Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pasteurização X Esterilização

mestrepirr

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/06/2007
387
73
E ae Povo do Cm:)


:?:Pasteurização X Esterilização

Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes : vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um aceitável nível de segurança. O processo de esterilização pode ser físico, químico, físico- químico.[1]

MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO: Alternativas

Métodos físicos : vapor saturado/autoclaves
calor seco
Raios Gama/Cobalto

Métodos químicos: Glutaraldeído
Formaldeído
Ácido peracético

Métodos físico químicos:Esterilizadoras a Óxido de Etileno (ETO)
Plasma de Peróxido de Hidrogênio
Plasma de gases (vapor de ácido peracético e peróxido de hidrogênio; oxigênio, hidrogênio e gás argonio)
Vapor de Formaldeído




Pasteurização:

Em 1864, o químico francês Louis Pasteur criou o processo que leva o seu nome , conhecido atualmente como pasteurização, usado para destruir microrganismos patogênicos em produtos comestíveis. Posteriormente estes produtos são selados hermeticamente por questões de segurança, evitando assim uma nova contaminação. O avanço científico de Pasteur melhorou a qualidade de vida dos humanos permitindo que produtos como o leite pudessem ser transportados sem sofrerem decomposição.
Louis Pasteur (1822-1895), descobriu nos meados do século XIX que o aquecimento de certos alimentos e bebidas acima de 60º C, por um determinando tempo (chamado de binômio tempo x temperatura), evitava a sua deterioração, reduzindo de maneira sensível o número de microorganismos presentes na sua composição.
No final do século XIX, os alemães iniciaram a aplicação do procedimento da pasteurização para o leite in natura, comprovando que o processo era eficaz para a destruição das bactérias existentes neste produto. Deste modo, deram origem não só a um importante método de conservação, como também a uma medida higiênica fundamental para preservar a saúde dos consumidores e conservar a qualidade dos produtos alimentícios.
Existem três tipos de pasteurização:

· pasteurização lenta, na qual utilizamos temperaturas menores durante maior intervalo de tempo. Este tipo é melhor para pequenas quantidades de leite, por exemplo o leite de cabra. A temperatura utilizada é de 65˚C durante trinta minutos.

· pasteurização rápida, na qual utilizamos altas temperaturas durante curtos intervalos de tempo. É mais utilizada para leite de saquinho, do tipo A, B e C. A temperatura utilizada é de 75˚C durantes 15 a 20 segundos, na literatura, freqüentemente encontramos este tipo de pasteurização com a denominação HTST (High Temperature and Short Time), alta temperatura e curto tempo.

· pasteurização muito rápida, na qual as temperaturas utilizadas vão de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos, este tipo é mais conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou longa vida.


Qual é mais eficiente para substratos bulk?
 
Com certeza pasteurização. Esterilização deixa o substrato sem "defesas" prontinho pra ser habitado por um contaminante. Hotel 5 estrelas pra eles. Diz isso que eu estou falando nas explicações sobre os processos de pasteurização em alimentos. Algums microorganismos são benéficos para nós, o mesmo ocorre com o substrato tipo bulk.
 
Qual é mais eficiente para substratos bulk?

melhor diz: Qual é mais eficiente em material para construir bulk?

Com certeza pasteurização. Esterilização deixa o substrato sem "defesas" prontinho pra ser habitado por um contaminante. Hotel 5 estrelas pra eles. Diz isso que eu estou falando nas explicações sobre os processos de pasteurização em alimentos. Algums microorganismos são benéficos para nós, o mesmo ocorre com o substrato tipo bulk.

A pasteurização do esterco não é uma tarefa difícil, nem nojenta como muitos imaginam.
Uma panela, uma bacia com tampa e uma colher grande.
O esterco curtido é esfarelado, misturado com calcáreo e umidecido.
Faça alguns furos no fundo da bacia e coloque o esterco.
Encha a panela com água fervida e coloque a bacia na boca, sem que o fundo toque na água e cubra com a tampa.
O calor da água passará para o esterco gradativamente, mexa com a colher para homogenizar e deixe assim até o dia seguinte. Após 24 horas troque a água da panela por outra fervida e repita essa operação por 3 ou mais vezes. Ao fim do procedimento utilize todo esterco.
 
Última edição por um moderador:
Interessante essa tecnica Mauricio !!! Isso é basicamente uma tenica de pasteurizacao a vapor né? Tinha lido isso alguma vez no Mycelium Running to Paul Stamets... Bem engenhado!!

Obrigado mais uma vez!
 
Back
Top