Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Potão de Polipropileno

  • Criador do tópico Seiken
  • Data de início
S

Seiken

Visitante
Olá,

Encontrei um potão de polipropileno, e fiquei interessado em utilizá-lo para cultivo. A idéia seria esterelizá-lo com um substrato rico dentro e abrir filtros de perlom no seu lado, para agilizar a colonização. Depois de colonizado, apenas adicionar uma proteção de fita isolante para não receber luz dos lados, uma touca de banho para servir de estufa, e a camada de casing.

A seguir estão os links das fotos do pote e do projeto:

Pote:
221108114150lm4.jpg 221108114256ze5.jpg 221108114322ju5.jpg 221108114431aw2.jpg

Projeto:
imagemxr5.png

Queria compartilhar com vocês e saber a sua opnião sobre a idéia. :)

Um abração!

Edit: Um erro que eu não percebi no projeto, é que a touca de banho está presa debaixo dos filtros, na verdade, ela deveria estar presa por cima, para permitir a troca de gases.
 
olá Seiken

Cara vou escrever o que entendi, depois farei um comentário. Se estiver errada minha interpretação, desconsidere ok ?!

bem eu entendi que você pretende esterilizar um substrato dentro do potão que você tem. Pra isso seria necessária uma panela de pressão que comportasse o pote, porque esterilizar potes menores e depois jogar o substrato esterilizado dentro do potão (sem nenhum contaminante) seria praticamente impossível...

Ainda pensando a possibilidade de esterilizar tudo dentro do potão, abrir furos para 'respiração' na hora da colonização pode abrir portas a contaminanates, ainda mais com este tamanho de pote/quantidade de substrato. Acho que eu não os faria.

Uma coisa que pode passar perto do que você pensou é a técnica do balde. Pra aplicá-la, você pode fazer potes menores na panela de pressão, esperar estarem 100% colonizados e depois disso colocá-los neste potão, com uma camada de frutificação por cima e o 'design' que você pensou. Aposto que ficaria muito bom, temos muitos exemplos como este na biblioteca e nos diários de cultivo.

Mas ao meu ver o mais importante é pensar por si próprio independente de já existir/ter sido feito por outra pessoa. Desejo boa sorte, até logo !
 
Última edição por um moderador:
viniciusc

Você pegou a idéia, eu pretendia esterelizar esse potão, mas como seria difícil conseguir uma panela que comportasse isso, faria pelo método de esterilização fracionada. Eu errei ao explicar, e você entendeu que os filtros seriam acoplados após a esterilização, mas na verdade isso ocorreria antes (se não, seria certeza de contaminação). Mas tenho receio de que a esterilização fracionada não seja capaz de dar conta do recado... Valeu!

Ecuador

O tópico que você me mostrou do NeuroFX, é uma das minhas inspirações para esse projeto. Quanto ao outro tópico, obrigado pela indicação, vou ler o diário.


Eu gostaria de tentar bulks pasteurizados, encontrei na shroomery, dois tópicos que me motivaram (Bucket o'fungus e Monotub), ambos demonstrando grande produtividade, porém ainda acho meio complicado o processo de pasteurização. Manter uma bolsa de substrato sob temperatura controlada durante um longo período de tempo, ainda soa meio complicado para mim.

Vou ver o que posso fazer, no mais, obrigado! ;)
 
que nada amigo seiken, pasteurização é simples, só demanda paciência...

sobre monotubs, são a mesma coisa que baldes, mas mais caras, porque a caixa é mais custosa do que os baldes

em geral você leva sementes colonizadas (spawn 100%) até uma estrutura, cobre com uma camada casing e depois espera os frutos

dá pra usar seu baldão sim, mas pra facilitar a vida com a panela de pressão sugiro o seguinte: esterilize e inocule potes de maionese com milho/espere colonizar 100%/coloque-os no balde com uma camada casing/espere colonizar/ponha pra frutificar

já a pasteurização pra facilitar tem um tópico do nomade, mas a base é: ferver água, desligar o fogo, mergulhar o estrume e deixar esfriar. Isso você faz uma vez por dia, durante 3 deles. prontinho seu estrume está pasteurizado e pronto pra cobrir spawns

desejo boa sorte, qualquer dúvida é só 'pregar fogo' :pos:
 
Então é isso aí! Vou seguir esse método de pasteurização mesmo. O potão fica pra depois, que venham os baldes :D

Enviei a carta hoje para a pró-fungos, tô aguradando meu Thai Koh Samui :cool: Vou comprando o que for necessário conforme for avançando no cultivo. Será que no fim das contas o gasto vai ser alto?

Andei pesquisando, um substrato bulk que vem sido bastante utilizado, e puro, é o esterco eqüino, pois contém bons nutrientes e uma consistência superior ao esterco bovino (apesar de que in natura eles não crescem no cocô do cavalo - pelo menos nunca vi).

Eu tenho uns 450g de centeio aqui, dá pra fazer uns 2 ou 3 spawns de balde? Fazer casing direto nesse centeio iria render boas colheitas?

Um abração, valeu pelo apoio!!!
 
"Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez"

Essas experiências são muito bem vindas,
parece que é assim que dão aqueles imensos,
não?! quanto maior o substrato maior os
frutos?!

Boa sorte irmão! Redobre os cuidados com
contaminações! ;)
 
Back
Top