frascos em geral. O PEAD é mais forte e mais opaco que o PEBD e pode suportar maiores temperaturas (120°C por curtos períodos e 110°C continuamente).

Uso no cultivo de cogumelos: Perfeito para colocar o aquecedor e vedar com silicone para ser utilizado na incubadora. A agua aquece e condensa dentro do próprio recipiente. NÃO utilize na panela de pressão.

GEDC1384_zpsa9575894.jpg

3. PVC – Policloreto de Vinila
Usado em frascos de produtos de higiene pessoal, brinquedos e embalagens para remédio. Também dá origem a mangueira de jardim, tubulação de esgoto, cones de tráfego e cabos.

Uso no cultivo de cogumelos: As luvas e os tubos de PVC podem ser usados na confecção de gloveBox entre outros.

anx_luva.jpg

4. PEBD – Polietileno de Baixa Densidade
Usado em embalagens para leite, iogurte, saquinhos de supermercado, bolsa para soro medicinal, filmes para fraldas descartáveis, bandejas e recipientes em geral. Gera artigos como sacos para lixo e tubulação para irrigação.

Uso no cultivo de cogumelos: Pode ser utilizado no aquecimento para terrários ou para incubadoras, desde, que a temperatura da agua não esquente muito.

5. PP – Polipropileno
Usado para fabricar copos plásticos, recipientes para alimentos, remédios e produtos químicos, material hospitalar, embalagens industriais, caixas de bebidas, autopeças, potes para margarina, sorvete, tampas e rótulos. É o atual copo de requeijão e de algumas marcas de doce de leite.

Uso no cultivo de cogumelos: Ideal para colonização de substrato. Aguenta altas temperaturas e pode ser utilizado na panela de pressão tranquilamente.

DSC05574.JPG DSC03290.JPGprod_16012.jpg

6. PS – Poliestireno
Usados em potes e frascos em geral, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), aparelhos de barbear descartáveis, brinquedos, copos e pratos descartáveis, placas para isolamento térmico e acessórios para escritório. Não exponha a temperaturas altas.

7. Outros
O símbolo é empregado para produtos plásticos fabricados com policarbonato, ABS, poliamida, acrílicos ou uma combinação de diversas resinas e materiais. NÃO utilize na panela de pressão.

É isso. Agora cuidado na utilização dos potes para evitar acidentes e VAMOS RECICLAR!

Abraços

Referências:

http://www.braskem.com.br/Portal/Principal/Arquivos/html/boletm_tecnico/Resistencia_quimica _PP.pdf

http://www.tudosobreplasticos.com/polietileno.html

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/entenda-os-simbolos-de-reciclagem-de-plastico/

http://croove.com.br/crie/saiba-mais-sobre-reciclagem-e-seu-simbolo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Politereftalato_de_etileno

http://techduto.com.br/pead

https://pt.wikipedia.org/wiki/Poliestireno
 
Última edição por um moderador:
sou contra o plástico, ainda mais meter na Panela de Pressão, usuário menos avisado pode colocar um pote de plastico com um material não tão bom assim e derreter o copo facilmente, dá o maior estrago.


Exatamente para evitar problemas assim que as informações que o @SladeAbdala reuniu na mensagem inicial desse tópico servem.
 
exatamente isso Ecuador!

Se o cara não tem capacidade mental de pegar o pote plástico e verificar se tem o número 5 dentro do símbolo de reciclagem ele deveria passar bem longe da panela de pressão, que é mais complicada e perigosa.

E eu não falei antes de procurar pote de requeijão vazio pra comprar, mas pra comprar requeijão no pote, aqui na minha cidade qualquer bar tem, não sei como é em outros lugares, mas acho difícil que não tenha em um mercado requeijão em pote. Mas se tem quem ache que é melhor sair pedindo pote de conserva vazio em lojas, cada um cada um.. eu sempre como requeijão (é melhor pra saúde que manteiga ou margarina), então vou ter muitos potes naturalmente.

eu usei um copo de requeijão com sucesso e usarei mais um ainda hoje.
 
Alguém sabe dizer se esses sacos de PP aguentam panela de pressão?

Se realmente são de polipropileno então aguentam a penela de pressão. Ou faça um teste antes para eliminar qualquer dúvida.
 
Se realmente são de polipropileno então aguentam a penela de pressão. Ou faça um teste antes para eliminar qualquer dúvida.

Usei os sacos ontem. Aguentaram 1h de panela de pressão sem problemas. Agora resta saber se compensa trabalhar com esses sacos ou os bons e velhos copos de vidro são melhores..
 
Usei os sacos ontem. Aguentaram 1h de panela de pressão sem problemas. Agora resta saber se compensa trabalhar com esses sacos ou os bons e velhos copos de vidro são melhores..

