Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Nome 'popular' do cogumelo?

Jaguarpaw

Primórdia
Cadastrado
29/03/2013
2
38
35
Olá galera.

Sou visitante do fórum há algum tempo e me mantive apenas lendo. Me desculpem por não ter me apresentado, sou do interior de SP e conheci o poder dos cogumelos há mais ou menos um ano.

Minha questão é a seguinte: Sempre fico pessoalmente incomodado quando tenho de me referir (mesmo que internamente) ao psilocybe como "psiloçáibe". Ora, um nome estrangeiro para um cogumelo que sempre nos foi tão familiar, no nosso solo, pastos, quintais etc. Será que ele não tem algum nome de mais longa data? Não há algum 'nome de batismo' dado por nossos índios, caboclos, curandeiros etc?

até mais!

Minha questão é a seguinte: Sempre fico pessoalmente incomodado quando tenho de me referir (mesmo que internamente) ao psilocybe como "psiloçáibe".

Como os nomes científicos são em latim, língua mãe do português, eu apostaria mais na pronúncia 'psilócybe" como a mais correta, não importa como os gringos gostem de pronunciar.

Maria Sabina chamava o Psilocybe cubensis de San Isidro.

Tenho um amigo doidão que sempre que tem cogús no pasto ele se refere a eles como "górgôns"
Sempre achei engraçado quando ele fala :D Vamos comer górgôns?

Nomes populares não tem nenhum muito famoso não, mas o pessoal costuma chamar de cogumelos azuis, ou cogumelos mágicos mesmo.

Mas o que realmente define é Psilocybe.

Acho bom que não tenha nomes populares, senão significa que tá na boca do povo!
Agora nomes de línguas e culturas ancestrais esquecidas deve ter um monte...
Eu chamo simplesmente de "os cogumelos".

O livro "Psilocybin Production" cita que eles costumam ser chamados de San Ysidros.

Chapeludos, dourados, pequenos... por que você não inventa um?

Back