Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Orientação

protokute

Esporo
Cadastrado
21/02/2022
13
2
26
Olá, pessoal! Prazer, sou o protokute, um cara de São Paulo capital, estive por aqui entre 2013~2015 como FungusAmongus, quando aqui ainda era Cogumelos Mágicos, e mais acompanhava os cultivos e outros tópicos diversos, do que publicava muita coisa, mas cheguei a compartilhar algumas experiências.

Durante meu tempo na faculdade, me aventurei num cultivo pela primeira vez, mas foi um fracasso total, e com certeza por conta da falta de rigor por minha parte em algumas etapas. E agora em 2022, pleno apocalipse, gostaria de dar mais uma oportunidade para o cultivo de P. cubensis, com maior atenção e dedicação às técnicas, porém ainda tenho algumas pequenas dúvidas, que gostaria de tirar com vocês ao longo do caminho.

Como inóculo, eu teria uma seringa de Cultura Líquida de B+que um amigo meu me doará, a ideia inicial seria fazer um Monotub com casing, utilizando um spawn de grãos, mas acho que não vai rolar, por conta da minha panela de pressão ser um pouco pequena (4,5L) e não atingir a pressão de trabalho ótima para a esterilização dos grãos (a minha vai até 80 kPa, que eu penso ser o padrão da maioria das panelas de pressão no Brasil), então o jeito seria ir com os bolos numa PF Tek.

Já comprei uma caixa organizadora que pretendo usar como SAB (Still Air Box), e estava pensando em utilizar uma lata de creme de leite quente para fazer os buracos na caixa. Vocês já fizeram dessa forma? Alternativamente, estava pensando em talvez usar uma furadeira com uma ponta bem fina, e ir pontilhando ao longo do círculo marcado para o buraco, e depois apenas remover o círculo de alguma forma.

Para o PF TEK, haveria um guia de cultivo ou um manual atualizado que eu poderia utilizar como referência? Há alguma preferência entre usar copos ou potes com tampas para a montagem dos bolos? E existe um tamanho ideal de copo ou pote para ser usado, ou um copo americano de 200~300 ml seria suficiente?

Desde já agradeço, pessoal
 
Olá

Estamos longe do apocalipse ainda, colega.

Se já tentou cultivar e não teve sucesso, a melhor opção é o PfTek, sem dúvidas.
É muito resistente e difícil de dar errado.
Pelo menos 1 cultivo dessa forma para depois passar para os grãos.

Panela de 80kpa funciona tranquilo.


Tutorial é de 2012, mas é atualizado e tem tudo explicado.

Eu prefiro usar copos de boca larga para PFTEK, mas utilizei bastante potes com tampa também.
Vai de escolha mesmo.
Os copos dá para reutilizar infinitas vezes e depois ainda podem ser usados como... copos normais.
Comprei copos de 400ml, que achei o melhor tamanho para PFTek, mas 250 já é ótimo.

Meus copos de 400ml cabiam 4 em uma panela de 4,5l com tampa externa.

Normalmente, iniciantes pensam em monotub por ter informações do rendimento ser muito superior.
Mas, na verdade, o rendimento maior é pela maior quantidade de substrato.
Fazendo vários copos PFTek, o rendimento é esplendido igual e corre menos risco de perder tudo para contaminação.

Fiz minha SAB recentemente com uma caixa de 78l.
Eu utilizei uma lata de NESTON, que é bem maior que as de creme de leite que eu conheço.
Não sei se seria suficiente o tamanho.

Já tentei furar uma caixa com furadeira e acabou rachando a caixa.
Arrastando a furadeira funcionou melhor, mas acabou estragando um pouco minha furadeira a bateria mais simples.
 
Boa tarde! Obrigado pelo retorno.

Acabei conseguindo encontrar apenas um jogo de copos de 250 mL de boca larga. Outra dúvida, teria problema os copos estarem encostados uns aos outros e tocando a lateral da panela de pressão durante a esterilização? (Estarei anexando uma foto de como estariam na panela)
 

Anexos

  • 1647627417789.jpg
    1647627417789.jpg
    3 MB · Visualizações: 3
  • 1647627417824.jpg
    1647627417824.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 3
Valeu, Texugo! Acabei de montar minha SAB, e deu tudo certo, obrigado pela dica da lata de leite ninho! Realmente a lata de creme de leite teria um diâmetro muito pequeno. Pretendo fazer a montagem do bolo e esterilização ainda hoje.
 
Bem @protokute, seja bem-vindo de volta ao fórum! Li vários dos seus posts das antigas, e é uma honra ter alguém das antigas de volta.

Extrapolando sua dúvida já respondida e indo offtopic...

Segundo a época em que eu frequentava Umbanda, o período de progressão do planeta começaria no final de 2004. Aí teve a tsunami 6 dias antes do fim do ano (que não tinha ocorrido nada demais conforme 3 centros de umbanda contavam que ocorreria até o fim do ano) e eu fiquei :O. Esse período vai durar 30 e poucos anos, com uma série de eventos que levarão a desencarnes em massa, mas não é o apocalipse não. :)

Também nem sei se a Terra vai passar pro próximo estágio evolutivo, como seria a ideia. Mas vamos que vamos, já que não dá pra evitar o que vem por aí.
 
Back
Top