Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pesquisadores desenvolvem “isopor verde” de cogumelo

A.H

Cogumelo maduro
Cadastrado
12/08/2011
25
49
EUA: pesquisadores desenvolvem “isopor verde” de cogumelo

Débora Spitzcovsky 21 de setembro de 2011

asuper.abril.com.br_blogs_planeta_files_2011_09_isopor_cogumelo_post_650.jpg

Esqueça as embalagens, copos descartáveis, maquetes e coolers de isopor! Se depender dos pesquisadores norte-americanos Eben Bayer e Gavin McIntyre, este material – cuja reciclagem não é incentivada, o que faz com que ocupe muito espaço nos aterros sanitários – está com os dias contados. O substituto? O cogumelo!

Os especialistas desenvolveram um material tão resistente ao calor quanto o isopor, mas que é feito de forma orgânica, a partir do fungo e de subprodutos agrícolas – como palha de milho e casca de trigo. Funciona assim: uma espécie de raiz do cogumelo, conhecida como micélio, é colocada em uma estufa junto com os restos agrícolas. O fungo, então, se desenvolve e vai formando uma espécie de liga com as sobras. Em cerca de sete dias, o “isopor de cogumelo” está pronto.

De acordo com os pesquisadores, o processo de fabricação do material usa cerca de 10 vezes menos energia, se comparado ao isopor tradicional – já que os cogumelos são cultivados no escuro e sem necessidade de rega – e ainda dispensa o uso de insumos petroquímicos. Quer mais? O EcoCradle, como foi batizado, é biodegradável. Ou seja, depois que perder a utilidade, pode ser quebrado em pedaços menores e enterrado no jardim – e ainda aduba a terra!

A invenção foi tão bem aceita pela comunidade científica que o Instituto Politécnico Rensselaer, onde os pesquisadores atuam, ofereceu apoio financeiro para que eles criassem sua própria empresa para levar a ideia para o mercado, a Ecovative Design, e foi exatamente o que eles fizeram. O EcoCradle já está sendo vendido, mas apenas para localidades próximas a Nova York, onde fica a companhia. O motivo? Os pesquisadores não querem que o produto perca seu viés sustentável ao ser responsável pelas emissões geradas durante uma viagem internacional.

E aí, o que você achou do “isopor de cogumelo”? Você substituiria o isopor original por ele?

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/eua-pesquisadores-desenvolvem-isopor-verde-de-cogumelo/
 
Otimo articulo!! Mais um passo pra menor utilizacao do petroleo! Ta nahora jah!!
 
O problema é que o petróleo manda no mercado, o cânhamo que o diga.

E se depender da mão invisível do mercado, a que tudo vê e tudo afaga, essa nova tecnologia não vai pra frente.
 
Quando guardar as cervejas e nascerem alguns cogumelos, garanto que o pessoal não vai entender. ;)

Muito bom.
 
Kit completo
cogus e cerva, muito boa
essa junção.

Paz e luz
 
Até que enfim uma notícia descente, só tem porcaria na mídia.
 
Acho a Ecovative genial, uma inspiração para mim. É o tipo de invenção que eu gostaria de ter feito!
Eles já têm muitos clientes "grandes", e atualmente estão tentando fechar contrato para vender à Amazon.
Eu ficaria muito feliz se eles conseguissem.
 
Back
Top