Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

'Nobel maluco' premia os 7 profetas do Apocalipse

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,072
5
98
Agora sim. Profetas de teorias do fim do mundo finalmente são reconhecidos e ganham um (Ig) Nobel.

É uma vitória para essas pessoas que mantêm a esperança de milhões de virem a testemunhar o fim do mundo, e para os seus colegas das teorias das conspirações.

Folha de São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 2011

'Nobel maluco' premia os 7 profetas do Apocalipse

Ig Nobel de Matemática vai para quem previu o fim do mundo sem sucesso

Cerimônia em Harvard também celebrou grupo que criou alarme à base de raiz-forte e estudo sobre besouro assanhado

RAFAEL GARCIA
DE WASHINGTON

O maior antiprêmio da ciência, o Ig Nobel, corrigiu uma injustiça histórica contra os numerólogos do Apocalipse ao listar entre os vencedores deste ano profetas que falharam em prever o fim do mundo por oito vezes.

Os vencedores de 2011 do diploma humorístico concedido todo ano a pesquisas que "primeiro fazem rir e depois fazem pensar" foram anunciados ontem em sua tradicional cerimônia na Universidade Harvard (EUA).

Nomes dos líderes espirituais americanos Pat Robertson, Dorothy Martin, Elizabeth Clare e Harold Camping foram citados com os do coreano Lee Jang Rim, do japonês Shoko Asahara e da ugandense Credonia Mwerinde.

Eles erraram a data do Apocalipse em 1954, 1982, 1990, 1992, 1994, 1997, 1999 e 2011. Ganharam na categoria Matemática por "ensinar o mundo a ter cuidado ao elaborar hipóteses e fazer cálculos".

Os profetas estavam entre os poucos vencedores que não compareceram à cerimônia de entrega. Cientistas que ganharam a láurea em em sete das dez categorias levaram a piada na esportiva e foram a Harvard para a festa.

HORA DO XIXI
Um deles foi Mirjam Tuk, da Universidade de Twente (Holanda), ganhadora em Medicina. A pesquisadora assinou um estudo mostrando como a vontade de urinar altera a capacidade de tomada de decisão das pessoas -em alguns casos, para melhor. "Mostramos que um alto grau de controle da bexiga está associado a uma maior habilidade para resistir a tentações imediatas em gerenciamento monetário", diz o estudo.

Mas um dos prêmios aclamados pelo público com maior efusão neste ano, o Ig Nobel da Paz, não foi entregue em mãos. O vencedor foi Arturas Zuokas, prefeito da cidade lituana de Vilnius, que aparece em vídeo no YouTube dirigindo um tanque de guerra e esmagando carros de luxo em vagas proibidas.

O site de vídeos, aliás, fechou pela primeira vez uma parceria com a revista "Annals of Improbable Research", organizadora do Ig Nobel, e transmitiu a cerimônia de premiação ao vivo.

O evento deste ano teve a química como tema central e foi marcado pela apresentação da ópera nerd "O Químico no Café". Rich Roberts, prêmio Nobel (não "Ig") de Medicina em 1993, entoou a canção "Os Elementos", recitando melodicamente toda a Tabela Periódica.

Outros quatro vencedores do Nobel de verdade compareceram à cerimônia para entregar os diplomas.
Também muito aplaudido foi o ganhador do prêmio de Química deste ano. Makoto Imai e seus colegas da Universidade de Ciências Médicas de Shiga mediram a quantidade exata de gotículas de wasabi (a raiz-forte usada para temperar sushi) necessária para acordar uma pessoa.

Imai patenteou seu "alarme de wasabi". Numa emergência como um incêndio, em vez de usar uma sirene, o dispositivo borrifa raiz-forte no ar e provoca irritação no nariz, despertando a todos.
 
E O PRÊMIO VAI PARA...

Os vencedores do Ig Nobel 2011

MEDICINA
Mirjam Tuk (Universidade de Twente, Holanda) e colegas Por demonstrar que pessoas tomam decisões melhores sobre algumas coisas (e piores sobre outras) quando estão altamente apertadas para urinar

BIOLOGIA
Darryl Gwynne (Un. de Toronto, Canadá) e David Rentz (Un. James Cook, Austrália) Por descobrir que um certo tipo de besouro copula com um certo tipo de garrafa de cerveja australiana

FISIOLOGIA
Anna Wilkinson (Universidade de Lincoln, Inglaterra) e colegas Pelo estudo "Ausência de evidência sobre bocejo contagioso entre tartarugas-de-pévermelho"

FÍSICA
Philippe Perrin (Universidade Henri Poincaré, França) Por determinar por que o arremesso de disco deixa os atletas tontos, e o arremesso de martelo, não

QUÍMICA
Makoto Imai (Unversidade de Ciências Médicas de Shiga, Japão) e colegas Por determinar a densidade aérea de wasabi (raiz-forte) para acordar pessoas em caso de incêndio

SEGURANÇA PÚBLICA
John Senders (Universidade de Toronto, Canadá) Por conduzir uma série de experimentos em que o para-sol de um carro virava em cima do rosto do motorista numa rodovia movimentada

PAZ
Arturas Zuokas (prefeito de Vilnius, Lituânia) Por mostrar que um tanque de guerra resolve o problema de carros de luxo parados em local proibido

LITERATURA
John Perry (Universidade Stanford, EUA) Por sua teoria da procrastinação, segundo a qual "para obter muitos êxitos, sempre devemos trabalhar em algo importante, usando isso para evitar algo ainda mais importante"

MATEMÁTICA
Dorothy Martin, Pat Robertson, Elizabeth Clare, Harold Camping (EUA), Lee Jang Rim (Coréia do Sul), Shoko Asahara (Japão) e Credonia Mwerinde (Uganda) Por terem previsto o fim do mundo para 1954, 1982 e outros anos, sem sucesso, ensinando a importância da cautela ao se construir hipóteses matemáticas

PSICOLOGIA
Karl Halvor Teigen (Universidade de Oslo, Noruega) Por tentar entender por que as pessoas suspiram no dia a dia
 
"para obter muitos êxitos, sempre devemos trabalhar em algo importante, usando isso para evitar algo ainda mais importante"
Isso é perfeito! sempre utilizo essa regra no meu dia a dia.
 
PSICOLOGIA
Karl Halvor Teigen (Universidade de Oslo, Noruega) Por tentar entender por que as pessoas suspiram no dia a dia

ai ai
 
Back
Top