Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Nossas ações com sentido/propósito

Hellneroni

Hifa
Membro Ativo
01/06/2018
82
15
SP
Quais ações, coletivas ou individuais, vocês têm tocado/já tocaram/planejam tocar que lhes cuidam de sentido/propósito e que estão relacionadas direta ou indiretamente aos cogumelos?

Objetivo do tópico: acessar a gama de coisas possivelmente muito legais que cada uma aqui faz em suas vidas, dando ideias umas pras outras e nos situando das potencialidades das relações que temos com os cogumelos e que já foram materializadas por pessoas aqui (ideias que já foram colocadas em prática).

Vou começar, pra exemplificar:

Ação 1: cultivo e ingestão de Psilocybe cubensis
Descrição: cultivo e os como em duas situações - em ritual (doses altas no escuro e em silêncio depois de uma longa reflexão sobre algum assunto que está mexendo comigo - tô querendo estabelecer uma periodicidade bimensal) e em galera (às vezes como doses baixas com amiges de forma mais recreativa)
Sentido: autoconhecimento, organização mental, conexão, aprofundamento de vínculos
Como está relacionada aos cogus: haha

Ação 2: cursinho pré-universitário
Descrição: faço parte de um cursinho gratuito, autogestionado e militante. Sou educador de biológicas, mas atuo na organização geral do cursinho, que envolve todes educadores e alunes. Lutamos pelo acesso e permanência de pessoas marginalizadas na universidade pública, experimentamos uma educação anti-autoritária que visa o desenvolvimento da autonomia e da orgnização coletiva e queremos contribuir pra organização comunitária do território em que estamos inseridas
Sentido: justiça, conhecimento, companhia com propósito compartilhado, mudança (no sentido de criar as condições para que possamos, a partir dos nossos recursos individuais e coletivos, romper com as estruturas de organização social que nos causam sofrimento, nos organizando para substituí-las por formas de organização pensadas para o cuidado)
Como está relacionada aos cogus: não tá diretamente relacionada aos cogus, mas coloquei aqui porque quero ter mais noção do tamanho da influência da enteogenia (e da meditação vipassana) sobre minha ações coletivas com propósitos explícitos

Ação 3:
reflexões sobre não-monogamia
Descrição: penso sozinho sobre as dinâmicas que regem minhas relações interpessoais, como elas cuidam ou não das pessoas envolvidas (eu sou uma delas) e que ações eu poderia tomar pra que cuidem melhor. Faço a mesma coisa coletivamente, conversando ou articipando de atividades com outras pessoas interessadas no assunto, que passa por questões como "quem cuida das pessoas mais jovens", "quem cuida das pessoas mais velhas", "a quem recorremos no aperto" etc.
Sentido: basicamente os mesmos da ação 2
Como está relacionada aos cogus: esse é um tema que já atravessou minhas reflexões com cogumelos e eu pretendo fazer isso intencionalmente e planejadamente em breve

Considerações:

Também me organizo com uma galera para bolar e por em prática ações/experimentos que nos ajudem a cultivar uma cultura de resistência, uma forma de organização coletiva que realmente cuide das pessoas, diferente de muitos dos sistemas sociais predominantes atualmente (sistemas de educação, de saúde, de justiça etc.)

Abraços!!
 
Sensacional isso do cursinho, hein!?

Já estive mais ligada a movimentos sociais, com pegada autogestionaria e tal. Já trabalhei em uma cooperativa e por ver muitas dificuldades na dinâmica autogestionaria (onde eu trabalhava e em movimentos sociais) iniciei uma pós em psicologia organizacional no intuito de estudar e facilitar essas dinâmicas.

No momento tive que dar uma afastada pra focar na minha vida profissional, mas ainda participo de um coletivo, que está iniciando, para pensar e agir em relação à crise socioclimática aqui na cidade.

