Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Possível idéia para hidromel de cubensis

KClO3

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/04/2012
94
76
34
Olá

Hoje ao preparar 6 litros de hidromel caseiro me ocorreu se não seria possível, na etapa de preparação, colocar pra ferver junto alguns cubensis, como se fosse fazer um chá de cogumelos mesmo e depois filtrar e colocar pra fermentar com fermento de cereviseae.
Não sei se vocês consideram isso como extração, eu consideraria simplesmente como fazer um chá de cogumelos com mel e depois fermentar... Acredito que se possível seria uma bebida bem mais palatável que a 'pinga de cogumelo' do outro tópico e com menores riscos de dar bad já que a concentração de álcool seria bem menor (tomar um ou dois copos sendo suficiente). Espero não estar quebrando nenhuma regra, se for o caso por favor peço que a moderação delete esta postagem..

E mesmo assim, não vai ser dessa vez que esse hidromel especial vai sair. Infelizmente não deu pra pegar cogus a tempo, mas da próxima vez eu tento e posto os resultados.

O hidromel é a bebida alcólica mais antiga que se conhece, visto que o mel foi fermentado pela primeira vez, bem antes da uva (vinho) e era a bebida predileta dos Vikings e outros povos, mas também feita por algumas tribos indígenas.
Como o vinho, quanto mais velho melhor: um hidromel que tem 3 meses por exemplo nem se compara com um que já tenha um ano, que é muito bom mesmo.
Reza a lenda que uma tradição de alguns Vikings era, quando uma criança deles viesse ao mundo, o pai prepararia um garrafão de hidromel e deixaria fermentando e curtindo, curtindo, curtindo...E essa garrafa só seria aberta quando a criança fizesse 18 anos. Imagina o gosto que devia ter um hidromel tão velho!!!
Infelizmente não perece ser uma bebida muito popular no Brasil, embora os países vizinhos como a Argentina seja muito mais comuns.. Mas se depender de mim, o hidromel já tá na geladeira e pronto pra servir!!! E podem apostar, é bem afrodisíaco, pra ambos os sexos, mas especialmente pra fêmeas, bem mais que vinho, ainda mais o tipo doce..Quer deixar sua mulher subindo pelas paredes, dê hidromel pra ela!
Outra coisa boa de se fazer suas próprias bebidas pra consumo próprio é que você deixa de pagar muito menos (por conta de impostos pesados que o governo impõe a bebidas alcólicas prontas), bebe mais e melhor (a maior parte das cervejas brasileiras por exemplo não é puro malte, se você olhar nos rótulos vai ver a palavra "cereais não-malteados", sabe o que é isso? Simplesmente cereais que nem milho, arroz, etc que colocam junto com o malte pra fazer a bebida "render" mais alcool..Se você faz sua própria cerveja pode aprender muito e ter mais saúde evitando de beber essas porcarias da AMBLERGH).. Além de ser um outro hobby bem interessante!


O modo como fiz meu hidromel NORMAL foi o seguinte:
Tendo mais ou menos 2 litros de puro mel da roça, inclusive com opérculos (os gominhos de cera de abelha) que é mais nutritivo pra fermentação, comprei 5 litros de água mineral, duas maçãs, uma laranja e deixei próximo ao fogão.
Hora da assepsia, que é tão importante pra fermentações quanto para as PF teks da vida: a mesa foi limpa com alcool em gel e os recipientes (um garrafão de 5 litros e uma garrafa PET 2 litros) foram completamente cheias com água e hipoclorito (uns 30mL pro garrafão e uns 10mL pra garrafa PET) e a mistura foi deixada agir enquanto preparava o resto. Arrumei uma tampa de plástico, originalmente de uma garrafa de espumante e que cabia perfeitamente no garrafão (rolhas de cortiça são difíceis de lavar e contaminam fácil), fiz um furo com o ferro de solda e passei um tubo de silicone desses de aquario e selei com bastante cola quente. Fiz o mesmo para a tampa da garrafa PET e as duas tampas com tubos eu coloquei numa pequena bacia com água e hipoclorito pra ir sanitizando também, assim como um funil grande de polipropileno.

Lavei e enxaguei bem o panelão e coloquei a água mineral. Descasquei as maçãs e cortei pedaços pequenos, os quais fui jogando na água na panela. Espremi a laranja, coei e joguei o suco na panela também. Coloquei um aquecedor elétrico (ebulidor) pra já ir aquecendo a água. Quando já estava bem quente transferi a panela para o fogão, fogo alto e tampei.

O hidromel no qual é adicionado muita fruta / especiaria costuma ser chamado de melomel. Eu gosto de colocar ao menos uma ou duas frutas pois os nutrientes dessas frutas costumam ajudar muito o fermento a se desenvolver no mosto resultante por conta dos micronutrientes contidos nas frutas e além disso dá um gosto bom sim..As combinações são praticamente infinitas, maçãs, limão, manga, cravo, canela, etc.. Vai o que sua imaginação mandar.

