- 03/09/2024
- 21
- 2
- 21
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Interessante, porém pra quem não pode garantir a esterilização por não ter um fluxo laminar ou uma glovebox não seria vantajoso? Pelo menos nos primeiros cultivos para diminuir as chances de contaminação de quem não tem experiência( no caso eu kkk), tipo vou fazer a glovebox porem sei que ela não garante um ambiente esterioLembro que alguns membros usaram, mas acabaram deixando de lado porque não tinha muita vantagem.
O preparo correto, esterilização e preparação do meio com ágar são mais significativas do que a necessidade de usar antibiótico.
O antibiótico só vai combater as contaminações por bactéria, outros contaminante como fungos que são até mais comuns, não serão afetados.Interessante, porém pra quem não pode garantir a esterilização por não ter um fluxo laminar ou uma glovebox não seria vantajoso? Pelo menos nos primeiros cultivos para diminuir as chances de contaminação de quem não tem experiência( no caso eu kkk), tipo vou fazer a glovebox porem sei que ela não garante um ambiente esterio
Agora acho que entendi completamente valeuO antibiótico só vai combater as contaminações por bactéria, outros contaminante como fungos que são até mais comuns, não serão afetados.
Sem glovebox, sab ou fluxo laminar, eu descartaria fazer o uso do ágar.
Mesmo usando a técnica "no pour tek" (pesquise no YouTube), vc ainda vai ter que abrir a placa para inocular, expondo-a ao ambiente.
Lembrando que para germinação de esporos ou até mesmo clonagem pode se usar o ágar sem nutrição, "water ágar" pois com ele o micélio tente a se esticar a procura de comida enquanto as bactérias não se desenvolvem, depois só escolher um pedaço do micélio distante do centro dele e fazer outra transferência para um meio nutritivo.