Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Nostalgia é uma coisa boa?

Rommmm

Xamã Aprendiz
Membro Ativo
09/12/2010
148
50
Maringá - PR
E aí, o que vocês acham? Lembrar dos bons e maus momentos da infância, juventude, navegar por antigas emoções é algo construtivo? Ou algo que te prende no tempo? Ou depende das memórias? Mas como saber quais memórias são as certas? Se existem certas...
Está aberto para discussão...
aarrestedmotion.com_wp_content_uploads_2011_04_193734_101501401050fecb466e13f55670eea6ad647d67.jpg
aarrestedmotion.com_wp_content_uploads_2011_04_193734_101501401050fecb466e13f55670eea6ad647d67.jpg

O que você disse é saudade, e sim é muito bom e contrutivo relembrar tempos de juventude, de criança até algums mometos ruims pois ter crescido com eles não tem preço....

O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e nao diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade.

A nostalgia é triste demais. Mas também é prazerosa demais.

Existem alguns sentimentos que guardo comigo, que, de tão preciosos que são, tenho medo de "gastá-los" relembrando, sentindo. Eles são facilmente fundidos com a atualidade. (preste atenção, fuNdidos :))

Mas se não tivéssemos esse sentimento, como -sentiríamos- nosso passado?

Gostei demais da imagem. ;)

Pois é, nostalgia é triste demais e prazerosa demais ao mesmo tempo, por isso achei interessante postar aqui sobre esse assunto, por que é algo único de cada um, mas no fundo é a mesma coisa para todos.
Eu sempre me lembro da letra de Shine On You Crazy Diamond do Pink Floyd, acho que é como se todos tivessem um diamante de luz pura dentro de si que vai se apagando com o tempo e quando fazemos brilhar novamente é um sentimento estranho, felicidade intensa, mas ao mesmo tempo tristeza absoluta.
Esses sentimentos bons ao mesmo tempo que me impulsionam para frente também me contraem para uma situação de desespero ao ver tudo esmaecendo, e também algumas vezes os vejo como uma névoa que não me permite alcançar a verdadeira luz do diamante, como se o todo na minha mente fosse composto dessa infinita dualidade, e na verdade não há luz para alcançar, como se tudo isso já fosse a própria luz...
Ah! E a imagem é de um artista japonês muito louco chamado Naoto Hattori, suas obras são muito psicodélicas e algumas até bem assustadoras.

o verdadeiro guerreiro nao tem ancoras no passado nem raizes no futuro.
porem somos todos loucos e nao tem um que nao fique saudosista tomando CHAMITO ou chupando um DEEP'N'LICK.

Somos uma espécie de mancos tentando ser o guerreiro que corre mais veloz que o trovão? Uhauhaha
Fico pensando onde a alienação e o egoísmo se encaixam nisso, pois é como se estivéssemos fadados e sermos seres eternamente egoístas, alienados de alguma maneira, porém buscando alcançar o inalcançável. Eternamente presos nessa existência humana que nunca passará disso, seres aprisionados em memórias, escravos de si mesmos, enquanto não deixarmos de sermos simplesmente humanos, como se o conceito de "desumanizar" revertesse seu significado de algo ruim para algo bom.
É como se a experiência psicodélica fosse apenas um suspiro do que é esse novo ser sem suas âncoras e raízes, mas ser esse ser definitivamente é algo impossível... É como se nas estórias de Jesus, Buda e os chamados iluminados, eles tivessem apenas chegado mais próximo dessa luz, mas nunca deixaram de ser humanos, nunca deixaram de ter um labirinto na mente, nunca deixaram de ser nostálgicos... Nós apenas experimentamos, mas não somos.

Viajei... =P

nosso estado NATURAL nao eh o estado HUMANO.
aqui eh o lugar "exquisito".
nossa natureza existe alem disso tudo aqui e somente ESTAMOS humanos.
por isso as lembrancas e impossibilidades, imtemperancia e desequilibrio.
eh pra ser assim mesmo - marcante e intenso.

Como uma energia espiritual tendo uma experiência humana e não um humano tendo uma experiência além disso... Por aí né? =)

Relembrar os momentos tristes me fazem bem, alem do mais os piscoativos aumente esse
desejo em mim, e alimentam meu ego, quando me sinto feliz ja sei q não estou normal
a tristeza sempre me acompanhou. ao longo do tempo venho corrigindo esse desturbio emocional
mas não consigo, então fica nessa tentano regular esses momentos, as vezs em alguns
rituais fica dificil segurar as lagrimas, presados amigos.:cry:

E bolo! Não sabia que você era sentimental assim. :LOL:

A nostalgia é meio ambígua mesmo, hora desperta bons sentimentos, hora acaba nos deixando tristes. Em todo caso acho saudável quando não cai numa coisa de saudosismo.

Mas tenho uma concepção de nostalgia que a mim explica essa sensação.

Nostalgia é ter uma boa lembrança e ser atormentado pela idéia de que aquilo não vai mais voltar.

Para mim, cogumelos e lágrimas estão intimamente ligados. Os chapeludos escancaram o meu chacra do coração. Acho praticamente impossível ter uma experiência com eles sem chorar em algum momento. O mesmo vale para a ayahuasca e LSA.

Muito obrigado por compartilharem suas opiniões, pois eu também choro muito nas trips e isso é até um motivo por eu ter um pouco de vergonha de tomar cogumelos com mais alguém (acho que os sentimentos não são bem vistos pela sociedade atual), não consigo me controlar de maneira nenhuma, é como se meu coração quisesse abraçar o mundo e cada lágrima fosse puramente dedicada a toda humanidade, um desejo de amor para todos.
A nostalgia vem em minha mente como um lugar confortável, um lugar onde você enxerga a pessoa em que se tornou e porque se tornou, porém quando essa nostalgia se junta com esse sentimento de "coração explodindo" tudo parece uma ilusão, como se os momentos passados fossem um fino cristal pronto a se desfazer em infinitos pedaços para dar lugar ao verdadeiro sentido do amor, que é o amor pelo todo e não pelo ego e suas experiências.

Back