Enquanto a mistura ia fervendo, peguei uma peneira de plastico e com a ajuda de uma colher fui adicionando o mel, deu mais ou menos 1,3 litros, tampei novamente e deixei o pau quebrar na panela..
Peguei uma panela menor (mais parece com um copo metálico grande com suporte pra segurar) de mais ou menos 1,5L e coloquei água de torneira e deixei no fogo fervendo junto. Após ferver eu tirei do fogo e usei essa água bem quente pra lavar o garrafão e os outros utensilios que estavam na solução de hipoclorito (essa é a maneira de lavar bem os utensilios: ao mesmo tempo que evita recontaminações, ainda tira bem o hipoclorito residual, que se presente pode se dissolver no mosto, matar o fermento colocado depois e inibir a fermentação). O funil foi colocado no garrafão com um arame (desses de amarrar saco de pão de forma) preso entre a tampa e o bico do funil pra criar uma saída alternativa para o ar (que sai a medida que a água quente entra..Se não fizer isso corre o risco da água espirrar)..Tem uma imagem de dois desses arames colocados depois, na hora de adicionar o mosto quente nas garrafas...
Enfim, após os utensilios lavados com várias porções de água fervente, eles foram colocados de cabeça pra baixo na mesa (já com vários guardanapos limpos em cima) pra escorrer.

Enquanto isso a mistura ia fervendo.. Os pedaços de maçãs já estavam bem moles, quase dissolvendo, decidi nessa hora tirar a tampa e baixar o fogo.
Usei a mesma peneira de plástico pra 'pescar' esses pedaços de maçã e após pegar todos os pedaços já bem moles, tornei a aumentar o fogo pra dar outra fervida no mosto e então abaixei o fogo novamente.
O garrafão foi colocado numa bacia pra evitar lambança , dois arames/fios de pão limpos foram colocados na tampa e o funil foi colocado (ver imagem), como disse, esses fios estão ali só pra prover ao ar dentro da garrafa uma saída alternativa, sem eles o ar vai sair pelo mesmo lugar onde o liquido é adicionado e isso vai fazer o liquido espirrar pra todo lado, melando toda a cozinha e criando portas pra contaminações e formigas. O copo/panela usado pra ferver a água de enxague , já limpo, foi posta ao fogo por um minuto sem nada e então tirado do fogo e usada para fazer a transferencia de liquido entre a panela maior com o mosto e as garrafas (ver imagens).

Após todo o liquido estar nas garrafas, as mesmas foram tampadas com 3 camadas de guardanapos limpos e estão no momento aguardando algumas horas para eu poder colocá-las na geladeira para esfriarem mais rápido e dai só então , apartir do liquido ao menos na temperatura ambiente eu poderei colocar o fermento, colocar as tampas com tubos (após esterelizadas, é claro) e colocar o final dos tubos numa garrafa com água + metabissulfito de sódio (evita que a água estrague/apodreça e não contamine o liquido das garrafas).. O objetivo da água é manter o excesso de CO2 produzido fora ao mesmo tempo que impede do oxigênio entrar nas garrafas, já que a fermentação é por via de regra anaeróbica (sem oxigênio).

Pra quem quiser fazer seu hidromel, eu recomendo altamente a leitura de alguns materiais, como o comunicado técnico da EMBRAPA que eu estou anexando, juntamente com algumas fotos..

O 'psilomel' fica pra outro dia..
Estou pensando na idéia, após colocar um suco de laranja e maçãs, colocaria também ao menos 3 ou 4 comprimidos de ácido ascorbico (vitamina C) ou melhor ainda o ascorbato de sódio, que é um sal da vitamina C (idéia do Cosmik) e que não é tão ácido para a posterior fermentação como antioxidante, antes de adicionar os cogumelos frescos e picados, para ter o sumo que depois de coado e esfriado bem seria fermentado e aguardaria ao menos 3-6 meses antes de consumir.

Então, o que acham?