Segundo minhas experiências, não compensa! Sacos não se dão bem com panela de pressão. O vapor não entra direito, esporos invasores ficam nas dobras dos plástico, eles podem rasgar com facilidade.

Se for utilizar sacos plásticos, sugiro que sejam pequenos! ;)
 
Não acho recomendado potes PP flexíveis para iniciantes, pois o plastico é maleável e por isso pode entrar ar contaminado com o manuseio, ainda mais tratando-se de cultivadores ansiosos.
 
Última edição:
Concordo com a opinião da maioria aqui, plástico na panela Não! O plástico libera toxinas expostos a temperaturas altas, até mesmo uma garrafinha com água deixada muito tempo no carro não é saudável ingeri-lá, imagino as consequencias para um fungo que necessita de toda a preparação que sabemos...
 
Queria reabrir a discussão sobre os sacos de polipropileno, porque eu uso eles e funciona muito bem. Porém como falaram tem uns riscos sim, se você por muita água, ela entra pelo buraco do filtro, se por muito pouca, os sacos derretem encostando nas paredes muito quentes da panela. É importante por os filtros bem pra cima, loge da água e por um pano no fundo da panela pros sacos nao encostarem diretamente.

Mas vamos às vantagens: é super barato, quando você pega a prática fica fácil por muito substrato pra esterilizar, cabe bem mais material dentro da panela, o micélio nao fica preso dentro, como acontece com alguns potes.

Sobre a ingestão de plástico fazer mal, é cientificamente comprovado que faz sim pra humanos, se acontece isso com os fungos, acredito ser muito pouco ou nada, porque nunca tive resultados ruins por usar plástico. Talvez o polipropileno libere menos toxinas, visto que ele aguenta altas temperaturas sem derreter.

Eu uso sacos de polipropileno, tubos de alumínio (desodorante cortado e lixado) elásticos e papel filtro qualitativo (acho que é o de 12,5cm, vc encontra facil no mercadolivre ou lojas de laboratório). Vou deixar umas fotos aqui de como faço os sacos:
tesoura.jpg elastico.jpg filtro.jpg saco pronto.jpg pano.jpg panela pronta.jpg
 
Queria reabrir a discussão sobre os sacos de polipropileno, porque eu uso eles e funciona muito bem. Porém como falaram tem uns riscos sim, se você por muita água, ela entra pelo buraco do filtro, se por muito pouca, os sacos derretem encostando nas paredes muito quentes da panela. É importante por os filtros bem pra cima, loge da água e por um pano no fundo da panela pros sacos nao encostarem diretamente.

Mas vamos às vantagens: é super barato, quando você pega a prática fica fácil por muito substrato pra esterilizar, cabe bem mais material dentro da panela, o micélio nao fica preso dentro, como acontece com alguns potes.

Sobre a ingestão de plástico fazer mal, é cientificamente comprovado que faz sim pra humanos, se acontece isso com os fungos, acredito ser muito pouco ou nada, porque nunca tive resultados ruins por usar plástico. Talvez o polipropileno libere menos toxinas, visto que ele aguenta altas temperaturas sem derreter.

Eu uso sacos de polipropileno, tubos de alumínio (desodorante cortado e lixado) elásticos e papel filtro qualitativo (acho que é o de 12,5cm, vc encontra facil no mercadolivre ou lojas de laboratório). Vou deixar umas fotos aqui de como faço os sacos:
View attachment 103321 View attachment 103322 View attachment 103323 View attachment 103324 View attachment 103325 View attachment 103326

Tenho intencao de fazer diretamente dentro destes pacotes, porem nao acho na minha cidade.

Tenho a ideia de apos colocar o substrato dentro deste pacote, fazer um nó e vedar totalmente ele.... depois de esterilizar na PP... furar uma unica vez com seringa de esporos, vedar este furo com micropore e “mexer” o substrato dentro do pacote para colocar dentro da incubadora... para dpois de formado os micelios... fazer um casing ou ate mesmo bulk...
 
esses potes são muito bons, na hora de furar com a agulha tem que colocar um pequeno pedaço de fita crepe onde será o furo...e pronto! :)
mano, fita crepe é a mesma coisa que fita microporo ? *mind blown*
 
mano, fita crepe é a mesma coisa que fita microporo ? *mind blown*

Né não, nobre @joaor. Fita crepe é uma fita adesiva normal, com cola fraca, se não me engano. Se usa por exemplo pra pintar parede, colocando nas beiradinhas pra não sujar da tinta nova. E então ela é retirada sem deixar marcas.

