Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Placas com BDA: como fazer no microondas ?

ttsoares

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/10/2006
38
69
Peço ajuda à sabedoria coletiva deste forum:

Não gosto de microondas mas sua rapidez e praticidade são desejáveis no meu caso pois não moro no local onde faço meus cultivos. Tenho poucas horas para fazer tudo e voltar para o local onde realmente moro - onde convivo com uma sogra muito chata :eek:

BDA em placas de pétri no microondas.

Primeiro quase enchi as placas com BDA. Marquei para 8 minutos no forno. ferveu e vazou tudo... a parte de cima das placas saltou e a lambança foi grande.

Limpei tudo. Coloquei bem pouco de BDA nas placas. Coloquei um prato cobrindo todas as placas. Marquei 8 minutos. Ferveu, vazou, sujou tudo novamente e pior... o que sobrou de BDA nas placas ficou torrado de seco. :(

Peço ajuda com um procedimento simples e que possa dar uma base para eu começar a acertar.
 
Esquece, não é assim que se faz cara.

BDA você primeiro prepara a mistura num outro pote com agar até ficar bem diluído na água e tudo mais. Aí você esteriliza esse pote com todo o conteúdo e depois coloca o conteúdo nas placas.

Microondas não tem nada de esterilizador, a única coisa que ele faz é esquentar o líquido que tá dentro, e como ele não é pressurizado vai ferver a 100C e não vai garantir a esterilização.

Desculpa, mas é melhor você não inventar e usar uma panela de pressão. Inclusive se for pra clonagem você pode adicionar um pouco de água oxigenada 10vol (não sei a medida exata, tem no shroomery/google) antes da mistura endurecer, isso vai ajudar a não contaminar as placas e o micélio vai crescer mesmo assim.

É bom improvisar uma glovebox também.

:pos:
 
Upvote 0
Mês que em faz um anos que comecei a cultivar.
Sempre usei panela de pressão. Consegui uma só minha, de 10l, toda com Teflon.
Já fiz BDA em PP. Fazendo exatamente como descreves... Tenho 4 placas na geladeira, com Mex e Pleorotus sabor caju.

Ocorre que para mim a PP é um saco...
Vi gente falando em esterilizar no microondas rápido e fácil aqui no CM... Só não consigo achar o tópico. Este instrumento de busca do fórum é uma M !! :mad:
Não faz AND com as palavras chave, só OR !!!!!

E, a primeira coisa que fiz, antes de começar a cultivar, foi uma glove box. E, modéstia parte, mesmo sendo o primeiro protótipo (versão alpha)... é muito boa. Já teve gente me pedindo fotos para buscar inspiração. O dia que eu fizer a segunda, vai ficar profi. :cool:

De qualquer forma, agradeço seus comentários, voltarei mais humilde para a PP :eek:
 
Upvote 0
Desculpa, mas microondas sucks a lot.
É claro que dependendo do tanto que você esquenta uma coisa lá é provável que elimine várias bactérias, mas não é feito pra isso e não serve pra isso. Esquenta mal e desigual, não esquenta qualquer coisa e não é pressurizado. Prefiro usar uma panela comum, sem pressão, do que um microondas pra esterilizar minhas coisas.
 
Upvote 0
Back
Top