Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pin?

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Eu tinha uma cultura de PESA em cremoagar(07/04/06), com alguns pesaços dela inoculei uma semente (spaw) de palha de milho com cremogema(10/05/06), deixei colonizar e inoculei um vidro (h=15cm, d=11,5cm) com ela. Desde ontem (02/06/06)percebi a formação de uma estrutura parecidissima com primordia, um nó hifal tomando a forma de um chapéu de cogumelo, mas todo branco em micelio ainda.

Ele tem a forma perfeita de um chapeu oval, com "mamilo" em forma de cone, como os PESA costumam ter. A estrutura eh perfeitamente simetrica, nao tem ocilações nem depressoes, é simetricamente oval e pontuda.

O substrato do pote atual é arroz integral inteiro + quirela de milho + cremogema, foi esterilizado no microondas por 5 minutos e está sendo incubado em temperaturas que variam de 27° a 32° C (80°-90°F).

Desde a germinação esse micélio tem 2 meses de vida, será que está pinando mesmo de uma pequena porção de micélio? A base para esse pin tem aproximadamente um diametro de 5cm de micelio, pelo menos visivel, não sei se para dentro do substrato está mais colonisado.

Não consegui tirar uma foto muito boa da estrutura e sua perfeição simetrica, mas dá pra ter ideia. Amanha de dia tento umas fotos melhores.

O que vocês acham, é possivel??

Paz, amor e muita poesia!
duvida pin 007.jpgduvida pin 011.jpgduvida pin 013.jpgduvida pin 014.jpgduvida pin 017.jpgduvida pin 019.jpgduvida pin 020.jpg
 
Pin??

eh sim pq eu mesmo vi nascedo no meu quintal na terra embaixo onde n tinha nehuma formaçao aparente de micelio.

e hoje eu cavocando a grama eu achei o cogu embaixo da grama na terra eh muito esquisisto mas rola sim!!!
 
Upvote 0
Pin??

fala psilo... se realmente for e surgir um pin isso sera negativo não é? pq ele podera apodrecer assim podendo contaminar, o que vc esta pensando em fazer ?
sorte hermano! :D
 
Upvote 0
Pin??

Se for um pin (e espero que seja hehe :)) eu vou deixar ele crescer, se tornar um cogumelo forte e bonito, abrir o chapéu, esporular no proprio suibstrato nao colonizado abaixo dele, e depois que ele morrer vai ser decomposto pelo proprio micélio de cubensis.

Não tenho medo de estragar pois nao vou abrir nada, tem espaço pra ele crescer ali, esporular e de seus esporos nascerem novo micelio pra se juntar com o resto do pote. Vamos ver no que dá hehe :D:D

Será legal ver todo o ciclo vital do cogumelo :pos:
 
Upvote 0
Pin??

cara não tinha pensando nisso,que ideia doida heheheheh, realmente muito interessante, tb ver todo o ciclo mesmo muito legal... espero que de tudo certo! :D
goodd vibess
 
Upvote 0
Pin??

De onde tah brotando tah um branco muito denso, fortao, nao parece nem algodoado, eh uma massa densa e grossa branca brilhante. Ai uns 5 cm pra baixo ela fica rizomorfica, mas jah está na ponta da colonização. As bordas que fazem fronteira com o não colonizado sao rizomorficas mas o miolo do micelio tem as caracteristicas q eu descrevi acima.

Você acha que tem chance de ser primordia?
 
Upvote 0
Pin??

Se as bordas pararam de crescer ou diminuíram consideravelmente o crescimento eu acho que pode ser sim.

Agora, se o micélio não crescer mais, é porque por alguma razão ele saiu da fase vegetativa e resolveu começar a se reproduzir, razão que teria que ser descoberta pela causa micológica. :) Daí seria legal tomar medidas para que o resto do substrato fosse colonizado. A sua idéia de deixar ele crescer e esporular lá dentro é perfeita pra isso.
 
Upvote 0
Pin??

Psilo isso pra mim tá mesmo com cara de primordia!! :pos: Se liguem nessas fotos LINDAS que tirei do livro "The mushroom cultivator". Esse pins do livro se parecem muito com isso ai.
Deixa rolar mesmo! Vai ficar igual esses cogus do livro! :pos: :D
Positive vibrations!
primordia.JPGprimordia1.JPG
 
Upvote 0
Pin??

Acho q é muito cedo para dizer o q é, o micélio faz coisas esquisitas o tempo inteiro, se depois dele crescer mais um pouco ele adquirir uma forma mais consistente, densa, embolotada e mudar pras cores de pins (cabecinha cor fósforo fiat lux e corpo branco/amarelo/pardo) aí sim a coisa é um pin. Até então é só um fragmento bizarro e micélio.
 
Upvote 0
Pin??

Hehe com certeza Cygnus, nao vamos crias falsas expectativas haha senão a decepão eh maior. O micélio as vezes faz coisas doidas, tanto em terrarios em bolos ou em casings, nesse pote tem uma certa evaporação que deixa o microambiente lá dentro bem umido,tem um bom espaço entre o substrato e a boca do vidro, e a temperatura tá pra colonização, não tem motivo pra frutificar.

Mas o micélio q tá ai tem 2 meses de vida, pode influenciar?
 
Upvote 0
Pin??

A estrutura cresceu mais um pouco e parou, tá ali, branca, simetrica, apontada pra cima, um bolinho de micélio. Parado.

Hehe se era o começo de alguma primordia por enquanto parou. Tudo está apontando para um crescimento estranho do micélio mesmo, a natureza é mesmo perfeita... haha o ser humano costuma ver o que quer ;):pos:

É psilo o ser humano e sua criatividade e imaginação! :D :D :D
Mas que ia ser interessante isso virar um cogu dentro desse pote ia!!!!:D :D
SORTE e MUITA PAZ!

heheh ma vai virar, só nao é agora ;)
 
Upvote 0
Back
Top