Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível solução para esterilização de placas de petri

• Criador do tópico Criador do tópico Ailot
  • Data de início Data de início

Ailot

Esporo
Cadastrado
03/09/2024
21
2
21
Pesquisei um pouco sobre o assunto e vi que talvez uma opção viável seja o ácido peracético, a respeito desse composto químico ele é uma solução incolor levemente amarelada com odor que remete o de vinagre. Sua fórmula química é CH3CO3H. É utilizado especialmente para desinfecção, devido às suas propriedades esterilizantes, fungicidas, viricidas, bactericidas e esporicidas.
Ele é altamente indicado para esterilização de materiais termo sensíveis, ou seja nossas queridas placas de petri de acrílico, também vi que ele não é tão caro assim 5 litros está em torno de 120 reais porém você ainda pode diluir dependendo da concentração do produto. Irei fazer alguns testes assim que possível para verificar a viabilidade.

Pesquisei um pouco sobre o assunto e vi que talvez uma opção viável seja o ácido peracético, a respeito desse composto químico ele é uma solução incolor levemente amarelada com odor que remete o de vinagre. Sua fórmula química é CH3CO3H. É utilizado especialmente para desinfecção, devido às suas propriedades esterilizantes, fungicidas, viricidas, bactericidas e esporicidas.
Ele é altamente indicado para esterilização de materiais termo sensíveis, ou seja nossas queridas placas de petri de acrílico, também vi que ele não é tão caro assim 5 litros está em torno de 120 reais porém você ainda pode diluir dependendo da concentração do produto. Irei fazer alguns testes assim que possível para verificar a viabilidade.
Só lembrando ainda acho mais eficiente e fácil comprar placas de petri de vidro porém essa experiência é pra quem já comprou muitas de acrílico e não quer simplesmente jogar fora

@Ailot, vc já usou esse ácido, amigo ? já tive um acidente com ele (derramei um pouco) estava de máscara e mesmo assim pensei que ia morrer kkkkk cara, tudo arde e parece que vai queimar. Tome muito cuidado com esse ácido, placas de petri descartáveis acabam saindo bem barato se vc quer saber....

Só lembrando ainda acho mais eficiente e fácil comprar placas de petri de vidro porém essa experiência é pra quem já comprou muitas de acrílico e não quer simplesmente jogar fora

Interessante a dica do ácido, mas como o @BlackCat disse teria que avaliar o risco.

Uma solução mais simples mas que dá certo por aqui é o uso de lâmpadas UV-C.
Boto as placas abertas dentro da glove box, borrifo álcool 70%, encaixo o bocal com a lâmpada lá dentro também, cubro tudo com tecido blackout e deixo o apocalipse acontecer.

Interessante a dica do ácido, mas como o @BlackCat disse teria que avaliar o risco.

Uma solução mais simples mas que dá certo por aqui é o uso de lâmpadas UV-C.
Boto as placas abertas dentro da glove box, borrifo álcool 70%, encaixo o bocal com a lâmpada lá dentro também, cubro tudo com tecido blackout e deixo o apocalipse acontecer.
Interessante cheguei a cogitar o uso de lâmpadas UV porém não sabia se ela seria efetiva em esterelizar, porém agora que você citou me lembrei de ter lido algo sobre o uso de UV para esterilização de superfície, acho que talvez seja bem mais viável por conta da durabilidade e preço das lâmpadas, porém tem que tomar muito cuidado para não se expor a ela correto ?

Sabe o que eu tenho medo dessas lâmpadas UV-C ? o ozônio residual que pode ficar no ar, estou viajando muito ? Mas é bacana mesmo, todo lab precisa de uma lampada uv mesmo...

@Ailot, vc já usou esse ácido, amigo ? já tive um acidente com ele (derramei um pouco) estava de máscara e mesmo assim pensei que ia morrer kkkkk cara, tudo arde e parece que vai queimar. Tome muito cuidado com esse ácido, placas de petri descartáveis acabam saindo bem barato se vc quer saber....
Sim sim kkkk, não recomendo o uso sem os devidos cuidados e equipamentos de proteção, e no caso sei que placas de petri são bem baratinhas o experimento é só para checar a efetividade do método

Interessante cheguei a cogitar o uso de lâmpadas UV porém não sabia se ela seria efetiva em esterelizar, porém agora que você citou me lembrei de ter lido algo sobre o uso de UV para esterilização de superfície, acho que talvez seja bem mais viável por conta da durabilidade e preço das lâmpadas, porém tem que tomar muito cuidado para não se expor a ela correto ?
Sabe o que eu tenho medo dessas lâmpadas UV-C ? o ozônio residual que pode ficar no ar

Sem dúvida, o negócio é perigoso!

