Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Potes de conserva no cultivo de cogumelos - de: Potes Plasticos no Cultivo de Cogumelos

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
sou contra o plástico, ainda mais meter na Panela de Pressão, usuário menos avisado pode colocar um pote de plastico com um material não tão bom assim e derreter o copo facilmente, dá o maior estrago. Usem vidro, é seguro e tão barato quanto. O vidro tem uma transparencia maior que o plastico, na hora de observar o micélio, ponto positivo pra ele.

E tem a vantagem de você ir em pizzarias, padarias, mercados e etc e pedir se há vidros de conserva sobrando. Consegui mais de 30 vidros fazendo assim! ;)

E se pedirem para o que é, diga que é para armazenar mel, ou se você for um fiel seguidor da verdade, diga que é pra cultivar cogumelos alucinógenos mesmo! :LOL:
 
Estava pensando em utilizar esses potes de conservas de vidro mesmo!
Aparentemente as tampas lacram muito bem, e quando for esterelizar na PP, só faria uns furos (uns 3 ou 4 na tampa) que serviria tanto pra sair o vapor na hora da esterelização quanto pra inocular depois..
Procede isso comrades?
 
Movi essas mensagens para um tópico próprio. Afinal, não faz sentido discutir, pelo menos para mim, discutir potes de vidro de conserva em um tópico chamado "Potes Plasticos no Cultivo de Cogumelos ..."

E, @Bada, esse esquema que você está propondo funciona sim.

 
Estava pensando em utilizar esses potes de conservas de vidro mesmo!
Aparentemente as tampas lacram muito bem, e quando for esterelizar na PP, só faria uns furos (uns 3 ou 4 na tampa) que serviria tanto pra sair o vapor na hora da esterelização quanto pra inocular depois..
Procede isso comrades?

Esterilize nas panelas sem a tampa, somente com as folhas de papel alumínio. Facilita na hora da inoculação também!

Essas tampas enferrujam facilmente, então é bom evitá-las.
 
Movi essas mensagens para um tópico próprio. Afinal, não faz sentido discutir, pelo menos para mim, discutir potes de vidro de conserva em um tópico chamado "Potes Plasticos no Cultivo de Cogumelos ..."

E, @Bada, esse esquema que você está propondo funciona sim.
Correcto! Perdão pelo assunto fora de tópico.

Esterilize nas panelas sem a tampa, somente com as folhas de papel alumínio. Facilita na hora da inoculação também!

Essas tampas enferrujam facilmente, então é bom evitá-las.
Valeu Rain. Nao tinha pensado nas possiveis ferrugens da tampa. O que me tocou foi talvez o quanto o lacre é bom dessas tampas, e a facilidade pra inocular depois com os furinhos prontos e tampa-los também!
Gratidão pela luz do mesmo modo! ;)
 
@Bada cuidado com essas tampas, tive a mesma ideia que a sua pois esses potes de conserva com tampa parecem perfeito. Fiz 4 furos em cada tampa com martelo e um prego, pode ser que o prego estivesse um pouco enferrujado e eu não tenha visto, mas a principio era um prego normal. Foram pra panela de pressao tudo certinho, mas em pouco tempo todos começaram a desenvolver uma mancha laranja em volta dos furos e quando abri para ver, a tampa estava toda laranja... consegui pouca informação sobre isso causar ou não problema no micélio. Acredito que alguns cultivadores tenham conseguido sucesso e nem tenham tido esses problemas, só vou relatar aqui pra vc ficar ciente do meu acontecido. abraços!!
 
@Bada cuidado com essas tampas, tive a mesma ideia que a sua pois esses potes de conserva com tampa parecem perfeito. Fiz 4 furos em cada tampa com martelo e um prego, pode ser que o prego estivesse um pouco enferrujado e eu não tenha visto, mas a principio era um prego normal. Foram pra panela de pressao tudo certinho, mas em pouco tempo todos começaram a desenvolver uma mancha laranja em volta dos furos e quando abri para ver, a tampa estava toda laranja... consegui pouca informação sobre isso causar ou não problema no micélio. Acredito que alguns cultivadores tenham conseguido sucesso e nem tenham tido esses problemas, só vou relatar aqui pra vc ficar ciente do meu acontecido. abraços!!

Aconteceu o mesmo comigo, o buraco que eu fiz para adicionar a lã acrílica para a filtragem do ar acabou enferrujando bem rápido.

E também os furos com o prego para a inoculação não são suficientes para uma esterilização segura. É melhor ir para a panela com o alumínio somente.
 
E também os furos com o prego para a inoculação não são suficientes para uma esterilização segura. É melhor ir para a panela com o alumínio somente.



Com a pressão que atinge um panela de pressão média, desculpe, Rain, mas acho que os furos são sim suficientes.
 
@Bada cuidado com essas tampas, tive a mesma ideia que a sua pois esses potes de conserva com tampa parecem perfeito. Fiz 4 furos em cada tampa com martelo e um prego, pode ser que o prego estivesse um pouco enferrujado e eu não tenha visto, mas a principio era um prego normal.

Massa @Kamushradt
Gratidão pela informação. To pensando em fazer os furos com furadeira na tampa.


E também os furos com o prego para a inoculação não são suficientes para uma esterilização segura. É melhor ir para a panela com o alumínio somente.



Com a pressão que atinge um panela de pressão média, desculpe, Rain, mas acho que os furos são sim suficientes.

Pois é cara..
Refletia como a esterelização acontecia com o papel aluminio lacrando o copo.. Ou quase lacrando, passando por algum mínimo espaço entre o papel al. e a boca do copo, certo? O vapor/pressão tem que entrar DENTRO do copo, certo? E se acontece isso com o papel aluminio normalmente, com alguns furos na tampa, acredito que "melhoraria" o processo.
Vou acabar testando os dois métodos na próxima empreitada. O pote de vidro com tampa furada e o convencional copo com papel aluminio, até porque na PP nao cabe muita coisa.
 
Back
Top