Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Olá, sou novo no fórum. É possível cultivar com material vegetal cru?

eight

Esporo
Cadastrado
21/08/2024
4
2
29
Já cultivei pleotorus ostreatus com sucesso usando arroz integral e a fórmula tradicional de CVG. Mas utilizei coco lavado e triturado que comprei numa loja de jardinagem. É barato mas tem um preço. Onde eu moro consigo obter boas quantidades de palha de milho, sabugo de milho, bagaço de cana e coco, tudo descartado por feirantes, mercados e ambulantes. Dá pra usar esses materiais crus? Ou pelo menos processar em casa. Consigo lavar e secar essas coisas, pra triturar seria mais difícil mas tenho uma tesoura de jardinagem que deve servir pra cortar até o coco, enfim, seria bom se conseguisse produzir meus cogumelos comestíveis usando esses resíduos ao invés de ter que comprar material

Tudo bem, amigo ? Que legal que vc já tem experiencia, na embrapa tem um livro muito bom que fala sobre substratos que fizeram testes Produção de cogumelos por meio de tecnologia chinesa modificada: biotecnologia e aplicações na agricultura e na saúde. - Portal Embrapa
Creio que o ideal sejam secos, nunca vi alguem utiizar um substrato "verde". E sobre o coco creio que será a sua maior dificuldade pois tem tanino na casca e é uma dor de cabeça eliminar ele, creio que o tanino impediria o crescimento dos fungos. O ideal é vc ir testando com as matérias primas que vc conseguir.
um abraço e desejo sucesso aí !

Tudo bem, amigo ? Que legal que vc já tem experiencia, na embrapa tem um livro muito bom que fala sobre substratos que fizeram testes Produção de cogumelos por meio de tecnologia chinesa modificada: biotecnologia e aplicações na agricultura e na saúde. - Portal Embrapa
Creio que o ideal sejam secos, nunca vi alguem utiizar um substrato "verde". E sobre o coco creio que será a sua maior dificuldade pois tem tanino na casca e é uma dor de cabeça eliminar ele, creio que o tanino impediria o crescimento dos fungos. O ideal é vc ir testando com as matérias primas que vc conseguir.
um abraço e desejo sucesso aí !
Muito obrigado, vou olhar o documento. Já estou fazendo um teste, desfiei um coco cru com casca verde, lavei apenas 1 vez, pasteurizei em água quente (isso acaba sendo uma segunda lavagem) e introduzi arroz inoculado com ostreatus. Não fiz muita coisa, deve ser algo próximo de 500 gramas. Coloquei dentro de uma caixa de plástico e cobri com papel alumínio como costumo fazer. Em breve terei resultados.

parece que deu certo. Colonização em pouco mais de 3 semanas, algumas manchas amarelas mas pelo que observei é apenas metabolitos, sem sinal claro de contaminação

WhatsApp Image 2024-09-14 at 12.12.36.jpeg1726326848512.png

não tenho fotos do bulk recém preparado, mas usei o coco cru mesmo, com a casca ainda verde, recém descartado, mais ou menos assim:

1726327398609.png

após a pasteurização os pedaços de casca perdem a coloração verde e ficam mais escurecidos, próximo da cor marrom que conhecemos do coco

depois de ter feito tudo isso percebi que vai ser complicado manter boa circulação de ar, o substrato está no fundo da caixa, não queria ter que fazer furos nessa caixa, vou tentar ventilar manualmente uma vez ao dia

após a pasteurização os pedaços de casca perdem a coloração verde e ficam mais escurecidos, próximo da cor marrom que conhecemos do coco

depois de ter feito tudo isso percebi que vai ser complicado manter boa circulação de ar, o substrato está no fundo da caixa, não queria ter que fazer furos nessa caixa, vou tentar ventilar manualmente uma vez ao dia
Que coisa linda, mano, fico feliz por ti.
Não deixe de tirar fotos, hein ? é um território novo aqui para nós, monotub de pleurotus ostreatus nunca vi.
E achei bem interessante que a casca verde do coco pode ser usada como substrato, como vc tem muito aí, fica free pra ti.

torcendo por ti!

Pra tirar o tanino do coco pode tb deixar a fibra imersa em água, por 3 dias,colocando a água a cada dia.
Já vi bons resultados com o coco e tô aqui descascando um monte já pensando no meu recomeço aqui o mais breve possível.

Vamos ver como vai aí!!! Curioso!

Primeira leva de pleotorus, total de 35g de cogumelo. O processo foi exatamente o mesmo que eu fazia quando usava fibra de coco lavada.

Tive dificuldades de ventilar o bolo, então decidi testar colocar o pote na vertical, em tese o CO2 é mais pesado que o O2 então deve haver uma ventilação natural, assim:

1727555767335.png

Não sei se realmente teve efeito. Fotos do resultado logo antes de colher

1727556209783.png

Pela foto eu não consigo afirmar que é cubensis.
Mas pode ser só pela qualidade da foto ou particularidade do cultivo.

Se fosse meu cultivo, eu estaria esperando esverdear com essa textura (trichoderma) aparente.

Também pelos spots marrons
não é cubensis, é pleotorus ostreatus, famoso cogumelo shimeji

Anexos

• WhatsApp Image 2024-09-28 at 14.15.06.jpeg
    WhatsApp Image 2024-09-28 at 14.15.06.jpeg
    71.9 KB · Visualizações: 4
  • WhatsApp Image 2024-09-28 at 14.16.04.jpeg
    WhatsApp Image 2024-09-28 at 14.16.04.jpeg
    79.1 KB · Visualizações: 3
  • WhatsApp Image 2024-09-28 at 14.16.04 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2024-09-28 at 14.16.04 (1).jpeg
    169.4 KB · Visualizações: 3