Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Panela de pressão industrial.

jaymemartins

Hifa
Membro Ativo
10/02/2019
170
8
Estou pensando em investir em uma panela de pressão de 22L (Pois comecei a usar spawn bags) e minha panela atual só cabe uma (6L)
Minha panela atual é 90kPa (aprox 13 psi)

porém a panela que eu encontrei é 80kPa, o que me deixa um pouco mais preocupado, pois eu estava esperando que uma panela melhor (industrial) suportasse uma pressão maior, como 15 psi, a questão (que eu inclusive já fiz outro tópico não exatamente sobre panela industrial) é, essa panela é ideal para esterilizar? quanto tempo eu deveria esterilizar nela?

OBS: Eu moro em uma região no nível do mar.
 
Última edição por um moderador:
Estou pensando em investir em uma panela de pressão de 22L (Pois comecei a usar spawn bags) e minha panela atual só cabe uma (6L)
Minha panela atual é 90kPa (aprox 13 psi)
porém a panela que eu encontrei é 80kPa, o que me deixa um pouco mais preocupado, pois eu estava esperando que uma panela melhor (industrial) suportasse uma pressão maior, como 15 psi, a questão (que eu inclusive já fiz outro tópico não exatamente sobre panela industrial) é, essa panela é ideal para esterilizar? quanto tempo eu deveria esterilizar nela?
OBS: Eu moro em uma região no nível do mar.


Procurei o modelo da minha panela de 20 litros que eu sei que é 100kPa e não achei ela a venda, até o site do fabricante diz que não tem a venda.


1552475007553.png


Dependendo do grão que você esta usando acredito que aumentando o tempo de esterilização, não tem problema ter uma pressão menor, ou talvez esquecer a panela de pressão e fazer a esterilização por tindalização

Esterilização - Sacos com Filtros para Tindalizar - (Micro-Bag)
 
talvez esquecer a panela de pressão e fazer a esterilização por tindalização
Não queria abrir mão da esterilização, mas está muito difícil encontrar esta panela :/, acho que vou na de 80kPa, eu não tenho problema com valores, você acha que é uma boa ideia? (trabalho apenas com arroz)
 
Não queria abrir mão da esterilização, mas está muito difícil encontrar esta panela :/, acho que vou na de 80kPa, eu não tenho problema com valores, você acha que é uma boa ideia? (trabalho apenas com arroz)

Note que eu falei "fazer a esterilização por tindalização", substrato tindalizado é esterilizado amigo.

O arroz não possui muitos esporos resistentes como milho, painço e ração para pássaros selvagens.

Então usar panela de pressão para bolos PFTEK não é completamente necessário, geralmente é usado na gringa justamente por não precisar de panela de pressão e com uma fervura de uma hora e meia estar pronto para ser inoculado.

Uma panela de 80kPa para usar com PFTEK é tranquilo.
 
Note que eu falei "fazer a esterilização por tindalização"
Eu entendi isso, mas eu sinto uma certa insegurança sobre isso (paranoia minha)

Uma panela de 80kPa para usar com PFTEK é tranquilo.
No caso seria pra spawn bags mesmo, eu uso o arroz bruto com água, já fiz em alguns potes, onde tive uma taxa de sucesso bem agradável inclusive, porém como os potes estavam me dando no saco (pois as tampas abriam dentro da panela), decidi começar a usar esses sacos e trabalhar com o substrato maior, atualmente tenho um esterilizado em 90kPa (por 1 hora) que não me deu nenhum problema/cheiro, enquanto outro saco que eu atrasei a esterilização já deu 3 tipos de fungos diferentes e joguei fora. (por sorte a despesa foi de R$6,50)
 
Eu entendi isso, mas eu sinto uma certa insegurança sobre isso (paranoia minha)


No caso seria pra spawn bags mesmo, eu uso o arroz bruto com água, já fiz em alguns potes, onde tive uma taxa de sucesso bem agradável inclusive, porém como os potes estavam me dando no saco (pois as tampas abriam dentro da panela), decidi começar a usar esses sacos e trabalhar com o substrato maior, atualmente tenho um esterilizado em 90kPa (por 1 hora) que não me deu nenhum problema/cheiro, enquanto outro saco que eu atrasei a esterilização já deu 3 tipos de fungos diferentes e joguei fora. (por sorte a despesa foi de R$6,50)

Provavelmente a de 80kPa vai funcionar, se perceber que as taxas de contaminação aumentaram, deixe mais tempo na próxima vez que for fazer o processo.

Se usamos 1 hora com 15 Psi, use uma hora e meia com 11 Psi, se as taxas de contaminação se elevarem use 2 horas.

Só lembre de deixar água suficiente para isso.

Considerando que é arroz, que como eu disse não tem esporos resistentes como milho e afins, vai ser até mais que o necessário creio.
 
Também acho, consegui esterilizar 1kg com 1 hora de esterilização em 90kPa, sendo o indicado 2 horas.

Ontem encontrei um gráfico que mostra o tempo para esterilizar 10 copos de 1 quarto liquido americano que seria 946 ml, ou seja 9,46 litros de spawn:
836433814-Sterilization_table_png.png
 
Última edição:
Ontem encontrei um gráfico...
Cacete, gostei muito desse gráfico, considerando 9L acho que até eu faria por 2 horas.
Esse spawn que eu tenho, que inclusive inoculei hoje depois de dar mais um check up de contaminações, possui 1kg de arroz + 600ml de água, tendo menos que 2L, acho que por esse motivo consegui esterilizá-lo com apenas 1 hora, enfim, estou aqui torcendo para ver micélio se formando nos próximos dias.
 
Back
Top