Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Percepção psíquica e os seres arquétipos

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Nossa percepção psicológica é muito restrita. Se ela já é restrita, a grande maioria das pessoas consegue restringi-la ainda mais e estreitá-la ainda muito mais, de maneira incrível, e só consegue viver numa faixa estreitíssima de percepção psíquica, a tal ponto, que se, por um processo qualquer vier a ter um lampejo de ampliação dessa sua percepção, começará a imaginar que algo de milagroso ou de sobrenatural está a ocorrer.
(...)
Aqui, no Brasil, existem até religiões mediúnicas que usam e abusam desses seres arquetípicos, inclusive com uma verdadeira comunicação verbal entre os médiuns por eles "incorporados" e os seus seguidores, a exemplo do que acontece no Candomblé e na Umbanda, duas das mais populares religiões brasileiras.
(...)
No Espiritismo Kardecista, também são abundantes os casos de "médicos", "poetas", "pintores", "escultores", "Mestres", etc, que seria pura perda de tempo ficarmos a enumerar todos os casos e todos os arquétipos - recentes, novos, antigos e ancestrais.
(...)
Numa pessoa em que ocorreu o despertar da consciência - qualquer que seja o Plano Dimensional - a princípio, costumam ocorrer EACs (Estados Alterados de Consciência ou transes) diversos e incontroláveis. É algo assim como se essa pessoa, de repente, fosse "arrancada" do Plano Tridimensional no qual estamos acostumados a labutar e colocada no Plano Tetradimensional, por exemplo. Ao mesmo tempo em que sua consciência fica desperta para aquele plano, sua percepção também desperta para aquele plano.
Para quem não está - ou não foi - preparado para tal evento, é um verdadeiro desastre em termos psicológicos.
(...) partes extraídas de um artigo de Newton Milhomens.

Utilizei-me do texto para uma melhor elucidação da pergunta.

Alguém do FÓRUM faz uso de P. Cubensis como ferramenta/apoio, para trabalhar/desenvolver o espiritual, ou mediunidade, ou como o preferir chamar?

Ou se alguém, involuntariamente ou não, já teve contato com esses arquétipos ou seres de outras dimensões de alguma maneira, durante o uso de P. Cubensis?
 
A grande dificuldade na experiência enteógena é reconhecer a natureza dessas energias quando elas cruzam com vc.

Quando elas não fazem parte da sua rede de arquétipos há uma enorme confusão e isso associado ao turbilhão enteógeno só aumenta esse quadro. Quando são conhecidas fica tudo bem.

Meu propósito não é a comunicação, mas sempre fico preparado para possíveis encontros e aprendizados.
 
Sim, há a dificuldade.
Mas... no momento a tensão que passo é:
como eu posso estar correndo perigo, pondo em risco o meu espiritual, no momento em que, por exemplo, ofereço um enteógeno a outra pessoa (a um amigo por exemplo).
Olhe todo o compromisso que o meu espiritual assume em relação ao outro.
Entendo que, estou mudando o curso daquela pessoa, e será que é realmente isso que ela (a percepção psíquica e os arquétipos e/ou seres) que a ela acompanham o querem?
 
Entendo. Depende do que é "oferecer". Se a pessoa desejou por sua própria vontade vc é apenas o veículo, agora oferecer no sentido de induzir é diferente, aí vc assume o papel de interventor.

Mas e aí, se adotarmos como referencial que os arquétipos influenciam decisivamente os nossos passos, o encontro da pessoa com vc pode ter sido intencional.

Dependendo da sua sensibilidade vc pode ouvir isso diretamente do arquétipo que a acompanha.
 
