Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Placa de petri 🧫

Maal

Primórdia
Membro Ativo
18/03/2018
234
1
35
Java Island
Iniciando com as placas de petri me deparei com uma situação bem curiosa…

Preparei agar com extrato de malte e corante vermelho

Inoculei as placas com esporos de B+ AKM

A placa após ser colonizada pelo micélio perdeu o tom vermelho, alguém sabe dizer uma explicação para o ocorrido?

IMG_5680.jpeg

Acontece comigo quando faço com corante alimentício e com várias espécies de cogumelos. Qualquer cor acaba sendo "consumida" pelo fungo, pelo menos é como eu interpreto...

Acho que os resultados dependem do tipo de corante usado. Se o fungo tem a capacidade de degradar o agente que dá a cor, ele vai fazer.
Um exemplo de um corante mais "permanente" é o "black agar", com carvão ativado. O meio ainda mantém certas características de cor após totalmente colonizado.

Acontece comigo quando faço com corante alimentício e com várias espécies de cogumelos. Qualquer cor acaba sendo "consumida" pelo fungo, pelo menos é como eu interpreto...

Acho que os resultados dependem do tipo de corante usado. Se o fungo tem a capacidade de degradar o agente que dá a cor, ele vai fazer.
Um exemplo de um corante mais "permanente" é o "black agar", com carvão ativado. O meio ainda mantém certas características de cor após totalmente colonizado.
Então quer dizer que isso acontece sempre? No caso do corante alimentício?

Acompanho alguns cultivos gringos e sempre vejo as placas muito bem feitas, coloridas, inclusive foi por isso que criei interesse, acho muito bonito.

Saiu contrário do que eu acho bonito, micélio não ficou rizomórfico e a cor saiu, tava doido pra ver o micélio branquinho sob o vermelho :rolandoderir:

Massa, ta trabalhando com fluxo laminar ou SAB?
Não tenho fluxo laminar, tenho uma SAB feita de caixa de papelão revestida com durex, mas, esses eu fiz sem nada disso, apenas no quarto bem fechado, ambiente previamente limpo, borrifo álcool na superfície, nas paredes e no ar para evitar contaminações suspensas, sucesso.

Então quer dizer que isso acontece sempre? No caso do corante alimentício?

Acompanho alguns cultivos gringos e sempre vejo as placas muito bem feitas, coloridas, inclusive foi por isso que criei interesse, acho muito bonito.

Saiu contrário do que eu acho bonito, micélio não ficou rizomórfico e a cor saiu, tava doido pra ver o micélio branquinho sob o vermelho :rolandoderir:

Não tenho fluxo laminar, tenho uma SAB feita de caixa de papelão revestida com durex, mas, esses eu fiz sem nada disso, apenas no quarto bem fechado, ambiente previamente limpo, borrifo álcool na superfície, nas paredes e no ar para evitar contaminações suspensas, sucesso.
Massa, qual receita que vc seguiu para o ágar? Pode compartilhar?

Massa, qual receita que vc seguiu para o ágar? Pode compartilhar?
Bem simples...

Usei 2 sticks de agar agar kanten, total de 8g
500 ml de água filtrada
1/2 colher de chá de extrato de malte
10 gotas de corante alimentício

Preparei o agar conforme a receita que contém na própria caixa do agar, levar ao fogo sempre mexendo e deixar ferver por 2 minutos

Após feito isso, passa para um pote que aguente ir para pressão, 20 min de pressão, tá pronto

Se deixar esfriar muito ele solidifica, o ideal é usar ele ainda morno para conseguir verter na placa com ele em estado líquido, e quando não tiver mais tão quente inocular como preferir, esporo, tecido, grão, etc...

E para vedar a placa usei plástico filme comum, apenas cortei o rolo grande em um pedaço menor para facilitar

Back