Paz e luz a todos!
hidro01_640x480.jpghidro02_640x480.jpghidro03_640x480.jpghidro04_640x480.jpghidro05_640x480.jpghidro06_640x480.jpghidro07_640x480.jpghidro08_640x480.jpghidro09_640x480.jpghidro11_640x480.jpghidro12_640x480.jpghidro13_640x480.jpghidro14_640x480.jpghidro15_640x480.jpghidro16_640x480.jpg
 

Anexos

  • Com.tec.170.pdf
    288.8 KB · Visualizações: 20
Última edição por um moderador:
Hoje após o mosto totalmente resfriado (temperatura ambiente..Acabei não colocando o mosto na geladeira como havia dito que iria fazer) coloquei o fermento (fermento de pão seco e novo, aberto no momento da adição), enxaguei as tampas-tubos do hipoclorito com água fervente e sequei com guardanapo/alcool gel e pus nas garrafas.
Adicionei água e metabissulfito de sódio em outra garrafa e coloquei as extremidades dos tubos mergulhadas nessa solução e cobri as garrafas com papel alumínio/fita adesiva pra ajudar a evitar a luz no mosto, deixei anotações com a data de adição do fermento (hoje) e outro papel avisando para não abrir e deixei o conjunto num local mais tranquilo, debaixo de uma pia que não é usada.

Qualquer dia faço o "psilomel" e posto aqui.


Paz e luz!
hidro17_640x480.jpghidro18_640x480.jpghidro19_640x480.jpghidro20_640x480.jpg
 
cara pra ser sincero eu achei tudo LINDO demais.
continue postando, to acompanhando aqui!
 
..acho que seria uma combinacao bem interessante, mesmo que a quantidade de psilocybin de uma enfraquecida após alguns meses.. o alcool compensara hahaha :p
 
Acabei de me lembrar do dia em que tentei fazer ginger beer e a garrafa PET explodiu durante a madrugada.
A patroa pesou demais nesse dia e me "proibiu" de usar a cozinha como laboratório... :LOL:

Abraços!
 
Desde que postei este tópico, até hoje as bolhas saem dos dois recipientes, indicando fermentação ativa ocorrendo e alcool sendo criado ;) Woo Hoo!

Também descobri recentemente que já existe no CM um excelente tópico do Agricola sobre hidromel, mas explorando a relação amanita VERSUS hidromel.. https://teonanacatl.org/threads/hidromel-consuma-com-amanitas.4085/ vale a pena conferir!

Um outro meio de fazer esse hidromel cubensis seria ao invés de ferver os mágicos no início do processo, esquentar com o hidromel bem no final, no processo de pasteurização, pra matar o cereviseae residual após a produção do alcool e permitir a armazenagem do hidromel, ai já faz duas coisas de uma vez só!

Mortandello, valeu!! Daqui entre 6 meses e um ano eu te conto como foi ehehe

zell , acho que não perderia, a não ser pela oxidação da psilocina, o que não vai ser o caso pois o meio dentro do liquido não terá oxigênio, se houver oxigênio o cereviseae vai tratar de consumí-lo (rapidamente no início do processo) e depois de todo O2 dissolvido no liquido ser consumido, vai começar a usar os açucares de outro modo para obter a energia de que precisa, pelo processo anaeróbico.. Mas seria preciso todo o material micelial morrer pra não competir depois com o cereviseae e isso seria feito fervendo os mágicos para liberarem as psilinas e o material micelial morrer e então esfriar para o meio ficar propicio para o cereviseae...A psilocibina é mais estável que a psilocina, especialmente com relação a oxidação, e é mais provável de estar em maior quantidade na bebida..

mantonelli, como foi que isto aconteceu? Como era o modo como o gás escapava da garrafa PET? Isso é sério! Disse ali em cima da pasteurização após o processo de fermentação e maturação, isso é importante pra armazenagem pois mata os microorganismos/fermento, que por uma ou outra razão podem voltar a se alimentar no liquido e gerar CO2.. Isso inevitavelmente leva a um aumento da pressão interna da garrafa e pode fazê-la explodir durante armazenagem, então cuidado!
 
@mantonelli, como foi que isto aconteceu? Como era o modo como o gás escapava da garrafa PET? Isso é sério! Disse ali em cima da pasteurização após o processo de fermentação e maturação, isso é importante pra armazenagem pois mata os microorganismos/fermento, que por uma ou outra razão podem voltar a se alimentar no liquido e gerar CO2.. Isso inevitavelmente leva a um aumento da pressão interna da garrafa e pode fazê-la explodir durante armazenagem, então cuidado!

aramblingspoon.com_blog_wp_content_uploads_2006_12_BlogGingerBeer.jpg

Ginger beer é um tipo de cerveja artesanal. Logo não existe escapatória do CO2 produzido, ou o líquido não será carbonatado.
Justamente pelo perigo de explosão não devemos usar garrafas de vidro na produção dela.

Se interessar, aqui vai uma receita: http://www.wikihow.com/Make-Ginger-Ale

O mosto dela, por ser feito de um chá de gengibre e limão, talvez possa ser complementado com alguns mágicos.
Como não existe processo de pasteurização posterior, o risco de perda de potência deve ser bem reduzido.

As maiores vantagens são o tempo de produção, de no máximo 48 horas e o teor alcoólico, de 0,5%.

Abraços!
 
Back
Top