Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Os cogumelos nascem... morrem... e depois???

Opizp

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/07/2008
16
57
Depois de serem colhidos ou mortos, o que acontece com o bolo??? Ele morre tbm???

E se no terrário eu colocar uma camada de substrato em cima da perlita, antes do bolo morrer, ele vai colonizar, certo?

E se eu colocar um bolo não colonizado, os cogumelos que morreram espalharam esporos pelo terrário, certo?
Então vai colonizar o bolo, certo?

E e eu fizer um terrário sem bolo, só com substrato? Ou com um separador para a perlita em algum lugar...
E se eu fizer isso e depois que eles morrerem eu tirar a camada de cima e plantar uma amostra de micélio no substrato não colonizado, vai nascer tudo de novo, certo?
 
Puts esta quase tudo errado amigo estude mais um pouquinho se dedique a isso!!!!!

Senão não vai dar certo, vc tem que estudar ler, e racicinar para não fazer tais perguntas das quais esta extremamente explicita no forum!!!!

Não estou te dando uma bronca muito pelo contrario a curiosidade é uma otima fonte de motivação mas vc tem que ir atras!!!!!!

Paz e luz!
 
"Os cogumelos nascem... morrem... e depois???"

Depois eles vão pra junto do grande homem invisível que mora no céu...
 
Depois de serem colhidos ou mortos, o que acontece com o bolo??? Ele morre tbm???

Depois que o micéio dá seus 4 ou 5 flush, o micélio morre e não nasce mais naquele bolo.

E se no terrário eu colocar uma camada de substrato em cima da perlita, antes do bolo morrer, ele vai colonizar, certo?

E se eu colocar um bolo não colonizado, os cogumelos que morreram espalharam esporos pelo terrário, certo?
Então vai colonizar o bolo, certo?

E e eu fizer um terrário sem bolo, só com substrato? Ou com um separador para a perlita em algum lugar...
E se eu fizer isso e depois que eles morrerem eu tirar a camada de cima e plantar uma amostra de micélio no substrato não colonizado, vai nascer tudo de novo, certo?


Cara isso até poderia funcionar, só não vai funcionar porque o seu substrato vai estar contaminado por bactérias e outros fungos antes que seu micélio comece a crescer. Por isso não dá.

Abraço.
 
Cara isso até poderia funcionar, só não vai funcionar porque o seu substrato vai estar contaminado por bactérias e outros fungos antes que seu micélio comece a crescer. Por isso não dá.

Mas se eu ferver em banho maria por uma hora e meia, usar um quarto totalmente esterelizado e tomar todos os cuidados já citados tantas vezes no fórum?

Obrigado pela resposta :pos:

Mais uma coisinha... E se antes do micélio morrer (suponho que morra por falta de substrato, após consumi-lo) eu abrir um buraco no meio do bolo, na parte de cima, e substituir o substrato?

De qualquer jeito, vocês devem ter percebido que eu quero um modo de reaproveitar um bolo, sem ter que preparar mais potes, mais seringas, papel alumínio, inoculação, isolação, incubação...

Não há um modo de 'alimentar' o bolo?
Alguém já tentou isso?

Paz!
 
Mas se eu ferver em banho maria por uma hora e meia, usar um quarto totalmente esterelizado e tomar todos os cuidados já citados tantas vezes no fórum?

(...)

Mais uma coisinha... E se antes do micélio morrer (suponho que morra por falta de substrato, após consumi-lo) eu abrir um buraco no meio do bolo, na parte de cima, e substituir o substrato?

De qualquer jeito, vocês devem ter percebido que eu quero um modo de reaproveitar um bolo, sem ter que preparar mais potes, mais seringas, papel alumínio, inoculação, isolação, incubação...


Opzip,

Após certo tempo o bolo ou o casing inevitavelmente contamina. É o ciclo. Colocar substrato novo em um terrário caseiro só vai apressar a contaminação.


Mas com a prática você pega o jeito da esterilização e inoculação. Não é bicho de sete cabeças.
 
Oi boa noite como posso saber mais sobre curso de como plantar e cultivar cogumelos do sol e outros aki no Rio Grande do Sul? Podes me ajudar em onde pesquisar e conhecer melhor esse tipo de plantio?
No aguardo
Obrigado
Cristhiane


Depois de serem colhidos ou mortos, o que acontece com o bolo??? Ele morre tbm???

E se no terrário eu colocar uma camada de substrato em cima da perlita, antes do bolo morrer, ele vai colonizar, certo?

E se eu colocar um bolo não colonizado, os cogumelos que morreram espalharam esporos pelo terrário, certo?
Então vai colonizar o bolo, certo?

E e eu fizer um terrário sem bolo, só com substrato? Ou com um separador para a perlita em algum lugar...
E se eu fizer isso e depois que eles morrerem eu tirar a camada de cima e plantar uma amostra de micélio no substrato não colonizado, vai nascer tudo de novo, certo?
 
Vou Explicar..:

:seta: Nascem...
:seta: Morrem...
:seta: E por incrivel que pareça eles tem
o mesmo dom da Fênix de renascer, mas renascem
dentro de você, na forma de conhecimento e compreensão
do universo ... :D
 
Mais uma coisinha... E se antes do micélio morrer (suponho que morra por falta de substrato, após consumi-lo) eu abrir um buraco no meio do bolo, na parte de cima, e substituir o substrato?

De qualquer jeito, vocês devem ter percebido que eu quero um modo de reaproveitar um bolo, sem ter que preparar mais potes, mais seringas, papel alumínio, inoculação, isolação, incubação...

Não há um modo de 'alimentar' o bolo?
Alguém já tentou isso?

Paz!


Seguindo seu raciocínio, seria possível injetar proteínas num ancião e revitalizá-lo. Não é possível.

O fungo é um ser vivo e, tem um ciclo: nasce, cresce, reproduz e morre.
O micélio morre não é por falta de substrato e sim porque as células estão velhas e não operam mais com eficiencia, adoecem e morrem.
 
Depois de serem colhidos ou mortos, o que acontece com o bolo??? Ele morre tbm???

E se no terrário eu colocar uma camada de substrato em cima da perlita, antes do bolo morrer, ele vai colonizar, certo?

E se eu colocar um bolo não colonizado, os cogumelos que morreram espalharam esporos pelo terrário, certo?
Então vai colonizar o bolo, certo?

E e eu fizer um terrário sem bolo, só com substrato? Ou com um separador para a perlita em algum lugar...
E se eu fizer isso e depois que eles morrerem eu tirar a camada de cima e plantar uma amostra de micélio no substrato não colonizado, vai nascer tudo de novo, certo?

Você pulou uma bela parte ali amigo.Antes de morrerem, eles se reproduzem, e isso é a idéia do cogumelo.Depois de morrer, vai acontecer alguma coisa que um dia saberemos, espero que não tão cedo.
Quanto ao sobstrato novo no terrário, se entendi bem, seria como fazer um casing grandão, no terrário.Quanto maior, mais chance de contaminação.E qual seria a vantagem disso, menos trabalho para inocular tudo?Acredito que não valha a pena, afinal qualquer contaminação faria vc perder o terrário todo, ainda mais se considerar que nessa situação o risco é bem alto.
Se vc der uma lida nos substratos bulk ou cultivo outdoor talvez goste um pouco, até que tem uma idéia parecida com isso...
Boa sorte!
 
Back
Top