Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Parece COBWEB, Será?

Dantz

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/09/2008
18
68
36
Este é meu 3º cultivo, os outros não apresentaram nenhum contaminante porem desta vez não sei o que houve, que 2 dos cases apresentaram um comportamente inesperado

SAM_0222.JPG

Os dois potes de cima estão indo normalmente e bonitinhos

porem os dois de baixo apresentaram problemas, um não esta com a terra sendo colonizada na mesma velocidade que os os de cima e o outro apresentou uma "espuma"

SAM_0220.JPG

Depois de pesquisar bema qui no forum, desconfio que seja cobweb, mas como nunca tive problemas assim ainda estou em duvida.

O micelio esta em arroz integral, e estava totalmente colonizado e sem nenhuma aparencia de contaminante nos potes, e assim fiz 4 cases por questão de espaço, minha "estufa" é uma caixa de isopor com saídas (filtros) de ar e agua no fundo (pretendia que fossem argila expandida, porém não encontrei na minha cidade ainda, mas estou procurando).

SAM_0221.JPG
Close nos de cima.

Todos os potes foram esterelizados de forma igual.
 
Upvote 0
No estado em que está acho que provavelmente é tarde demais.

O cobweb já esporulou e se espalhou. Apenas ainda não apareceu nos outros potes.
 
Upvote 0
Não descarte os outros casig's ainda,vale a pena esperar pra ver no que dar.
 
Upvote 0
Não descarte os outros casig's ainda,vale a pena esperar pra ver no que dar.
Oi, não tenho tanta experiencia quanto você, mas você não acha que provavelmente esta tudo contaminado (mesmo que nem todos aparentem ter cobweb), já que aparentemente estava tudo no mesmo local?
 
Upvote 0
Bem separei os potes que é certeza que estão contaminados, problema que não tenho outra estufa para deixa-los em observação, a baixo da terra o miscelio ficou com um tom avermelhado, parece lipstick :\

Vou começar tudo de novo! :3
 
Upvote 0
É, eu diria que estão todos perdidos mesmo. Mesmo os que estão sem micélio aparente.

Boa sorte no próximo cultivo!
 
Upvote 0
Oi, não tenho tanta experiencia quanto você, mas você não acha que provavelmente esta tudo contaminado (mesmo que nem todos aparentem ter cobweb), já que aparentemente estava tudo no mesmo local?

Acho que não!

Eles podem até estar contaminados,mas o bom seria deixar a contaminação aparecer!.Eu não jogaria um casing aparentemente saudável sem ainda ter visto um foco de contaminação.

Já aconteceu várias vezes comigo de um dos meus bolos e casing's estarem todos tomados por trichoderma no terrário,mas nem todas as vezes eles passaram a contaminação para os outros.O ideal é retirar o contaminado logo, e depois esperar pra ver como os saudáveis vão reagir
 
Upvote 0
Ah sim, entendo. É que como eu nunca tive um cultivo achei que se um contaminasse, todos se contaminariam, pensei que o cogumelo se contaminava fácil.
Mas hoje vou começar meu cultivo e vou aprender isso ai na prática ;)
Valeu pela resposta!
 
Upvote 0
Bem, separei os dois que tinha certeza que estavam contaminados, os outros dois que não aparentavam estar com a contaminação, estão pinando, vamos ver no que dá.

Que as boas energias estejam a meu favor!
 
Upvote 0
Back
Top