Eu e um amigo estamos fazendo propostas de gestão de resíduos em igrejas e centros espiritualistas... a ideia é conectar essas comunidades a pessoas que fazem coleta e gestão de resíduos organicos e secos (pequenas empresas e catadores), além de apresentar algumas alternativas para diminuir a produção de residuos... vamo ver q q vai rolar.

Como estou em uma fase mais recolhida o que faço é buscar fortalecer quem está fazendo acontecer, e mudar hábitos individuais.

Aqui em casa compramos cesta de orgânicos da CSA (comunidade suporta agricultura) que é um rolê suuuper bacana!

Tenho buscado diminuir minha produção de lixo, especialmente plástico. Já reduzi um bocado mas é um desafio chegar a 0...

Composto o máximo de resíduos orgânicos em casa.

Estou substituindo cada vez mais cosméticos (que poluem, tem muita embalagem, e ingredientes que fazem mal) por alternativas naturais.

E tô botando pilha no projeto velhice dos meus pais em produzir agrofloresta hehe

Tudo isso tem a ver tb com os cogus, direta ou indiretamente.

Interessante tb as reflexões sobre cuidado e não-momogamia... depois de um tempão entendi que monogamia é o melhor pra mim... eu gastava energia demais com esses trem c tá loko kkkkk e eu era bem irresponsável afetivamente falando.
:censored: Tô ótima quietinha!

Acho valida toda forma de amor e de relacionamento, mas depois de conversar com algumas pessoas entendi que a não monogamia é meio que um "privilégio" de pessoas mais ou menos dentro de um padrão de beleza... tem a parte bacana, liberdade e tals mas tem uma parte meio escrota tb. Quem cuida de quem vai ficando feio e velho? Rs. Talvez isso esteja nas suas reflexões ne

Bacana a proposta do tópico :)
 
Acho valida toda forma de amor e de relacionamento, mas depois de conversar com algumas pessoas entendi que a não monogamia é meio que um "privilégio" de pessoas mais ou menos dentro de um padrão de beleza... tem a parte bacana, liberdade e tals mas tem uma parte meio escrota tb. Quem cuida de quem vai ficando feio e velho? Rs. Talvez isso esteja nas suas reflexões ne

Pode crer!
Acho que o nome "não-monogamia" não reflete muito bem minhas brisas hehe, mas é o termo que temos usado pra nos referirmos à reorganização consciente das nossas relações interpessoais, todas elas, não só as românticas/sexuais/etc. Se for pra ter uma única pessoa com quem temos certos acordos de exclusividade (como por exemplo só transar com uma pessoa), que essa seja uma escolha consciente das duas e não uma reprodução do que tá dado como "certo". Quando converso com outras pessoas nem pautamos tanto essa questão, conversamos, por exemplo, sobre as divisões dos espaços, conversas, tarefas etc entre coisas de criança e coisas de adulto, ou sobre o quanto a consanguinidade pesa nas nossas escolhas.

Acho que não-monogamia acaba remetendo muito a relacionamento aberto e correlatos, que, na minha interpretação, são, em geral, relacionamentos monogâmicos abertos, pois costumam envolver uma hierarquização das relações, como um parceiro principal. De qualquer forma, em meio ao machismo, patriarcado e outras formas estruturais de opressão, relacionamentos escrotos, abusivos etc não são raridade, assim como não é raridade usarem "não-monogamia", "amor livre" e outros tantos nomes pra justificar dinâmicas opressoras em relacionamentos.

Comecei falando do que você falou do que eu falei haha, mas achei iradas as ações que você tem tocado!

É bom saber que há pessoas tomando ações individuais em relação ao social e ao ambiental, mas saber de ações coletivas me dá outro pique hehe

Igrejas e centros espiritualistas muitas vezes tem uma certa organização comunitária que eu acho bem potente, então achei bem massa essa ideia da gestão de resíduos hehe

No mais, agrofloresta é top haha
 
Back
Top