Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pode usar antibiótico ao agar?

• Criador do tópico Criador do tópico Ailot
  • Data de início Data de início

Ailot

Esporo
Cadastrado
03/09/2024
21
2
21
Vi em alguns lugares a menção do uso de antibiótico para diminuir o risco de contaminação, porém não encontrei nada sobre medidas e qual antibiótico usar, não sei se muda alguma coisa porém quero fazer a clonagem de shimeji no agar. Alguém teria alguma informação sobre isso?

Lembro que alguns membros usaram, mas acabaram deixando de lado porque não tinha muita vantagem.

O preparo correto, esterilização e preparação do meio com ágar são mais significativas do que a necessidade de usar antibiótico.
Interessante, porém pra quem não pode garantir a esterilização por não ter um fluxo laminar ou uma glovebox não seria vantajoso? Pelo menos nos primeiros cultivos para diminuir as chances de contaminação de quem não tem experiência( no caso eu kkk), tipo vou fazer a glovebox porem sei que ela não garante um ambiente esterio

Ágar com antibiótico é usado só para casos bem específicos, como limpar um placa já contaminada ou germinar esporos suspeitos.
Para clonagem não é preciso tanto, já que se bem feita, escolhendo uma matriz íntegra o interior do cogumelo estará limpo.
Lembrando que para germinação de esporos ou até mesmo clonagem pode se usar o ágar sem nutrição, "water ágar" pois com ele o micélio tente a se esticar a procura de comida enquanto as bactérias não se desenvolvem, depois só escolher um pedaço do micélio distante do centro dele e fazer outra transferência para um meio nutritivo.

Agora, se for mesmo preciso usar o ágar com antibiótico, deve-se tomar o devido cuidado de fazer outras transferências sucessivas para placas sem antibiótico; se vc pegar esse primeiro micélio no antibiótico e jogar no grão ou na cultura liquida, corre um grande risco de criar bactérias resistente pois ura diluir o antibiótico em mais matéria. Podendo causar um grande problema.

Interessante, porém pra quem não pode garantir a esterilização por não ter um fluxo laminar ou uma glovebox não seria vantajoso? Pelo menos nos primeiros cultivos para diminuir as chances de contaminação de quem não tem experiência( no caso eu kkk), tipo vou fazer a glovebox porem sei que ela não garante um ambiente esterio
O antibiótico só vai combater as contaminações por bactéria, outros contaminante como fungos que são até mais comuns, não serão afetados.
Sem glovebox, sab ou fluxo laminar, eu descartaria fazer o uso do ágar.
Mesmo usando a técnica "no pour tek" (pesquise no YouTube), vc ainda vai ter que abrir a placa para inocular, expondo-a ao ambiente.

O antibiótico só vai combater as contaminações por bactéria, outros contaminante como fungos que são até mais comuns, não serão afetados.
Sem glovebox, sab ou fluxo laminar, eu descartaria fazer o uso do ágar.
Mesmo usando a técnica "no pour tek" (pesquise no YouTube), vc ainda vai ter que abrir a placa para inocular, expondo-a ao ambiente.
Agora acho que entendi completamente valeu 😃

A pergunta já foi respondida, mas queria deixar uma dica pro caso de alguém encontrar esse post pesquisando pelo tema.

Aqui no Brasil os antibióticos tem o uso controlado e acaba sendo difícil conseguir sem receita, mas tem dois que dá pra comprar de boa em casa agropecuária/pet shop que é a ampicilina e a gentamicina.

Reforçando o que já foi dito, o ideal é a assepsia.
Mas pra tentar salvar uma cultura de estimação ou domesticar um carimbo selvagem elas - não garantem - mas com certeza ajudam.
10mg pra cada meio litro de ágar preparado é o suficiente.

edit: Precisa ser utilizada a forma líquida que é vendida em ampolas ou pote daqueles de xarope. A diluição não segue um padrão, tem que conferir o rótulo e fazer regra de 3.

Última edição:
Lembrando que para germinação de esporos ou até mesmo clonagem pode se usar o ágar sem nutrição, "water ágar" pois com ele o micélio tente a se esticar a procura de comida enquanto as bactérias não se desenvolvem, depois só escolher um pedaço do micélio distante do centro dele e fazer outra transferência para um meio nutritivo.

A ideia de usar agar sem nutrição é muito interessante, não havia visto ainda.

Outra técnica que me parece útil é a de clonagem em papelão. Eu não testei ainda, mas utilizar um meio seletivo para diminuir a chances de contaminação é bem interessante.
VW

Back