Dependendo da sua sensibilidade vc pode ouvir isso diretamente do arquétipo que a acompanha.
Tenho experienciado algo do tipo desdo meu casamento (18/08/2008)
fiz uma grande comunhao fungica em conjunto com minha esposa, no dia de nosso casamento.
e tive a CERTEZA que todas as mudanças nos nossos mundos e pontos de vista eram de acordo com a essencia de ambos.
ouvi a felicidade e o amor de outra essencia como se fosse minha, e tive a certeza que o "fim" era mesmo esse.
depois de muita cabeçada eu parei de tentar MUDAR os outros ao meu redor, e assumir mesmo minha funçao de ferramenta consciente.
quando parei de insistir em algo errado, o CERTO se encaixou na minha vida de modo intrinseco, como se sempre estivesse ali e só eu nao tivesse percebido.
sentir a alma chorar de alegria todas as noites ao lado de uma pessoa realmente querida, "ligada" talvez seja algo que nao se procure, nao se proponha - como o neuro disse - talvez aconteça mesmo quando tem que acontecer, e por vontade mutua essencial.

gandhi que disse:
nao conseguimos colocar nada dentro da cabeça de alguem que nao esteja disposto a isso.
 
Tenho experienciado algo do tipo desdo meu casamento (18/08/2008)
fiz uma grande comunhao fungica em conjunto com minha esposa, no dia de nosso casamento.
e tive a CERTEZA que todas as mudanças nos nossos mundos e pontos de vista eram de acordo com a essencia de ambos.
ouvi a felicidade e o amor de outra essencia como se fosse minha, e tive a certeza que o "fim" era mesmo esse.
depois de muita cabeçada eu parei de tentar MUDAR os outros ao meu redor, e assumir mesmo minha funçao de ferramenta consciente.
quando parei de insistir em algo errado, o CERTO se encaixou na minha vida de modo intrinseco, como se sempre estivesse ali e só eu nao tivesse percebido.
sentir a alma chorar de alegria todas as noites ao lado de uma pessoa realmente querida, "ligada" talvez seja algo que nao se procure, nao se proponha - como o neuro disse - talvez aconteça mesmo quando tem que acontecer, e por vontade mutua essencial.


Muitas energias boas devem ter interagido no dia do seu casamento... gostei da idéia.

Sobre o intuito de usar a psiloscibina, acho que neste vídeo mostra muita coisa que eu procuro e acho que todos deveriam também!

 
A grande dificuldade na experiência enteógena é reconhecer a natureza dessas energias quando elas cruzam com vc.

Então... continuando os estudos, percebo, e chego a conclusão de que os seres que se fazem presentes (com exceções) no momento em que se faz uso dos enteógenos, não são arquétipos.

Cada vez mais chego a conclusão de que existe sim um panteão de energia, de seres que seguem hierarquias e atuam em nosso meio ou em nós, quanto ao uso de enteógenos.
E, é a nossa psique, mal estruturada (não firmada) que faz toda a desordem mental/visual.
Sim, não rejeito a admissível presença de um arquétipo que se faz presente na ocasião de consumo de determinado enteógeno.
Mas, vejo que se vai muito além, dessa energia que ali ou aqui circula.
Passa-se dos arquétipos e se chega então a essa morada?
 
Vai além sim e acho que na experiência enteógena os encontros fora dos arquétipos são maioria. Às vezes entidades outrora associadas a um determinado enteógeno podem aparecer durante a experiência com outro enteógeno.

Pra mim a coisa vai por aí, por esse panteão energético, talvez não tanto associado a hierarquias, mas a distintas esferas energéticas.

"Morada" vc diz espaços?
 
Vai além sim e acho que na experiência enteógena os encontros fora dos arquétipos são maioria. Às vezes entidades outrora associadas a um determinado enteógeno podem aparecer durante a experiência com outro enteógeno.

Pra mim a coisa vai por aí, por esse panteão energético, talvez não tanto associado a hierarquias, mas a distintas esferas energéticas.

"Morada" vc diz espaços?

Morada entendo como outras realidades, espaços sim, distintos entre eles.
Ah! Essa proto-síntese cósmica; há tanta coisa para aprender.

:eek::pos:
 
Back
Top