Conforme mencionei o primeiro cuidado é o tecido blackout e a evacuação do quarto por um tempo.
Existe uma marca chamada G-Light que vende a lâmpada já com o controle remoto, daí você liga e desliga longe dali.
Por conta do álcool evaporando e do ozônio dissipando, não precisa correr pra trabalhar com as placas.
Tem tempo até o agar chegar na temperatura certa de despejar.

Sabe o que eu tenho medo dessas lâmpadas UV-C ? o ozônio residual que pode ficar no ar, estou viajando muito ? Mas é bacana mesmo, todo lab precisa de uma lampada uv mesmo...

Precisa ser muito concentrado para ter algum efeito negativo.
Em shoppings por exemplo, é permitido emitir ozônio para reduzir bactérias no ar, dentro da limitação segura.

Eu uso um gerador de oxigênio para tirar o cheiro na minha casa, principalmente porque eu fumo arguile e também porque tenho alergia.
A faxineira limpa e depois eu mesmo vou ligando o gerador em cada cômodo fechado.
Hotel também usa bastante quando hóspedes fumam cigarro nos quartos.

Com certeza a quantidade de ozônio gerado é muito maior do que com lâmpadas e em questão de 10-15 minutos com o cômodo aberto ele já "degrada" pelo menos o suficiente pra não ser perceptível. E já tive que entrar no cômodo no meio do processo porque não encontrava meu gato no resto da casa e fui procurar. (Já tinha verificado antes de ligar e não estava lá mesmo, só tava dormindo em outro quarto).
O cheirinho é de limpeza, se inalar por certo tempo você começa a ter tosse e dor de garganta.

E ele não é estável, pelo menos na nossa altura de "atmosfera", degrada bem rápido em oxigênio.

Também tenho purificador de ar que emite uvc porque além de filtrar no HEPA, ele "limpa" o que fica no filtro até a hora de trocar.

Assim, ninguém recomenda porque não é "a prova de idiotas".
Conheço histórias de quem deixou gerando ozônio por mais de 12h e aí até os móveis começaram a perder cor, degradar plástico e deixar a casa inteira fedendo a esse plástico. Mesmo depois de dias com tudo aberto não saia o cheiro.

Mas diria que é mais fácil ter algum dano com a luz uvc do que o ozônio.

Aliás, fica uma curiosidade, tem muito ar condicionado sendo vendido com "ions negativos" para limpeza do ar.
Porque essa energia de negativa se ligaria a poeira e sujeira dispersa no ar, deixaria ela pesada e "cairia no chão" ou grudaria na parede, evitando você respirar.
Mas tem hipóteses de que assim como se liga ao chão, pode se ligar ao pulmão.
A questão é que você frequenta locais que compram ar condicionado com essa característica e pode nem saber.

A mesma coisa o ozônio em shopping, em hospital.

sobre as partículas: Quando os íons negativos se ligam às partículas no ar, elas ficam mais pesadas, mas nem todas caem imediatamente ao chão. Algumas podem permanecer suspensas no ar, especialmente se o ambiente tem boa circulação de ar, e assim, podem ser inaladas.Essa é uma das razões pelas quais a eficácia e segurança do uso de íons negativos para purificação do ar podem depender de fatores como a qualidade do sistema de filtragem e a ventilação do ambiente. Se as partículas estão suspensas e próximas à altura de respiração, há a possibilidade de serem inaladas antes de serem capturadas pelos filtros, especialmente se o sistema de ar condicionado não está funcionando de forma ideal ou se o ambiente não é bem ventilado.Por isso, enquanto os íons negativos podem melhorar a qualidade do ar, é importante que o sistema de ar condicionado esteja bem mantido, e que haja uma combinação com outras práticas de limpeza e ventilação para minimizar a inalação de partículas potencialmente prejudiciais.

