Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pontos pretos felpudos espalhados pelo substrato

guaxinim

Hifa
Cadastrado
29/04/2019
18
17
Inoculei seis jarros de milho de pipoca com a mesma seringa na mesma noite.
Todos eles, em diferentes graus, apresentaram manchinhas escuras, as maiores cobertas de pelinhos brancos.
A foto em anexo (que infelizmente é ruim mas fazer o quê se eu não tenho câmera boa) eu tirei cerca de uma semana após inocular. Não havia sinal de germinação de cubensis.
Um detalhe importante: A seringa que usei na inoculação estava germinada. Ela ficou alguns meses na geladeira e os esporos acabaram se grudando ao redor de bolinhas de micélio no interior dela.

jarros.jpg

Cara, acredito que esteja contaminado.
Porém msm quando eu sei q algo ta contaminado eu deixo ele lá pra ver se evolui pra eu ter certeza.
Contaminação na fase de incubação eh o pior q pode acontecer pq num tem jeito, num da pra fazer nada.
Anyway, já vai preparando mais substrato caso esse não de certo kk
E não se esqueça de tindilizar o milho, ferver pelo menos uns 3 dias acredito q seja essencial.

Upvote 0
Infelizmente esses potes eu já pus fora há mais de mês, mas essa semana eu tive o mesmo problema com outros inoculados com a mesma seringa.
E oooutros potes que eu preparei junto desses (no mesmo dia, com o mesmo milho) mas que inoculei com outra seringa estão bem. Ou seja, era a seringa que estava contaminada.

Sobre tindalizar, sabe que eu não acho que seja essencial?
Ao meu ver, é uma opção de esterilização pra quem não tem panela de pressão. Se você vai colocar os potes na panela de pressão no fim das contas, acho que nem precisa tindalizar o substrato.
Pelo menos é assim na minha experiência.

Upvote 0
Hm, ok porém
A até onde eu sei, a tindalização eh como uma esterelização para a parte interna do milho. Isso previne diversas contaminações que ficam no interior do milho. Quando se trata de milho de pipoca vc deve se preocupar com um carinha chamado Trichoderma Harzianum, o famoso fungo verde no interior do grão.
A tindalização não substitui a esterelização na PP. Sempre interessante fazer os dois então hehe
O baguio pq eh tão preocupante esse fungo verde eh justamente por ele estar bem no meio do milho. Então as vezes o micélio pode apresentar uma aparencia saudavel no começo e colonizar mt bem, porém depois de algum tempoapós chegar no meio ele contamina, só tristeza... :(

Upvote 0
Back