Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pinus/pinheiros

morpheu

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/05/2013
264
42
Pessoal, pinus é aquela árvore de onde cai pinha, né? Mas o pinheiro não é também uma espécie de pinus, é possível encontrar amanitas perto de pinheiros?
 
Pinheiro é sinônimo para várias espécies do gênero Pinus da família Pinaceae. :teo_seta_direita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiro

Sim, é possível encontrar Amanitas próximos aos pinheiros, mas antes de ir a caça, pesquise se ao menos na sua cidade já foi reportado a presença de Amanitas.

Boa sorte!
 
Obrigado.

Sim, aqui é região de amanitas, moro no Paraná. Valeu por avisar, em breve irei caçar.
 
Essa é a floresta de pinus ideal para se procurar Amanitas, note que o chão é um tapete liso, não há outra vegetação.
pinus1.jpg

Já essa é uma floresta de pinus também, mas note que o chão é forrado de capim e outras vegetações, nem perca tempo, é muito difícil encontrar amanitas nessa situação.
pinus2.jpg
 
Hmm... valeu pela dica, Tupy.
 
Essa é a floresta de pinus ideal para se procurar Amanitas, note que o chão é um tapete liso, não há outra vegetação.
View attachment 71119

Já essa é uma floresta de pinus também, mas note que o chão é forrado de capim e outras vegetações, nem perca tempo, é muito difícil encontrar amanitas nessa situação.
View attachment 71120

Putz... informação tão simples... tão útil. Quase um vetor.
 
A Araucaria angustifolia não é um pinu, né? Não tem como eu achar Amanitas perto dela?

É fácil encontrar Amanitas perto de poucos pinus? Tipo, uns 4 ou 5 pinus num lugar já é o suficiente pra nascer Amanitas?
 
A Araucaria angustifolia não é um pinu, né? Não tem como eu achar Amanitas perto dela?

Veja https://teonanacatl.org/threads/simbiose-araucaria-angustifolia.9840/#post-155731

Entretanto as melhores chances estão mesmo em áreas com Pinus.


É fácil encontrar Amanitas perto de poucos pinus? Tipo, uns 4 ou 5 pinus num lugar já é o suficiente pra nascer Amanitas?

Acho que já tivemos relatos de coletas em grupos de poucos Pinus, mas não sei onde estão os tópicos para te indicar. De qualquer modo área maiores, com muitos Pinus, devem ser mais promissoras.
 
[QUOTE="morpheu, post: 162107, member: 11157] 4 ou 5 pinus num lugar já é o suficiente pra nascer Amanitas?[/QUOTE]
Já li que é possível nascer com 1 pinheiro apenas. Mas a probabilidade deve ser exponencialmente menor.
Ou não... :D
 
Hoje colhi vários Amanitas, sendo que apenas dois deles eram vermelhos. Os outros eram meio amarelados e esbranquiçados. Tirei várias fotos mas não consigo passar pro PC nem a pau.

Os vermelhos eu encontrei isolados. Os brancos tavam todos um perto do outro, no meio de vários pinus. Imaginei que fossem Amanitas formosa. Amanitas phalloides crescem perto de pinus? Será que é possível que eu tenha colhido algum cogu venenoso? Eles são iguais aos Amanitas muscaria, só são mais claros. Eles têm as pintinhas brancas também, alguns bem poucas.
 
Mas os Amanitas phalloides têm pintinhas brancas? Existe outro cogumelo fora o Amanita muscaria que tenha essas pintinhas brancas?
 
Existe outro cogumelo fora o Amanita muscaria que tenha essas pintinhas brancas?

Existe. Amanita gemmata e Amanita pantherina, por exemplo, que são bem mais tóxicos que o Amanita muscaria.

Não sei no caso específico do phalloides se todos os exemplares são sem pintas, mas arriscar com um cogumelo extremamente venenoso não parece muito prudente.


E me parece que você está insistindo em um assunto que já foi bem discutido no fórum, não?
 
Existe. Amanita gemmata e Amanita pantherina, por exemplo, que são bem mais tóxicos que o Amanita muscaria.

Fui ver as fotos do gemmata e realmente são bem parecidos com os que eu colhi. Eles não são psicoativos? São venenosos? Que risco eu corro se ingeri-los?

No lugar em que achei esses Amanitas estranhos, vi também uns três vermelhos, mas eram muito pequenos ainda. Quanto tempo leva para eles ficarem grandes? Se eu for daqui uns dois dias, será que eles já cresceram o suficiente?
 
Última edição:
Fui ver as fotos do gemmata e realmente são bem parecidos com os que eu colhi. Eles não são psicoativos? São venenosos? Que risco eu corro se ingeri-los?

No lugar em que achei esses Amanitas estranhos, vi também uns três vermelhos, mas eram muito pequenos ainda. Quanto tempo leva para eles ficarem grandes? Se eu for daqui uns dois dias, será que eles já cresceram o suficiente?


Sugiro pesquisar o fórum.
 
Back
Top