Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Posso pular a etapa da panela de pressão ?

Soneca

Hifa
Cadastrado
04/02/2016
4
8
27
Considerando que vou ferver o substrato antes de colocá-lo no copo, é mesmo necessário esterilizar os copos na panela de pressão ? Não tenho panela de pressão, existe alguma outra forma de esterilizar os copos seja com álcool 70%, spray desinfetante ou qualquer outro jeito ?
 
Acho que para esterilizar precisa da PP mesmo, ou de alguma forma mais cara...
(compra uma mano, rola fazer uns rangos dahora também, hehe)
 
Acho que para esterilizar precisa da PP mesmo, ou de alguma forma mais cara...
(compra uma mano, rola fazer uns rangos dahora também, hehe)

Eu sou um desastre na cozinha, tenho medo de usar ela e explodir a casa rsrs
será que o álcool 70% não dá conta do recado ? vejo que usam ele pra esterilizar a espátula de raspar o carimbo
 
Considerando que vou ferver o substrato antes de colocá-lo no copo, é mesmo necessário esterilizar os copos na panela de pressão ? Não tenho panela de pressão, existe alguma outra forma de esterilizar os copos seja com álcool 70%, spray desinfetante ou qualquer outro jeito ?

Explica pra nós como você vai "ferver o substrato"?
Mas não, não tem como pular essa etapa da PP, ter uma panela de pressão para os cultivos é básico.
Se não tiver grana para comprar, empreste de alguém.

Já vi alguns relatos de uns que tentaram usar uma panela comum e coisas do tipo, nunca tiveram sucesso.

A função da panela de pressão é esterilizar o substrato, e consequentemente, os copos (recipientes).
.
 
Explica pra nós como você vai "ferver o substrato"?
Mas não, não tem como pular essa etapa da PP, ter uma panela de pressão para os cultivos é básico.
Se não tiver grana para comprar, empreste de alguém.

Já vi alguns relatos de uns que tentaram usar uma panela comum e coisas do tipo, nunca tiveram sucesso.
.
dessa forma que o rapaz faz logo nos 5 segundos do vídeo
essa fervida já não é o suficiente pra esterilizar o substrato ? o copo eu usaria álcool 70
 
Olha @Soneca, percebi que o autor do vídeo não mostrou os resultados (os frutos).
Esse método é bem "nas coxas", se quiser tentar, depois mostra os resultados ai pra comunidade.
Mas eu ainda te aconselho a usar a PP.
 
Olha @Soneca, percebi que o autor do vídeo não mostrou os resultados (os frutos).
Esse método é bem "nas coxas", se quiser tentar, depois mostra os resultados ai pra comunidade.
Mas eu ainda te aconselho a usar a PP.
Ele usou panela de pressão também, eu é que cogitei pular essa etapa mesmo... se eu conseguir colonizar desse jeito relato aqui pra vocês sim! Obrigado
 
Se não tem panela de pressão, deveria no mínimo passar por uma hora de fervura dos recipientes sem pressão. Ou seja, faria todo o procedimento até a parte em que deveria ir a pressão colocaria em uma panela comum.
 
Uma panela comum chega até no máximo mais ou menos uns 100 graus Celsius que é o ponto de ebulição da água. Só na panela de pressão vai atingir os 120 graus necessários para matar os esporos mais resistentes de micro-organismos contidos no substrato.

Esse pre cozimento que você viu no video, é apenas uma preparação para a panela de pressão quando se usa grãos inteiros. Veja bem, uma preparação para a panela de pressão.
 
Ele usou panela de pressão também, eu é que cogitei pular essa etapa mesmo... se eu conseguir colonizar desse jeito relato aqui pra vocês sim! Obrigado
Eu aconaelho que se você não quer usar a panela de pressão, faça o processo de tindalizaçao, dessa forma e menos provável que você jogue grana fora perdendo o cultivo !
 
Eu aconaelho que se você não quer usar a panela de pressão, faça o processo de tindalizaçao, dessa forma e menos provável que você jogue grana fora perdendo o cultivo !

Tem mais de 3 anos essa thread e o cara não acessa o fórum faz 2 anos e 3 semanas.

Querer ajudar é legal, mas busque ajudar quem está ativo, em diários de cultivos e etc.
 
Dá pra esterilizar sem panela de pressão sim. Sò que você precisa de fervura máxima com tampa fechada por, pelo menos, 90 minutos. Normamente faço com 100 minutos e dá certo, nunca tive uma contaminação depois que fiz com tanto tempo assim.
 
Dá pra esterilizar sem panela de pressão sim. Sò que você precisa de fervura máxima com tampa fechada por, pelo menos, 90 minutos.


Sem pressão de vapor e temperatura próxima de 120 graus, não acredito em esterilização. No máximo uma pasteurização bem sucedida.

No clima e condições do Brasil as tentativas de não usar panela de pressão geralmente terminam mal.
 
Sem pressão de vapor e temperatura próxima de 120 graus, não acredito em esterilização. No máximo uma pasteurização bem sucedida.

No clima e condições do Brasil as tentativas de não usar panela de pressão geralmente terminam mal.

Bom, experiência própria. Fiz vááááários batches em 2017 dessa forma. E como eu disse, sem pressão, e taxa de falha zero. Todo método de controle biótico depende de tempo de exposição e tal. Sem contar que o antigo vídeo gringo que parece discovery channel ensinando a fazer o PF, fala justamente que vai ensinar a não usar a panela de pressão por ser mais fácil de ter em casa em tamanho adequado e tal. O cara menciona isso no início antes de dar as instrções de como fazer sem.

Inclusive, a maioria era de Ecuador mesmo, (a melhor strain pra mim auhauuha)
 
Bom, experiência própria. Fiz vááááários batches em 2017 dessa forma. E como eu disse, sem pressão, e taxa de falha zero. Todo método de controle biótico depende de tempo de exposição e tal. Sem contar que o antigo vídeo gringo que parece discovery channel ensinando a fazer o PF, fala justamente que vai ensinar a não usar a panela de pressão por ser mais fácil de ter em casa em tamanho adequado e tal. O cara menciona isso no início antes de dar as instrções de como fazer sem.

Inclusive, a maioria era de Ecuador mesmo, (a melhor strain pra mim auhauuha)


Eu estou curioso pra ver essas experiências suas. Comigo mesmo com a panela de pressão não posso dizer q a taxa de contaminação é zero e deixo exposto ao calor pelo mesmo tempo q vc sugere .
O importante é funcionar né, isso com certeza, mas tu tá falando c tanta firmeza , q realmente agora fiquei curioso !
 
Eu estou curioso pra ver essas experiências suas. Comigo mesmo com a panela de pressão não posso dizer q a taxa de contaminação é zero e deixo exposto ao calor pelo mesmo tempo q vc sugere .
O importante é funcionar né, isso com certeza, mas tu tá falando c tanta firmeza , q realmente agora fiquei curioso !

Então, eu to curioso pra entender onde que ocorrem a maioria das contaminações. Porque com certeza não seria no aquecimento porque já deu muito certo. Nessa época eu tava com uma glove box e fazia todos os passos de higiene com redundância dupla. Aí fica difícil saber onde que tava dando tão certo. Provavelmente na glove box, mas aí to testando agora com fogão pra ver se consigo mesmo assim. Essa será a primeira que vou documentar o resultado aqui. É só o tempo de repetir o experimento algumas vezes.
 
Back
Top