Última edição:
Alternativa viável para o ácido paracetico líquido é comprá-lo em Pó, chama PAC200, eu uso para desinfecção dos instrumentais qnd vou fazer clonagem ou transferências. Tenho 3 bisturis, uso um limpo com uma gaze, jogo no ácido paracetico, pego outro que está no ácido, flambo, uso repito o processo. Já usei tbm para limpar as bags antes de abri pra fazer transferência, pra placas eu nunca usei pq já compro estéril e não reutilizo por conta do volume de placas que costumo usar. Seria um baita trabalho a mais, limpar, lavar etc ..

Precisa ficar atento pois o ácido paracetico é bem instável, em 24hr já se transformou em outra coisa. Precisa ver se esse que vc falou de 120 reais 5 litros, se após aberto ele tem que ser usado prontamente

Agora sobre o valor
Tu consegue comprar 10 placas de 60/15 já esterelizadas por R$ 3.64 da marca olen que é muito boa

Ou
10 de 90/15 por R$5,94 da marca perfecta que tbm me surpreendeu.

Já comprei nesse site é tranquilo

Eu só fugiria das placas da marca cral plast, são bem frágeis e não é raro virem quebradas

Última edição:
Salve!

Eu tenho alguma experiencia com ac. peracético, acho que é o sanitizante mais usado na indústria.
Económico, muito eficiente para bactérias e fungos, um pouco menos para esporos.
O ponto negativo é só a questão do risco de uso e descarte. É um produto que precisa de atenção e cuidado para se usar, pode causar machucados bem feios. E se queima a pele, imagina o que faz com os pulmões!!!
Agora sim, dá para usar em casa com os cuidados necessários. Existe um produto que é a versão em pó dele, chama PAC 200 (talvez tenham outros fabricantes no brasil).
Recomendo que quem for testar use essa versão, é muito mais seguro.

Dito isso, acho que vale a reflexão se a gente realmente precisa de um produto desse tipo. Esses sanitizantes são pensados para indústria alimentícia onde tem maquinários que não tem acesso para limpeza mecânica (fermentadores, resfriadores, mangueiras e tubos, etc). Para placas de petri água, sabão e hipoclorito são tão eficientes que peracético.

Sobre a questão da luz UV-C,
Ela é muito eficiente em algumas situações. Por exemplo uma superfície que tenha uma incidência direta dela, como o fundo da placa de petri, já nas paredes que a incidência é "lateral" a eficiência cai. O mesmo vale para cantos mortos e sombreados. O policarbonato bloqueia parte da luz UV-C, então não serve para esterilizar meios.
A geração de ozônio é muito baixa para ser um problema para gente, e ele dura poucas horas no ár. O maior risco aqui é o dano a visão causado pela luz, somando tempo de exposição e potencia, não é difícil ter um dano permanente.
Então, continuo defendendo que é um método menos eficiente.

Então minha opinião sobre o tema:
Se a ideia é só limpar para reaproveitar, tem técnicas tão boas e mais baratas e seguras do que peracético.
Se quiserem quiserem esterilizar com o meio de cultura a melhor opção é comprar as placas de Policarbonato autoclavável ou de vidro mesmo.

VW

Alternativa viável para o ácido paracetico líquido é comprá-lo em Pó, chama PAC200, eu uso para desinfecção dos instrumentais qnd vou fazer clonagem ou transferências. Tenho 3 bisturis, uso um limpo com uma gaze, jogo no ácido paracetico, pego outro que está no ácido, flambo, uso repito o processo. Já usei tbm para limpar as bags antes de abri pra fazer transferência, pra placas eu nunca usei pq já compro estéril e não reutilizo por conta do volume de placas que costumo usar. Seria um baita trabalho a mais, limpar, lavar etc ..

Precisa ficar atento pois o ácido paracetico é bem instável, em 24hr já se transformou em outra coisa. Precisa ver se esse que vc falou de 120 reais 5 litros, se após aberto ele tem que ser usado prontamente

@SpiritualMind
Legal, colocação perfeita! Ele é um ótimo produto para deixar as ferramentas imersas. Um ponto importante é que todos esses sanitizantes tem um tempo de contato mínimo para funcionar. O peracético, se não me engano, é de 10 min em imersão.
A eficiência desses produtos depende de 3 pilares, concentração, temperatura e tempo. Aumentar a concentração muitas vezes não influencia na eficiência.

Gostei desse fórum acabei recebendo uma quantidade tão grande de informação, que acho desnecessário prosseguir com essa experiência, vou aproveitar esse tempo para estudar mais sobre clonagem e melhorar minha técnica

Back