Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

E-Book O Pequeno Manifesto da Educação Psicodélica

Mark_de_Lima

Primórdia
Cadastrado
20/05/2018
45
20
Passo Fundo/RS
Atendendo ao pedido de um colega, compartilho um livrinho que escrevi no ano passado. Trata-se de um ideal para os próximos 100 anos: a Terceira Revolução Psicodélica. Em outras palavras, minha visão futurista da reestruturação social e política nacional a partir de preceitos xamânicos. Algo como um manual prático para o resgate do êxtase psicodélico como a matriz do sentido ético da civilização.

A obra é mais ou menos neste estilo de linguagem acima (bem escrito e bem chato rsrs), mas aborda temas variados, possivelmente inéditos. Encontre no sumário um capítulo com um assunto que lhe interesse e boa leitura...

Valeu! Abraço
 

Anexos

  • OPMEP.pdf
    794.5 KB · Visualizações: 40
  • OPMEP Capa.JPG
    OPMEP Capa.JPG
    1.6 MB · Visualizações: 16
Parabéns pela iniciativa em escrever esse livro. Muito importante atiçarmos essas discussões.

Li alguns capitulos cujo titulo me chamaram mais a atenção e passei o olho nos outros. Vou ler com mais cuidado depois, mas ja fiquei com os dedim coçando aqui pra comentar hehe

Achei interessante a proposta do uso dos psicodelicos como pre-requisito para a ocupação de um cargo politico.

Sua proposta toma como base o modelo de democracia representativa que é o vigente atualmente por aqui (que de democracia e de representativa nao tem nada). Concordo com o uso dos psicodelicos pelas lideranças, mas gostaria de fazer algumas observações.

Sou bem descrente desse tipo de modelo representativo por uma seerie de motivos que nao cabe discutir aqui.

Acredito que um modelo politico funcional tem mais elementos de cooperaçao e autogestao do que de uma democracia representativa. Dá mais ênfase à autonomia que à heteronomia.

Acho que se os psicodelicos fossem incorporados à cultura politica tenderiam mais a esse lado autogestionario do que à rigidez hierarquica do sistema atual.

As lideranças existem mas sao mais decentralizadas e em posição de mais horizontalidade em relaçao à populaçao e às outras lideranças, estando portanto, mais sujeitas a um controle social efetivo (na Dem. Rep. essas pessoas sao blindadas pela hierarquia, pelo carater da burocracia, e por outros mecanismos de poder).

Seria algo mais próximo de experiências como a Cecosesola na Venezuela, e dos Zapatistas no Mexico. Experiencias que se aproximam de um paradigma Ecológico (visto de maneira mais ampla, como proposto pelo Frijtof Capra e o pessoal que pensa essa Ecologia)

Acho que o uso dos psicodelicos, principalmente mas não apenas, pelas lideranças politicas (que ja seriam mais decentralizadas), seria extremamente benefico e importante pra consolidação de um modelo social e de distribuiçao de recursos mais justo.

Nao sei se vc ja teve experiencia com autogestao e cooperativas... eu ja tive algumas, e a contradiçao existente entre a proposta coletiva autogestionaria/cooperativa, e os valores egoistas/competitivos internalizados individualmente (e vorazmente alimentados pela cultura)... é realmente o ponto onde vejo ideias mt bacanas degringolarem.

Acho que os psicodelicos teriam um papel fundamental pra ajudar a desatar esse nó.

E com certeza esse tipo de modelo politico nao vem de cima pra baixo... é construido embaixo msm, horizontalizado, criando possibilidades paralelas.

Acho que estamos em um periodo historico em que as pessoas precisam muito conhecer outras possibilidades de nos construirmos como sociedade, pq sequer conseguem imaginar algo diferente do que é dado como o "unico e mais eficaz sistema possivel".

Enfim.... quero comentar mais coisas sobre o sistema penitenciario e sobre as microdoses mas vou deixar pra depois
 
Valeu por se interessar pela obra e opinar a respeito!

Só sublinhando que, conforme descrito em alguns capítulos, o tipo de iniciação psicodélica para validar a postura de assumir um papel político seria, na minha proposta, mais ou menos proporcional às iniciações que se realizam em tradições como a Native American Church (NAC) ou até mesmo o Bwiti (daí a foto da capa). Note que numa iniciação Bwiti a dosagem administrada é até 100 vezes superior ao que se considera “razoável” para os padrões da cultura ocidental. Ou seja, um renascimento tão absoluto que nem viria mais ao caso a preocupação com o abuso de poder hierárquico.

Um grande abraço
 
Back
Top