A micropore é uma fita adesiva que permite a passagem de oxigênio, usada pra fins médicos em ferimentos, pra permitir o respiro da pele. Logo, também pode ser usada pra permitir a passagem de ar em um copo de colonização, assim como nos terrários.
 
Né não, nobre @joaor. Fita crepe é uma fita adesiva normal, com cola fraca, se não me engano. Se usa por exemplo pra pintar parede, colocando nas beiradinhas pra não sujar da tinta nova. E então ela é retirada sem deixar marcas.

A micropore é uma fita adesiva que permite a passagem de oxigênio, usada pra fins médicos em ferimentos, pra permitir o respiro da pele. Logo, também pode ser usada pra permitir a passagem de ar em um copo de colonização, assim como nos terrários.
Então meu caro @ExPoro, estive dando uma pesquisada e olha o que encontrei: filtro de seringa. O Filtro de seringa você coloca na tampa do pote a ser esterilizado, juntamente com a tampa de borracha para penicilina. O filtro de seringa funcionaria como o furo com micropore. Todo esse kit fica mais organizado na hora de organizar os potes para inocular, pretendo fazer assim no futuro. Vi bastante video no youtube onde os gringos já compram pronto parece essas tampas com a borracha de penicilina+filtro de seringa, justamente para inoculação.
 
Então meu caro @ExPoro, estive dando uma pesquisada e olha o que encontrei: filtro de seringa. O Filtro de seringa você coloca na tampa do pote a ser esterilizado, juntamente com a tampa de borracha para penicilina. O filtro de seringa funcionaria como o furo com micropore. Todo esse kit fica mais organizado na hora de organizar os potes para inocular, pretendo fazer assim no futuro. Vi bastante video no youtube onde os gringos já compram pronto parece essas tampas com a borracha de penicilina+filtro de seringa, justamente para inoculação.

Não funciona.

Não possibilita passagem de oxigênio suficiente.
 
@joaor

Só pra não falar que é só maldade kkk
Eu testei, agora que cheguei em casa consigo tirar foto.
Foto de agora, larguei ele ali pra ver se terminava, mas já está amarelado/morrendo sem conseguir colonizar e sem contaminantes ainda.

WhatsApp Image 2022-04-04 at 22.03.56.jpeg

Como a tampa é de metal, a corrosão tava permitindo passagem de ar fora do filtro, por isso tá com silicone.
Eu testei uns 3 potes.

WhatsApp Image 2022-04-04 at 22.11.01.jpeg

Essa é do dia que inoculei, ali tem a data, 7 de janeiro.
Tava testando micropore vs perlom vs whatman (filtro de seringa, o nome da marca cara, o meu é da china).
Tive melhores resultados com a micropore mesmo.

Até pensei que podia ser a strain, que é enigma e demora mais mesmo, mas os outros potes já estão frutificando faz quase 1 mês e esse tá ai ainda.
(novamente, essa demora toda até na frutificação é pela strain)
WhatsApp Image 2022-04-04 at 22.03.55.jpeg
 
@joaor

Só pra não falar que é só maldade kkk
Eu testei, agora que cheguei em casa consigo tirar foto.
Foto de agora, larguei ele ali pra ver se terminava, mas já está amarelado/morrendo sem conseguir colonizar e sem contaminantes ainda.

View attachment 204191

Como a tampa é de metal, a corrosão tava permitindo passagem de ar fora do filtro, por isso tá com silicone.
Eu testei uns 3 potes.

View attachment 204192

Essa é do dia que inoculei, ali tem a data, 7 de janeiro.
Tava testando micropore vs perlom vs whatman (filtro de seringa, o nome da marca cara, o meu é da china).
Tive melhores resultados com a micropore mesmo.

Até pensei que podia ser a strain, que é enigma e demora mais mesmo, mas os outros potes já estão frutificando faz quase 1 mês e esse tá ai ainda.
(novamente, essa demora toda até na frutificação é pela strain)
View attachment 204193
Ô Loco, Bicho! Quem sabe faz ao vivo!
Obrigado @Texugo, a sua experiência é muito válida para nós. Achei lindo esse seu monotub, hein ? Depois passa a tua experiência, não tô conseguindo acessar o perfil das pessoas para acompanhar os diários que foram feitos, será que é problema do meu navegador ou é do fórum ?
Valeu! abc!
 
não tô conseguindo acessar o perfil das pessoas para acompanhar os diários que foram feitos, será que é problema do meu navegador ou é do fórum ?
Valeu! abc!

Sejá lá pq, existe a possibilidade de restringir o acesso aos perfis pelo usuário...

Mas pode ser tb pq vc precise deixar o grupo de Membros Novos pra acessar todos os recursos do fórum.

Não sei dizer...
 
Back
Top