Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível Panaeolus - AJUDA, plz

PowR TocH

Cogumelo maduro
Membro Ativo
18/11/2009
172
55
Oi gente querida! :)

Voltei de minha segunda caçada bem sussedida nesse ano, com 8 cubensis de tamanho médio e pequeno. \o/ eeeeeeeeeeeeeee!

Porém no relato de outra caçada que fiz em dezembro do ano passado comentei que muitos "hippies" roubavam os cogus, então nosso colega Lecrexs comentou da alta incidência de Panaeolus aqui no RS, e dessa vez me deparei com nada menos que 60 cogus que possivelmente sejam eles, mas talvez não. Estou com eles em casa e logo vão começar a estragar. Peço com urgência a ajuda de vocês para identificar essas crituras.

Bom, vamos lá:

17.jpg
Cogumelo branco (não comestível) em natura.

07.jpg
Encontrei mais de 200 cogumelos brancos nesse pasto hoje.

03.jpg
O lindo campo onde fiz a caçada.

08.jpg
Os cogumelos brancos eram GIGANTES e aos montes.

14.jpg
Os possíveis Panaeolus em natura!

12.jpg
Possíveis Panaeolus em natura. Detalhe das florzinhas roxas que cobriam todo o campo e me chapavam de pura beleza.

06.jpg
Mais dos possíveis Panaeolus.

09.jpg
Os Cubensis que colhi, alguns secos pelo sol.

02.jpg
Os possíveis Panaeolus que colhi. Cerca de 60.

04.jpg
IDENTIFICAÇÃO: chapéu de cor cinza com o centro levemente amarronzado em cogu maduro.

10.jpg
IDENTIFICAÇÃO: chapéu ovalado em cogu maduro.

16.jpg
IDENTIFICAÇÃO: Estipe marron cor de madeira com pontos de preteamento.

18.jpg
IDENTIFICAÇÃO: Estipe marron e lamelas pretas.

01.jpg
IDENTIFICAÇÃO: Esquerda: possível panaeolus. Direita: Psilocybe Cubensis.

05.jpg
IDENTIFICAÇÃO: Cima: Psilocybe Cubensis. Baixo: possível Panaeolus.

11.jpg
IDENTIFICAÇÃO: Eles nascem em grupos grandes. Nessa foto a raiz compartilhada por ambos cogumelos. Detalhe para o chapéu em forma de sino e os pontos de preteamento no chapéu.

13.jpg
IDENTIFICAÇÃO: Estipe marron quase transparente e chapéu mais amarronzado do que acinzentado em cogu jovem.

15.jpg
IDENTIFICAÇÃO: Chapéu em forma de sino

Eu tenho certeza de que todos cogumelos das fotos são da mesma espécie ( com exessão dos cubensis, claro) e suas estipes são finas, frágeis, longas, marrom transparente por dentro e com algo que lembra uma pele ou casca de árvore por fora de cor mais escura e mais perceptível em cogumelos adultos, enquanto que os menores ainda parecem marron transparente. A pele por fora da estipe também se assemelha a cor do chapéu acinzentado.

O chapéu varia de misturas de dourado, cinza, bege claro quase branco (em mais novos) e marrom ( em mais novos.

Quando a estipe é quebrada não se percebe azulamento, apesar de haver escurecimento da "pele da estipe" e do chapéu, principalmente nas bordas tanti ao natural quanto acelerado escurecimento depois de serem colhidos.

Pequenas "rugas" no estilo amanita, da mesma cor do chapéu, mas quase imperceptível.

Nascem da bosta e nunca do chão.

Desculpem a grande mensagem, mas as fotos acho que ajudarão na identificação, apesar da falta de qualidade. Peço caridosamente a ajuda de vocês, pois eles são muitos e já foram colhidos e vão começar a estragar, e seria uma pena jogar panaeolus fora.

Mortandello, te invoco a me ajudar, pois sei que amas os Panaeolus. =)

Eu só estou pedindo ajuda porque sei que eles são de difícil identificação e não tive tempo suficiente para pesquisar sobre eles, mas a partir do que eu já sabia me parecem realmente possíveis panaeolus, espero não estar enganado.

Um abraço a todos.

Estou no aguardo.

Paz
 
Parecem ativos, certamente.

Mas as fotos estão sem foco.

Talvez Mortadello ajude mais.
 
Até agora as pistas de minha pesquisa indicam ser Panaeolus Papilionaceus, 100 deles = 7 cubensis =/, e sei que existem no RS. Mas preciso de ajuda, pleeeeease.

Continuo as pesquisas...
 
É esse mesmo que eu penso serem. Comi meia estipe de um deles para teste e achei o gosto muito forte e estranho e me intimidei, prefiro não arriscar. De hoje eles não passam, estão bem velhos já.

Me senti abandonado, assim como a colheita =/

Mas valeu pela força Equador!

LUX

PS: Felicidade pelo chá feito com os Cubensis lá me esperando para a nova journey =)
 
Aqui brota Panaeolus até dentro do meu sapato. hahaha infelizmente o gosto é terrivelmente pavoroso.

Me lembro dele um pouco mais escuro..
 
Mano eu sou zero de caçada, até agora só cultivei =X

Malz não poder ajudar...
 
Estes posso afirmar veementimente: Não são os Cyanencens. Deve ser outra variedade dos Panaeolus.
Veja alguns que eu colhi abaixo.
Repare no formato do chapéu deles. Não é redondo. Possui umas curvas. Tem duas fotos onde eles estão secos.
Me desculpa por não te responder antes.
Estava sem meu notbook.
Estes são os Pan. Cyanencens:
DSC02898.JPGDSC00790.JPGDSC00785 - Cópia.JPGAjuda.jpgPan.jpgPANE.jpgpan.jpg
 
AHSDOAHISD EU acho q foi um desses que comi tbm e fiquei na duvida! FORUM

Eu to vivo e vi algumas coisas ..> Acho q seria o mesmo... Os menores são amarronzados e as vezes com circulo mais claro.. E os mais velhos um marrom claro e o chapeu fica mais oval =)
Tomara que seja néé!
 
AHSDOAHISD EU acho q foi um desses que comi tbm e fiquei na duvida! FORUM

Eu to vivo e vi algumas coisas ..> Acho q seria o mesmo... Os menores são amarronzados e as vezes com circulo mais claro.. E os mais velhos um marrom claro e o chapeu fica mais oval =)
Tomara que seja néé!
pela sua descricao sao os VENENOSOS.
marcolino.
 
Back
Top