Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Panaeolus duma vez?!?!

Kynolab

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
89
71
Galera, de uma vez por todas!

Tem um campo que eu vou seguido, onde sempre encontro vários desses cogumelos e nunca os colho. Porém, toda a vez fico muito encudado que são Panaeolus campanulatus, ou algum outro desse gênero. Estou tão encucado que estou quase disposto a fazer um chá com uns 5 e tomar um pouquinho pra testar! :!: Sei de todos os males que podem existir, mas não creio que fossem me causar algum dano muito grave... sou uma pessoa super cautelosa, mas realmente estou muito encucado com esses cogumelos... parece que estão me chamando. Já comparei diversas fotos e a única coisa que não é idêntica é a borda do chapéu. As que achei na internet parece que a borda branca forma uns círculos/buracos, e nos que encontrei apenas "quase" acontece isso...

Galera, NÃO vou simplesmente fazer o chá e tomar. Nem to pensando nisso ainda! Mas sequei eles e quero opiniões dos mais entendidos no sentido de o que poderia acontecer? Será que podem ser Panaeolus mesmo? Poderiam causar um grande dano se não fosse?

Seria interessante ler opiniões e relatos de pessoas que já tiveram experiências com ele. E espero não ter que ficar lendo sermões ou avisos de simplesmente "NÃO INGIRA". Quero idéias embasadas e diálogos construtivos sobre possibilidades... :)

panasecandoit8.jpg panaid2jh7.jpg panaid1ly6.jpg

Belas fotos! Gostei da coragem e postura em dizer que fará um chá para experimentar. Na minha opinião esse chá será bem satisfatório pois parecem 99% Panaeolus campanulatus. A cor na engana e a disposição deles em relação ao estrume... nascem ao lado e raramente em cima do meio nutritivo. Bom Apetite :pos:

Vou tentar descobrir, mas faca o favor de nao ingerir se nao te ver certeza de qual eh. Use a cabeca, se voce nao sabe qual cogumelo eh entao tambem nao sabe a quantidade de toxinas necessarias pra te fazer mal. Portanto, nao importa se vai querer "experimentar um pouquinho". Simplesmente nao experimente.
Lembre-se que se voce volta bem de uma viagem voce pode ir para outra. :)

A proposito, o carimbo eh preto?
Saber a cor do carimbo eh crucial, nao se esqueca de fazer isso antes de colocar tudo pra secar.

Sim, os carimbos são PRETOS.

Sinceramente, observei e comparei tudo o que podia entre os Panaeolus e esses que encontrei e a ÚNICA coisa que não é idêntica é a borda do chapéu mesmo.

Mas vou dar mais uma boa pesquisada e se sentir o momento, vou tentar comer esses 8 que tirei do pasto. Alguém sabe se com essa quantidade dá pra obter efeitos?

Uma idéia pra se testar a toxidade, só não sei se é válida:

Pegue uma parte de pele sensivel em seu corpo e de uma leve raladinha, depois pegue um pedaço do cogumelo e esfregue onde vc ralou, se a pele irritar muito é pq existem muitas toxinas agressivas ao corpo, se não irritar é pq talvez não exista toxinas ou existam em baixas quantidades.

Se vc for realmente usa-los tente fazer isso antes, o que acham? Válido?

Abraço!

Olha parceiro, se panaeolus ou nao eu nao sei, sei que ja comi desse cogumelo varias vezes, misturado ao outro, psilo cubensi in natura, talves por achar que a quantidade de cogus tava pouca, entao eu pensei, ta na bosta do boi que se dane(irresponsabilidade), mas num fez mau nenhum nao, mas quanto a fazer a cabeça. duvido que o faça.

haha vi isso em um filme alma. Mas não sei se funciona .....

psilocibec disse:
haha vi isso em um filme alma. Mas não sei se funciona .....

Fala Psilo!

Quem me disse isso foi um maluco de um professor de ciências acho que na sétima serie. Hehehe
Um abraço!

haha eu já tive uma professora que me falou que dormir com plantas no quarto era perigoso porque podiam roubar meu ar a noite.

entaão sei lá, acho melhor não arriscar sem ter uma base, nem q seja minima ...

psilocibec disse:
haha eu já tive uma professora que me falou que dormir com plantas no quarto era perigoso porque podiam roubar meu ar a noite.

entaão sei lá, acho melhor não arriscar sem ter uma base, nem q seja minima ...
nossa...
fdsahofuihdsauifhidusa
essa é a educação de primeira brasileira! ;D

Entao, coletei umas identificacoes positivas pra voce.

De acordo com o seu print preto eh o Panaeolus campanulatos mesmo. O unico problema eh que ja teve gente que comeu uns 100 desse ai sem efeito algum.

Quanto a borda do chapeu, aquilo eh bem fragil, mas na primeira foto da pra ver que ainda tem um pouco.

:pos:

Eu ja vi muuuitos cogumelos parecidíssimos ocm os cogumelos do gênero Panaeolus, mas nunca trouxe embora nenhum... mas uma pergunta interessante seria: alguma espécie de Panaeolus faz mal à saúde? :confused:

E115: Sempre me faço essa pergunta. Embora seja interessantíssima, nunca ninguém elucidou aqui pelo fórum...

Eu acho que nenhuma espécie de Panaeolus faz mal à saúde. Alguns apenas são psicoativos e outros não.

Porém existe um ou outro gênero que pode ser confundido e causa danos à saúde, como o Galerina. De qualquer forma acho que não é tão fácil cometer esse engano... :eek:

kUrIX disse:
Porém existe um ou outro gênero que pode ser confundido e causa danos à saúde, como o Galerina. De qualquer forma acho que não é tão fácil cometer esse engano... :eek:
Apesar q Gallerina é mais parecido com Psilocybe, mas jah vi no California Fungi um cogumelo identico à alguma espécie de Panaeolus q é venenoso.

Axo q os falta aki no fórum é mais informação sobre o gênero Panaeolus. :idea:

Olá colega, preste bem atencao e perceba, todos os panaeolus dessa especie ai, apresentam uma cor q lembra purpurina, ele eh meio marrom brilhante no chapeu e tem uma sainha esbranquicada na beirada do chapeu. Todas as fotos veridicas desse cogumelo apresentam essas caracteristicas. verifique o caule tmbm, ele eh marrom clarinho e os esporos sao pretos.

Paz!

Back