Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

PF TEK ARROZ ESCURECEU

Shivatoga

Esporo
Cadastrado
29/06/2020
11
3
30
Ola pessoal, estou na luta com uma Strain que ganhei e por enquanto ainda sem sucesso.
Fiz copos PF da primeira vez e deu errado.
Refiz novamente com 6 copos. Estão na incubadora a exatos 31 dias hoje e estão assim:

Strain: Pcilocybe galindoi

PF TEK 1.jpegPF TEK 2.jpegPF TEK 3.jpeg

O arroz escureceu nos arredores do micélio, ficou meio cinza/preto
Essa strain é bem diferente do cubensis pelo que vejo aqui no forum. O micélio parece "ralo"

contaminação?

Porque decidi inocular eles no milho no dia 19/07 e hoje estão assim:
MILHO.jpeg
não aparentam pontos pretos e a incubação está bem mais avançada do que nos copos, descartei a possibilidade de ser contaminação direto da CL porque se fosse o milho deveria estar contaminado também né?! ou não?

agradeço desde já!

Bom dia irmão. Os copos estão contaminados infelizmente. Qual foi o método que vc usou para esterilizar um e outro? Já havia usado a seringa antes? Chegou a trocar a agulha ou deixar ela em brasa antes de inocular?
Essa strain é mais difícil de cultivar realmente, pelo que sei funciona melhor com grãos, trigo, alpiste...
Talvez seja melhor estabilizar o micélio em um meio de cultura para posterior inoculação de um micélio mais saudável. Para essas strains eu considero a seringa multiesporos um tanto arriscada. Abração mano.

Upvote 0
Bom dia irmão. Os copos estão contaminados infelizmente. Qual foi o método que vc usou para esterilizar um e outro? Já havia usado a seringa antes? Chegou a trocar a agulha ou deixar ela em brasa antes de inocular?
Essa strain é mais difícil de cultivar realmente, pelo que sei funciona melhor com grãos, trigo, alpiste...
Talvez seja melhor estabilizar o micélio em um meio de cultura para posterior inoculação de um micélio mais saudável. Para essas strains eu considero a seringa multiesporos um tanto arriscada. Abração mano.

Sou irmã rs, no feminino.
Eu esterilizei os dois na panela de pressão por mais ou menos 90 minutos. A seringa é da réplica da cultura liquida que eu fiz a partir da qual eu ganhei. Usei agulha e seringas novas e flambei elas no fogo, passei alcool 70% na sequencia.
Estou aprendendo agora sobre meio agar, quero mesmo tentar isolar o micelio dessa strain, mas sou novata ainda, preciso aprender mais primeiro.
Por enquanto estou testando ela nos grãos e está dando super certo até o momento. o milho está ficando todo branco parece neve rs
Inoculei alguns potes com centeio ontem e acredito que o resultado será igualmente satisfatorio ou mais. Dessa strain vou colher as esclerotias e tentar frutificar um dos potes.
Vou atualizando no diário.
Desisti de PF TEK com essa strain, foram 10 copos sem sucesso. Agora o milho deu certo de primeira. Testando e aprendendo.
Obrigada por responder.

Quanto aos copos contaminados enterrei em um vaso de plantas com humus de minhoca. Esses dias fui mexer de curiosidade e para minha surpresa tem pequenas esclerotias se formando no solo. Vou deixar alguns meses la monitorando e depois vou revirar o substrato para colhe-las. Agora sim estou confiante que estou no caminho certo.

Estou com um casing de cubensis que comprei para colher carimbos e começar a cultivar ele a partir do carimbo.
Assim que terminar de colher testarei a PF TEK como cubensis para fazer a comparação.

Esse forum é massa demais aprendo mto aqui, todo dia leio um pouco e acho muito dahora quando respondem minhas perguntas.
Gratidão por compartilhar conhecimento!!!

Upvote 0
Sou irmã rs, no feminino.
Peço mil desculpas irmã! Rsrs

para minha surpresa tem pequenas esclerotias se formando no solo.
🙌🙌 que ótima notícia! Treine a técnica com BDA para clonar depois. Com o agar vc pode clonar o micelio sem os esporos. É uma vantagem muito grande com esse tipo de strain que é mais difícil de frutificar.

Uma dica: evite o agar alimentício. Pra mim não deu certo mesmo aumentando a quantidade de agar. Compre em farmacias de manipulação que ele vem puro.
Ademais, siga no estudo que não há nada impossível para pessoas dedicadas e teimosas. Abração.

Upvote 0
Opa, salve @Shivatoga Bem vinda.
Usei agulha e seringas novas e flambei elas no fogo, passei alcool 70% na sequencia.
Usar o álcool depois de flambar é um erro! O álcool, como a própria embalagem diz (99,9%) ele realmente não deixa 100% estéril, a chama deixa, por isso o correto é flambar e direto inocular, pode usar a agulha incandescente mesmo que não tem problemas.

Parabéns pelo cultivo! Abre um diário desse Galindoi no milho, realmente essas espécies exóticas são recomendadas em grãos e serragem, pftek não é amigo delas 😅

Upvote 0
Back