Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

NÃO ESPERAVA ENCONTRAR NA MINHA CIDADE (AGORA NÃO SEI O QUE FAZER)

TheGC

Esporo
Cadastrado
14/01/2024
11
2
29
E aí, coguzeiros?
Então. Como o título diz, eu realmente não esperava encontrar esses cogumelos das imagens abaixo na minha cidade! Só dois supermercados poderiam vendê-los, sendo que até neles é MUITO raro.
Agora preciso saber o que fazer com eles.
Metade de cada, e o que ainda estiver bom, vou cozinhar (na esperança de a mulher não me botar pra fora de casa), a outra metade queria tentar cultivar.
O problema é que amanhã viajarei, volto só segunda. Então tenho que descobrir rápido como armazena-los.

Daí... sei que são técnicas avançadas, ainda nem fiz meu primeiro cultivo (consegui esporos de Lions Mane) pq, como todos sabem, é preciso ter uma boa preparação, mas eu não poderia deixar essa chance passar. Então estou pensando em várias coisas, como
1 - desidratar e depois tentar forçar print de esporos ou tentar propagar a partir do caule;
2 - congelar e tentar a sorte depois;
3 - deixar na geladeira na temperatura mínima que ela aguenta e torcer pra não estragarem daqui pra segunda ou um pouco mais.

Como da pra ver, eles já não estão com uma cara boa e não foram bem armazenados. Estão com bastante água e um dos shiitake já está com fungo (que doido, né? Um fungo em outro fungo...).

Se algum moderador ver esse post e achar que se adequaria em outro lugar, por favor mude.
Como eu disse, faz um tempo que enrolo pra começar devido aos preparativos necessários, e não poderia deixar essa surpresa passar!
 

Anexos

  • Screenshot_20240607-132521-188.png
    Screenshot_20240607-132521-188.png
    492 KB · Visualizações: 11
  • Screenshot_20240607-132504-258.png
    Screenshot_20240607-132504-258.png
    311.8 KB · Visualizações: 11
  • Screenshot_20240607-132446-399.png
    Screenshot_20240607-132446-399.png
    624.7 KB · Visualizações: 11
Come tudo mano!!!

Depois faz cocô que vai estar tudo inoculado já, mas aí tu tem que deixar numa bag pro micélio crescer em ambiente anaeróbico.
 
Caixa de ar parado + ambiente estéril + trabalho em ágar + cultivo básico PFtek

Se quiser clonar de bandeja do mercado.

Talvez congelar faz algum material do meio se manter até tu montar toda essa bagaça acima /\

O resto é estudo, já mostrei os caminhos, falta você trilhar e pesquisar.
 

Cogumelos não duram muito mesmo na geladeira.

É bem mais fácil comprar "sementes" de shimeji ou shitake online.
Por esporos o rendimento, na maior parte das vezes, é muito pequeno, além da dificuldade de tirar carimbo.
 
Eu demorei pra entender que você não tava achando que comprou cubensis de bandeja no Mercado :LOL:

Chá de Shitake, uma delicia.
 
Back
Top